Pilates: um exercício corpo-mente

Descubra o que é o fitness Pilates e se isso pode ser bom para você.

 

Pilates é um treino de fitness que constrói flexibilidade, força e resistência sem adicionar massa muscular, concentrando-se principalmente nos músculos abdominal, hip e traseiro, chamados músculos “do núcleo” do corpo.

Foi criado há mais de 90 anos por Joseph H. Pilates, um atleta alemão que desenvolveu sua própria técnica de exercícios depois de estudar ioga, Zen e o treinamento físico usado pelos antigos gregos e romanos. Pilates também foi proponente da conexão mente-corpo e seus exercícios incluem respiração focada e concentração mental.

Desde o início, Pilates baseou muitos de seus exercícios em um equipamento de exercício chamado “The Reformer”, um banco de madeira que usa polias, molas e placas deslizantes para criar resistência. Hoje, há uma variedade de máquinas especiais que podem ser usadas em Pilates, incluindo versões domésticas do Reformer e outras, mas muitos exercícios de Pilates podem ser feitos em uma esteira de chão.

E você precisa apenas de equipamentos mínimos de Pilates, como um anel de Pilates que você segura para determinados exercícios. Com tantos DVDs de Pilates disponíveis também, a escolha é sua – você pode fazer uma aula em uma academia ou centro de fitness ou praticá-lo em casa com máquinas, em uma esteira ou em ambos.

Os Benefícios de Pilates

Os benefícios físicos do Pilates incluem músculos longos, firmes e planos, barriga plana, costas fortes e boa postura.

Os benefícios adicionais incluem:

Melhoria da saúde cardíaca e pulmonar. Os exercícios de respiração de Pilates podem aumentar sua capacidade pulmonar e, embora você não tenha que quebrar o suor, você pode aumentar a parte aeróbica de seus exercícios para que seu coração trabalhe mais e melhore o fluxo de oxigênio em seu sangue.

Maior equilíbrio e flexibilidade. Além de tonificar e fortalecer os músculos, Pilates também estica os músculos e melhora sua amplitude de movimento para maior flexibilidade, equilíbrio, coordenação e agilidade.
Benefícios mentais. Como Pilates enfatiza a concentração e a respiração focada, ela também aumenta a conexão mente-corpo, o que pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.

Segurança. Pilates é um tipo de exercício de baixo impacto que pode ser adaptado à sua própria condição física. Mesmo se você não estiver em boa forma agora, você pode começar em Pilates. No entanto, discuta seu nível de aptidão com o seu instrutor de Pilates e evite qualquer movimento avançado até que você possa realizá-los com segurança.

O que esperar na classe Pilates

Uma sessão de Pilates geralmente é executada por 60 minutos e pode ser dada como uma classe de grupo ou como instrução individual. Embora os clubes de fitness e os ginásios ofereçam aulas, considere um estúdio de Pilates especializado, especialmente se você quer uma instrução individual.

As aulas de fitness Pilates podem envolver exercícios feitos em máquinas de exercícios ou em tapetes de chão e uma série de exercícios muito precisos de baixo impacto e de alcance. Você deve usar roupas confortáveis, semelhantes ao que você usaria para aeróbica ou ioga. Pilates geralmente é feito sem sapatos.

Certifique-se de verificar as credenciais de um professor de Pilates antes de se inscrever e perguntar sobre o treinamento e a experiência do instrutor. Pilates deve ser ensinado por instrutores certificados que passaram por centenas de horas de treinamento e aprovaram um teste escrito e prático. O Pilates Method Alliance é uma organização que pode ajudá-lo a encontrar um instrutor de Pilates certificado e aulas perto de você.

Se você tiver quaisquer condições de saúde significativas, você deve verificar com seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios, incluindo Pilates. Além disso, informe o seu instrutor de Pilates sobre quaisquer limitações físicas que você possa ter. Os instrutores de Pilates certificados geralmente podem personalizar um programa de fitness Pilates para atender às suas necessidades especiais.

Encontrando equipamento de Pilates

Há uma variedade de fabricantes de equipamentos e vídeos de instruções na indústria de Pilates. A maioria tem sites que permitem investigar suas ofertas. Entre as empresas mais estabelecidas estão:

Corpo equilibrado. Com base em Sacramento, Califórnia, o Balanced Body começou a projetar versões contemporâneas do Reformer na década de 1970. Hoje, oferece uma linha de equipamentos, acessórios e vídeos, e a Universidade Balanced Body para capacitar instrutores.

Stott Pilates. Stott Pilates, com sede no Canadá, oferece uma linha de equipamentos domésticos e comerciais, desde tapetes e bolas de exercícios até Reformadores, bem como DVDs. A empresa possui um estúdio Toronto Pilates e oferece treinamento para instrutores em vários locais.

Winsor Pilates. Criado pelo instrutor Pilates de Los Angeles, Mari Winsor, este sistema de Pilates, disponível em DVD, envolve um núcleo de exercícios que são projetados para criar e afinar músculos longos.

Embora Pilates tornou-se extremamente popular nos últimos anos, está longe de ser apenas outra tendência de fitness. Com uma longa história que remonta ao seu criador homônimo, a Pilates é uma opção de fitness efetiva que desenvolve força – um indicador de aptidão que as mulheres freqüentemente negligenciam – juntamente com muitos outros benefícios. Ultimamente atualizado: 9/12/2009

 

Por Chris Iliades, MD

Avaliado por: Cynthia Haines, MD

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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