Bactérias intestinais ligadas à síndrome metabólica

Um estudo comunitário Old Order Amish revela uma associação entre bactérias intestinais e síndrome metabólica.

Certas bactérias no intestino podem estar associadas a vários componentes da síndrome metabólica, mostrou um estudo em uma comunidade Old Order Amish.

Todos os participantes do estudo pertenciam a um dos três grupos definidos pela presença de comunidades separadas contendo seis a 12 gêneros de bactérias, de acordo com Claire Fraser, PhD, da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland em Baltimore e colegas. Cada gênero pode conter várias espécies bacterianas individuais.

Embora nenhuma das três comunidades bacterianas tenha sido associada ao índice de massa corporal ou a qualquer dos componentes da síndrome metabólica, 26 das espécies bacterianas individuais foram associadas positivamente ou negativamente ao IMC, triglicerídeos séricos, colesterol HDL, colesterol total, níveis de glicemia em jejum e Proteína C-reativa, os pesquisadores relataram on-line no PLoS One.

Isso sugere “que certos membros da microbiota intestinal podem desempenhar um papel nesses distúrbios metabólicos”, eles escreveram, acrescentando que a natureza transversal dos dados impede uma avaliação da causalidade das relações.

“Os estudos longitudinais de acompanhamento podem começar a abordar se os taxa bacterianos específicos de intestino desempenham um papel causal na predisposição ou desenvolvimento da síndrome metabólica, bem como a utilidade de intervenções que modulam a composição da microbiota intestinal para mitigar o risco de Complicações cardiovasculares associadas à síndrome metabólica “, escreveram.

Acredita-se que a obesidade seja causada por fatores ambientais e genéticos, e alguns estudos ligaram a obesidade às bactérias intestinais, com uma série de mecanismos propostos. No entanto, os resultados dos vários estudos têm sido conflitantes, dependendo da população estudada.

Fraser e colegas exploraram a questão entre homens e mulheres pertencentes à Seção Old Amish Order em Lancaster County, Pa. Dentro da comunidade, existe um alto grau de uniformidade de fundo genético, status socioeconômico e estilo de vida, o que reduz potenciais fatores de confusão.

Os pesquisadores coletaram amostras de fezes de 310 adultos de 20 a 80 anos (64 por cento mulheres). As mulheres tinham maior idade média e IMC e eram mais propensas a ter pelo menos um componente da síndrome metabólica (38,9 por cento versus 26,8 por cento), que foi definido pelo aumento do IMC, pressão arterial, triglicerídeos em jejum e glicemia em jejum e baixa jejum Colesterol HDL.

Entre os 203 gêneros de bactérias identificadas, havia três comunidades de bactérias interagindo. Os participantes foram designados para um dos três grupos, dependendo da comunidade mais prevalente no intestino – 47 por cento tinham uma comunidade dominada por Prevotella, 39 por cento tinham uma comunidade dominada por vários gêneros do filo Firmicutes, mais comumente Oscillospira e 14 por cento Tinha uma comunidade dominada por Bacteroides.

Após o ajuste para idade e sexo, nenhuma das comunidades bacterianas foi associada com o IMC ou os componentes da síndrome metabólica, mas 26 espécies bacterianas do phyla Bacteroidetes, Firmicutes e Actinobacteria e a ordem Clostridiales foram relacionadas a vários traços da síndrome metabólica.

Fonte: Bactérias intestinais ligadas à síndrome metabólica