[Estudo] Cientistas Culpam a Monsanto Pela Crise Mundial da População de Abelhas

Há vários anos tentamos dar explicações pela redução no número de abelhas em muitos países do mundo e agora há uma nova evidência que elas são vítimas dos pesticidas da Monsanto, a gigante dos transgênicos, sementes e pesticidas.

Um estudo realizado por pesquisadores alemães e argentinos afirma que as abelhas expostas ao glifosato, veneno usado principalmente no herbicida Round Up da Monsanto, seja a causa da desorientação.
Estes insetos trabalhadores tiveram afetadas suas faculdades de orientação espacial, a  qual se torna difícil voltar à sua colmeia, garante o estudo “Efeitos de doses subletais de glifosato na navegação das abelhas”, publicado pelo Journal of Experimental Biology.

O comportamento das abelhas sugere que o glifosato afeta o processo de aprendizagem espacial destes insetos. Além das abelhas, outras vítimas são as minhocas, a biota do solo e os anfíbios, animais muito úteis na agricultura. Outra vítima da Monsanto é a borboleta monarca, pois teme-se que esteja em perigo de extinção. Este animal busca as plantas capitão-de-sala para pôr seus ovos, mas com a grande propagação de glifosato na América do Norte, esta substância destrói os ovos da borboleta.