O exercício – treinamento em intervalos em particular – ajuda suas mitocôndrias a evitar a velhice

Os pesquisadores há muito suspeitaram que os benefícios do exercício se estendem para o nível celular, mas sabem relativamente pouco sobre quais exercícios ajudam as células a reconstruir orgãos-chave que se deterioram com o envelhecimento.
Um novo estudo descobriu que o exercício – e, em particular, o treinamento de intervalo de alta intensidade em exercícios aeróbicos, como ciclismo e caminhadas – causaram células para produzir mais proteínas para suas mitocôndrias produtoras de energia e seus ribossomos de construção de proteínas, impedindo efetivamente o envelhecimento no nível celular.

É muitas vezes repetido, mas é verdade: o exercício mantém você saudável. Aumenta o seu sistema imunológico, mantém a mente nítida, ajuda-o a dormir, mantém o seu tônus ​​muscular e prolonga a sua vida útil saudável. Os pesquisadores há muito suspeitaram que os benefícios do exercício se estendem para o nível celular, mas sabem relativamente pouco sobre quais exercícios ajudam as células a reconstruir orgãos-chave que se deterioram com o envelhecimento.

Um estudo publicado em 7 de março no Cell Metabolism descobriu que o exercício – e, em particular, o treinamento de intervalo de alta intensidade em exercícios aeróbicos, como ciclismo e caminhadas – causaram células para produzir mais proteínas para suas mitocôndrias produtoras de energia e seus ribossomos de construção de proteínas, efetivamente interrompendo o envelhecimento no nível celular.

“Com base em tudo o que sabemos, não há substituto para esses programas de exercícios quando se trata de atrasar o processo de envelhecimento”, disse o autor do estudo, Sreekumaran Nair, um médico e pesquisador de diabetes na Mayo Clinic em Rochester, Minnesota. “Essas coisas que estamos vendo não podem ser feitas por nenhum medicamento”.

O estudo matriculou 36 homens e 36 mulheres de dois grupos de idade – voluntários “jovens” de 18 a 30 anos e voluntários “mais velhos” de 65 a 80 anos – em três diferentes programas de exercícios: um onde os voluntários fizeram ciclagem de intervalo de alta intensidade, uma onde os voluntários fizeram treinamento de força com pesos e um que combinou treinamento de força e treinamento de intervalo.

Em seguida, os pesquisadores, liderados por então pós-doc, agora membros do corpo docente da Universidade Estadual de Oregon, Matthew Robinson e colegas, tomaram biópsias dos músculos das coxas dos voluntários e compararam a composição molecular de suas células musculares com amostras de voluntários sedentários. Os pesquisadores também avaliaram a quantidade de massa muscular magra e a sensibilidade da insulina dos voluntários.

Eles descobriram que, embora o treinamento de força fosse efetivo na construção de massa muscular, o treinamento de intervalos de alta intensidade produziu os maiores benefícios no nível celular. Os voluntários mais jovens no grupo de treinamento de intervalos viram um aumento de 49% na capacidade mitocondrial, e os voluntários mais velhos viram um aumento ainda mais dramático de 69%.

O treinamento de intervalo também melhorou a sensibilidade à insulina dos voluntários, o que indica uma menor probabilidade de desenvolver diabetes. No entanto, o treinamento em intervalos foi menos eficaz para melhorar a força muscular, que tipicamente declina com o envelhecimento.

“Se as pessoas tiverem de escolher um exercício, eu recomendaria o treinamento de intervalos de alta intensidade, mas acho que seria mais benéfico se eles pudessem fazer 3-4 dias de treinamento em intervalos e depois alguns dias de treinamento de força”, diz Nair. Mas é claro,

Nair sublinhou que o foco deste estudo não era o desenvolvimento de recomendações, mas sim a compreensão de como o exercício ajuda no nível molecular. À medida que envelhecemos, a capacidade de geração de energia das mitocôndrias de nossas células diminui lentamente.

Ao comparar os dados proteômicos e de seqüenciamento de RNA de pessoas em diferentes programas de exercícios, os pesquisadores descobriram evidências de que o exercício encoraja a célula a fazer mais cópias de ARN de genes que codificam para proteínas mitocondriais e proteínas responsáveis ​​pelo crescimento muscular.

O exercício também pareceu aumentar a capacidade dos ribossomas de construir proteínas mitocondriais. A descoberta mais impressionante foi o aumento do teor de proteína muscular. Em alguns casos, o regime de ciclismo de alta intensidade realmente pareceu reverter o declínio relacionado à idade na função mitocondrial e nas proteínas necessárias para a construção muscular.

O regime de ciclismo de alta intensidade também rejuvenesceu os ribossomos dos voluntários, que são responsáveis ​​pela produção dos blocos de construção de proteínas das células. Os pesquisadores também encontraram um aumento robusto na síntese de proteínas mitocondriais. O aumento no teor de proteína explica a função mitocondrial melhorada e a hipertrofia muscular. A capacidade do exercício para transformar essas organelas chave pode explicar por que o exercício beneficia nossa saúde de muitas maneiras diferentes.

O músculo é um tanto único porque as células musculares se dividem raramente. Como células cerebrais e cardíacas, as células musculares se desgastam e não são facilmente substituídas. As funções nos três desses tecidos são conhecidas por diminuir com a idade. “Ao contrário do fígado, o músculo não é prontamente reprovado. As células podem acumular muito dano”, explica Nair.

No entanto, se o exercício restaura ou evita a deterioração das mitocôndrias e dos ribossomos nas células musculares, há uma boa chance de fazê-lo em outros tecidos também. Compreender os caminhos que o exercício usa para trabalhar sua magia pode tornar o envelhecimento mais abrangente.

Nair e seus colegas esperam descobrir mais sobre como o exercício beneficia diferentes tecidos em todo o corpo. Eles também estão procurando maneiras de que os clínicos possam apontar os caminhos que conferem mais benefícios. No entanto, por enquanto, o exercício vigoroso continua a ser a maneira mais efetiva de reforçar a saúde.

“Existem dados substanciais de ciência básica para apoiar a idéia de que o exercício é criticamente importante para prevenir ou atrasar o envelhecimento”, diz Nair. “Não há nenhum substituto para isso”

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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