O orgânico é a escolha mais saudável?

Sacos com etiquetas de alimentos orgânicos

“Para ser orgânico ou não ir orgânico?”

Essa é a questão; Muitas vezes aparece quando há uma conversa sobre comida. Não é de admirar, porque mesmo o Walmart transporta produtos orgânicos agora, um sinal seguro de que a idéia orgânica atingiu a América dominante. Mais do que apenas produzir, os alimentos orgânicos podem ser carne, lácteos e grãos. Mesmo os alimentos processados, como os feijões enlatados, podem ser orgânicos.

Qual é o barulho? Para o comerciante, é dinheiro. Os alimentos orgânicos custam mais para produzir, e um determinado nicho do mercado está disposto a pagar muito mais para eles – mesmo o dobro do preço dos alimentos convencionais.

Mas as variedades orgânicas são melhores para você? Depende de quem você pergunta e quais estudos você lê.

Em 2011, um estudo de pesquisadores britânicos da Universidade de Newcastle mostrou que  os alimentos orgânicos apresentavam níveis mais altos de alguns nutrientes , citando níveis de vitamina C e antioxidantes em particular. Na meta-análise dos pesquisadores – um método para combinar os resultados de muitos estudos com a esperança de encontrar um padrão – eles calcularam que o produto orgânico era 12 por cento maior em nutrientes benéficos (vitaminas, minerais e antioxidantes) do que o produto convencional. Os pesquisadores assumiram os benefícios para a saúde que resultariam e calcularam que se você comesse a mesma quantidade de produtos, mas mudou para todas as variedades orgânicas, sua expectativa de vida aumentaria em 17 dias para mulheres e 25 dias para homens. Isso é bastante teórico, mas você consegue a ideia.

Avançar para setembro de 2012 e você obterá a conclusão oposta de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford, que realizaram uma meta-análise ainda mais completa e descobriram que havia  pouca evidência sobre os resultados reais de saúde . Os pesquisadores encontraram apenas 17 estudos em humanos e 237 estudos de nutrientes e níveis de contaminantes em alimentos orgânicos e convencionais.

Basicamente, os resultados em resultados de saúde estavam em todo o mapa, impedindo conclusões fortes sobre os benefícios dos alimentos orgânicos. Havia evidências de que a exposição a pesticidas era menor quando o produto orgânico foi consumido. (Bom, uma vez que é uma das razões pelas quais as pessoas o comem). Quanto ao frango e a carne de porco: a exposição a bactérias resistentes a antibióticos era menor com carnes organicamente criadas, mas a contaminação bacteriana geral de frango e porco era a mesma, não importa como os animais Foram criados.

O que fazer?

Lembremo-nos de que todas as provas que comprovem o valor das frutas e vegetais para uma melhor saúde surgiram a partir de estudos feitos sobre coisas comuns, convencionalmente cultivadas e não as variedades orgânicas. Além disso, você encontrará grandes riscos se você evitar frutas e vegetais, apenas porque você não consegue encontrar ou comprar produtos orgânicos. Portanto, não fique com os seus frutos e legumes apenas porque as variedades orgânicas são caras ou difíceis de encontrar. Ainda há muita ação naquela lata regular de feijão ou brócolis do supermercado.

Dito isto, existem outras razões pelas quais as pessoas escolhem alimentos orgânicos, e a escolha não precisa ser tudo ou nenhum. Conheço alguém que compra leite orgânico porque gosta do gosto. Justo. Há também a questão dos pesticidas. Mesmo que os níveis de alimentos convencionais sejam seguros, as pessoas estão cada vez mais comendo para a saúde do planeta também. Menos uso de pesticidas significa menos em nossos rios e riachos e menos exposição para trabalhadores agrícolas.

Esta é uma escolha pessoal e, neste momento, não há nada certo ou errado aqui. Eu sou um clínico. Eu tenho dificuldade suficiente para que meus pacientes comam e possam pagar alimentos saudáveis ​​e produzidos convencionalmente. Não estou disposto a desencorajá-los de comer frutas e vegetais se não conseguirem variedades orgânicas. Isso não seria antiético, porque sua saúde está em maior perigo de evitar produtos convencionais.

Claro, você pode levar o problema “melhor para o planeta” para as ervas daninhas também. É melhor para alguém na Costa Leste comer cenouras convencionais cultivadas a 50 milhas de distância ou orgânicas cultivadas na Califórnia e transportadas por caminhões ao longo do país? O combustível fóssil usado para transportá-los pode cancelar o benefício para o planeta ali mesmo, mas esse é um assunto para outro blog.

Por enquanto, coma mais frutas e vegetais, seja qual for seu tipo e possa pagar. Mudanças dietéticas para a maioria das pessoas são melhoradas gradualmente, e se você começar a comer mais frutas e vegetais, basta uma mudança por enquanto. Seja feliz que você esteja fazendo algo positivo para sua saúde.

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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