A meditação pode melhorar a memória

Pequenos estudos encontram benefícios para adultos mais velhos.

 

As pessoas mais velhas que desejam experimentar uma aula devem estar conscientes de que algumas aulas de “yoga” podem envolver uma prática física vigorosa e pouca ou nenhuma meditação.

Uma prática de meditação regular pode beneficiar os adultos mais velhos que começam a notar problemas de memória, revela um pequeno estudo piloto.

O estudo centrou-se em 25 adultos mais velhos considerados portadores de comprometimento cognitivo leve – problemas de memória e pensamento que podem, em alguns casos, avançar para a demência.

Os pesquisadores atribuíram aleatoriamente as 12 semanas de meditação e outras práticas de yoga, ou 12 semanas de treinamento de aprimoramento de memória – que ensinava estratégias para melhorar o esquecimento.

No final, descobriu o estudo, ambos os grupos fizeram um pouco melhor nos testes de memória verbal – o tipo envolvido na lembrança de nomes ou listas de palavras, por exemplo. Mas o grupo de meditação mostrou uma mudança maior, em média, em testes de memória visual-espacial – o que é necessário para navegar ao caminhar ou dirigir, ou tentar lembrar um local.

Os meditadores também apresentaram menos sintomas de depressão e ansiedade.

Para a Dra. Helen Lavretsky, pesquisadora sênior do estudo, isso é uma descoberta fundamental.

“Os benefícios do yoga e da meditação são diversos”, disse Lavretsky, professor em residência no departamento de psiquiatria da Universidade da Califórnia, Los Angeles.

Há várias razões pelas quais as práticas podem ajudar os idosos com problemas de memória, disse Lavretsky.

Uma maneira é aliviando sua ansiedade sobre esses problemas. Mas, também pode haver efeitos mais diretos sobre “aptidão cerebral”, explicou.

Sua equipe encontrou evidências disso em exames de MRI especializados que traçaram a atividade cerebral dos participantes do estudo. Em ambos os grupos, as mudanças foram observadas na “conectividade” de certas redes cerebrais envolvidas na memória.

Os resultados, publicados em 10 de maio no Journal of Alzheimer’s Disease, são baseados nesse pequeno grupo de adultos mais velhos seguido por um tempo limitado.

Portanto, é difícil tirar conclusões firmes, disse Mary Sano, diretora do Centro de Pesquisa sobre Doença de Alzheimer na Escola de Medicina Mount Sinai Icahn, na cidade de Nova York.

Por um lado, ela disse, adultos mais velhos com comprometimento cognitivo leve são um “grupo amorfo”. Pode incluir pessoas com problemas temporários de memória, ou ansiedade sobre lapsos de memória que não são patológicos.

“As pontuações dos participantes do estudo foram bastante elevadas, de modo que levanta a questão, eles são realmente prejudicados ou apenas nervosos [sobre questões de memória?” Disse Sano, que não estava envolvido no estudo.

Dito isto, muitos outros estudos apontaram para “efeitos neurais” da meditação, observou Sano. Portanto, não é surpreendente, disse ela, que as pessoas que praticavam isso mostrariam mudanças nos testes de memória.

Para o estudo, todos os adultos recrutados pela equipe de Lavretsky tinham idades entre 55 e mais velhas que tinham queixas de memória – esquecendo nomes e compromissos, ou coisas erradas, por exemplo.

Onze passaram por 12 sessões semanais em treinamento de aprimoramento de memória, o que provou ser útil em estudos anteriores de pessoas com deficiências leves. Envolve técnicas de aprendizado para gerenciar problemas de memória e realização de exercícios mentais em casa – que vão desde palavras cruzadas a programas baseados em computador.

O grupo yoga / meditação também teve uma aula semanal. Envolveu práticas de respiração, “kriyas” – que combinam alguns exercícios de movimento, alongamento e respiração – e meditação. Sua lição de casa era realizar a meditação de 12 minutos todos os dias por conta própria.

O estudo testou uma forma específica de meditação chamada kirtan kriya, que envolve movimentos nas mãos, chantando mantras e visualizações.

Essa combinação, disse Lavretsky, pode ser particularmente atraente para a mente.

Uma vez que o estudo não pôde provar causa e efeito, o que não está claro, disse Sano, é se os resultados do estudo refletem um efeito específico da meditação. Aprender uma nova atividade estimula a mente – assim como o engajamento social das aulas grupais, explicou.

Lavretsky concordou, e observou que muitas atividades diferentes – físicas, mentais e sociais – poderiam ajudar a manter o jejum em forma.

“As pessoas gostam de coisas diferentes”, disse Lavretsky. “Pessoalmente, não gosto de palavras cruzadas. As práticas do corpo da mente, como ioga e meditação, oferecem outra opção”.

O estudo testou uma forma específica de meditação, por isso não se sabe se outros tipos mostrariam os mesmos resultados, disse Sano.

Por outro lado, ela disse, não é provável que a meditação seja arriscada.

As pessoas mais velhas que desejam experimentar uma aula devem estar conscientes de que “você  está sem risco

As classes “ga” podem envolver uma prática física vigorosa e pouca ou nenhuma meditação, disse Lavretsky. Ela sugeriu que os adultos mais velhos com limitações físicas buscam formas mais delicadas de ioga, como ioga restaurativa e yoga yoga. Eles também podem tentar aulas que se concentrem na meditação Sozinho. Ultimamente atualizado: 5/10/2016

Por Amy Norton

Related posts:

julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!