Ansiosa? Pinte o livro para colorir

A coloração não é apenas para crianças. É uma maneira acessível e livre de drogas para ajudar os adultos a aliviar o estresse.

A coloração permite que os adultos se concentrem no presente, em vez de rumarem no passado ou no futuro.

Certifique-se de desligar enquanto você usa a cor, então você está totalmente imerso na atividade.

Você notou como as crianças pacíficas e descontraídas olham enquanto colorem? Bem, há uma substância por trás dessa atividade aparentemente infantil. Os especialistas dizem que a coloração pode ser uma excelente maneira de relaxar – especialmente para adultos.

Nos últimos meses, tem havido um crescente interesse em livros para colorir adultos, com uma crescente cobertura de mídia e vendas registrando uma queda em Amazon.com. A Pinterest também desempenhou um papel importante, com várias placas de colorir para adultos que possuem obras de arte vibrantes e modelos de impressão gratuitos.

Então, o que é a coloração que atrai muitos adultos? A resposta reside na forma como você reage quando se está colorindo.

“Uma maneira de olhar para a saúde mental é estar totalmente presente, mentalmente absorvida e envolvida no que você está fazendo no momento”, diz Chris Aiken, MD, um instrutor de psiquiatria clínica na Escola de Medicina da Universidade Wake Forest e Diretor do Mood Treatment Center em Winston-Salem, Carolina do Norte.

“Qualquer atividade que faça isso vai melhorar sua saúde mental”.

Esses tipos de atividades – como praticar esportes ou dirigir – permitem que você se afaste. Você simplesmente se concentra no que está acontecendo naquele momento, empurrando outros pensamentos, medos e ansiedades para o lado. Isso causa um efeito calmante e aliviador de estresse.

“Toda a idéia por trás de se concentrar em uma coisa por um longo período de tempo é nos levar ao presente”, diz Kimberly Wulfert, PhD, psicóloga clínica em Ventura, Califórnia. “O passado não existe. O futuro não existe. Toda a nossa consciência está sendo trazida para o que está acontecendo nesse momento dado “.

Efeitos meditativos da coloração

Você pode colher os benefícios meditativos da coloração, prestando atenção aos detalhes da atividade, observa o Dr. Wulfert. “Na coloração, você tem essa sensação física da ferramenta que você está usando tocando no papel. Você também tem a sensação em suas mãos e dedos segurando essa ferramenta e movendo-se em ritmos diferentes ao preencher o espaço “, diz ela, acrescentando que” você está sendo consciente e quando você se move de forma rítmica para uma extensão Período de tempo, que se torna uma meditação “.

Enquanto algumas pessoas podem ter problemas com a meditação tradicional – que principalmente se concentra na quietude e se concentrando na respiração – a coloração fornece uma saída para meditar, ao mesmo tempo que fisicamente faz algo. “A coloração oferece alguma estrutura”, diz Wulfert. “Você ficou em silêncio, mas você tem algo para preenchê-lo, o que pode tornar as pessoas mais confortáveis”.

Embora os efeitos da coloração adulta ainda não tenham sido estudados em um ambiente científico, um pequeno estudo mostra que ser artístico pode melhorar a saúde mental. Os pesquisadores descobriram que, entre as pessoas com maior depressão, aqueles que consideram possuir a “abertura” da personalidade – com características particulares como artísticas, sonhadoras e imaginativas, aventureiras e não convencionais – pareciam responder melhor ao tratamento.

Dr. Aiken diz que essas descobertas sugerem que as pessoas podem querer ir contra a convenção enquanto colorir e sair das linhas, por assim dizer.

“A depressão é o oposto da criatividade”, diz Aiken. “Diz para a pessoa fazer as coisas da mesma forma todos os dias. Não se arrisque. Não faça nada de novo. Não pense fora da caixa. Fique na sua cama. Fique no seu quarto. Não tente nada. E ser aventureiro ou criativo certamente contrariará a depressão “.

Dicas sobre a coloração para alívio do estresse

Se você estiver curioso para ver se a coloração para adultos terá um efeito calmante sobre você, Wulfert sugere tentar a atividade com um amigo, mas não se fale um com o outro e se concentre na tarefa em questão. “Se você faz isso com alguém e você faz isso intencionalmente, coloque um temporizador para que seja ininterrupto”, diz ela.

“Não é sobre o quanto você consegue ou quanto você faz da imagem. Nada disso importa. É o processo. Você está tirando você da sua cabeça e do seu corpo e se concentrando na coloração “, diz Wulfert.

Última atualização: 28/5/2015

Por Ashley Welch

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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