As bagas recebem nova atenção para os benefícios do cérebro

 

Todos sabemos que as bagas embalam um poderoso soco nutricional. Em comparação com outras fontes de frutas e vegetais, eles têm quantidades densas de polifenóis, um composto à base de plantas (fitonutrientes) que possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias.

Aqui, há outro motivo para incluir um punhado de bagas com suas refeições: um estudo publicado em abril descobriu que os mirtilos e os morangos ricos em polifenóis podem proteger o cérebro contra sinais comuns de envelhecimento, incluindo declínio mental e esquecimento.

Pesquisadores do Human Nutrition Research Center on Aging (HNRCA) descobriram que os cérebros de ratos de laboratório que estavam em uma dieta de mirtilo e morango experimentaram níveis aumentados de autofagia – um processo natural no qual o cérebro limpa as proteínas tóxicas acumuladas – após a exposição à radiação. (A radiação foi usada para imitar o envelhecimento). O estudo concluiu que os fitonutrientes encontrados nas bagas podem ser o motivo pelo qual os ratos alimentados com berry tiveram menos toxinas em seus cérebros em comparação com as suas contrapartes não alimentadas com baga.

Sabemos que distúrbios cerebrais relacionados à idade, como Parkinson e Alzheimer, são – pelo menos em parte – o resultado da acumulação de proteína tóxica no cérebro. Se este estudo pode ser repetido com sucesso em seres humanos, isso pode ter um impacto significativo na forma como abordamos a prevenção contra essas devastadoras doenças cerebrais que atualmente não possuem cura.

Este não é, de modo algum, o primeiro olhar científico sobre a relação potencial entre fitonutrientes nas bagas e envelhecimento cerebral. Um ano atrás, outro estudo descobriu que as mulheres que comiam mais mirtilos e morangos pareciam atrasar o envelhecimento cognitivo em até 2,5 anos.

Minha opinião: por que não incluir mais bagas na sua dieta agora? Com a temporada de baga começando em junho e continuando até o outono, não há melhor momento para “escolher” esse hábito saudável. Além dos seus potenciais benefícios para proteger o cérebro, os mirtilos são ricos em vitamina C (uma porção de um copo serve quase 25% do requisito diário de um adulto), fibra e manganês. Oito morangos fornecem mais vitamina C do que uma laranja. E não esqueça amoras, framboesas, cranberries e boysenberries, também.

Certifique-se de ler os ingredientes e rótulos nutricionais de bagas secas e sucos aromatizados com baga. Eles geralmente contêm açúcares adicionados ou outros edulcorantes, sabores artificiais e / ou conservantes. Frutas frescas – e orgânico certificado, se possível – é melhor.

Lembre-se de sua saúde,

Dr. Keith Black

Última Atualização: 23/5/2013

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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