8 maneiras de fazer-você mesmo para impulsionar o colesterol bom

Aumentar seu colesterol HDL pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Quando se trata de seu colesterol, níveis mais elevados de colesterol de lipoproteínas de alta densidade (HDL) – “bom” colesterol – podem beneficiar seu coração. O colesterol HDL remove o excesso de gordura do seu sangue, ajuda a manter suas artérias limpas e limpas e pode proteger contra doenças cardíacas, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, observa a American Heart Association (AHA).

Então, qual é a melhor maneira de ter um nível de colesterol HDL mais alto em seu próximo exame médico? Embora muitas pessoas tomem medicamentos estatinais para controlar seus níveis de colesterol, você também pode aumentar seus níveis de HDL através de mudanças simples no estilo de vida.

Muitos dos hábitos que são ótimos para sua saúde geral, como fazer exercícios regulares, também podem ajudar a aumentar a HDL.

Números desejáveis ​​de colesterol para uma melhor saúde

Seu número de colesterol de um exame de sangue simples fornece uma medida de sua saúde cardiovascular (coração) – e pode ser um sinal de alerta precoce de doença cardíaca. A AHA recomenda que seus níveis de colesterol total sejam medidos pelo menos uma vez a cada cinco anos, uma vez que atinge os 20 anos.

O colesterol total é a soma de alguns números: colesterol HDL, colesterol de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) (muitas vezes chamado colesterol “ruim”), triglicerídeos e outros componentes lipídicos (gordurosos) do seu sangue. Cada um é relatado em miligramas por decilitador de sangue (mg / dL).

Embora as pessoas muitas vezes se concentrem na redução do colesterol LDL e dos níveis de colesterol total, o aumento dos níveis de colesterol HDL também pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Seu médico pode determinar o melhor nível de colesterol para você com base em sua saúde, história médica e história familiar de doença cardíaca. Os níveis de colesterol desejáveis, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), são:

Colesterol total inferior a 200 mg / dL
Colesterol LDL inferior a 100 mg / dL
HDL acima de 40 mg / dL em homens e acima de 50 mg / dL em mulheres

8 maneiras de fazer-você mesmo para aumentar o colesterol bom

As seguintes opções de estilo de vida podem ajudá-lo a melhorar seus níveis de colesterol HDL:

Exercício. Para aumentar o seu HDL, mova-se. Comece lentamente, em seguida, aponte para trabalhar até aproximadamente 30 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada a cada dia.
Parar de fumar. Romper o hábito do tabaco pode aumentar os níveis de HDL em algumas semanas.
Perder peso. Se você está acima do peso, perder apenas 10 quilos pode aumentar seu HDL. O objetivo é alcançar um índice de massa corporal saudável (IMC) de entre 18,5 e 25. Se você perder peso, faça isso constantemente ao longo do tempo através de uma alimentação saudável e exercício físico regular.
Reduzir a ingestão de açúcar. Os carboidratos encontrados em alimentos de conforto doce – como sorvete, biscoitos e sobremesas altamente refinadas – podem diminuir o HDL e aumentar seus níveis de triglicerídeos, outro tipo de colesterol no sangue.

Escolha gorduras mais saudáveis. Minimize as gorduras saturadas (como manteiga, banha e produtos lácteos completos) e gorduras trans (encontradas em muitos alimentos processados ​​e lanches) em sua dieta. As dietas ricas em gorduras saturadas e trans tendem a aumentar as LDL enquanto diminuem as HDL no sangue. Em vez disso, mude para produtos que contenham gorduras insaturadas, que são encontradas em óleos derivados da planta, como azeite, canola e óleos de linhaça.

Coma peixe gordo. O salmão, a cavala ou qualquer outro peixe das águas geladas adicionadas à sua dieta várias vezes por semana pode ter um efeito muito positivo nos níveis de HDL. Esses peixes são ricos em ácidos graxos ômega-3, que têm uma série de benefícios para a saúde, incluindo a contribuição para níveis mais saudáveis ​​de colesterol, de acordo com a AHA.

Adicione a fibra à sua dieta. A fibra solúvel encontrada em frutas, vegetais, nozes, legumes e grãos pode aumentar os níveis de HDL, bem como ajudar a reduzir seu colesterol total.

Consuma álcool apenas com moderação. O consumo moderado de álcool (uma bebida por dia para mulheres, duas para homens) pode aumentar os níveis de colesterol HDL. Mas se você não beber atualmente, não comece.

Tomados como um todo, esses passos do-it-yourself podem somar um salto gigante em frente à saúde do coração, pois o colesterol HDL remove as gorduras dos vasos sanguíneos, oferecendo proteção contra doenças cardíacas, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Última Atualização: 23/08/2016

Por Beth Gilbert

Médico Avaliado por Niya Jones, MD, MPH

Thinkstock; IStock.com; Getty Images; Thinkstock

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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