Fazer algumas horas de exercício a cada semana provavelmente o ajudará a viver mais tempo, mas fazer muito mais exercício não oferece muito benefício extra, de acordo com um novo estudo sobre atividade física e longevidade.

Ainda assim, realizando até 10 vezes a quantidade recomendada de exercício não estava associada a um risco aumentado de morrer durante o período de estudo. Essa é uma boa notícia para os corredores de maratona e os triatletas que podem ter se preocupado com os efeitos a longo prazo sobre a saúde desses altos níveis de atividade.

No estudo, os pesquisadores analisaram informações de mais de 660 mil pessoas entre 21 e 98 anos nos Estados Unidos e na Suécia, que responderam às perguntas sobre quanto tempo eles passavam fazendo atividades físicas, incluindo caminhadas, corrida, natação e ciclismo. (Estas questões foram feitas como parte de pesquisas anteriores realizadas nas décadas de 1990 e 2000)

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As pessoas que fizeram algum exercício, mas não o suficiente para atender às recomendações da atividade física, ainda eram 20 por cento menos propensas a morrer durante um período de 14 anos do que aqueles que não faziam atividade física. (As recomendações dizem fazer 150 minutos de atividade moderada por semana ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana).

As pessoas que se envolveram no nível recomendado de atividade física viram ainda mais benefício: eram 31 por cento menos propensos a morrer durante o período de estudo, em comparação com aqueles que não se envolveram em qualquer atividade física. [ 7 erros de exercício comuns e como consertá-los ]

Mas fazer muito mais atividade do que isso não proporcionou muito benefício adicional. O benefício máximo foi observado entre as pessoas que participaram de três a cinco vezes os níveis recomendados de atividade física; eles eram 39 por cento menos propensos a morrer durante o período do estudo do que as pessoas que não faziam exercício. Participar em mais exercícios do que isso não estava vinculado a nenhum benefício adicional.

Embora alguns estudos anteriores sugerissem que as pessoas que praticam treinamento de resistência extrema têm um risco aumentado de problemas cardíacos, o novo estudo não encontrou vínculo entre níveis muito elevados de atividade física (10 ou mais vezes o nível recomendado) e um risco aumentado de morte.

“Essas descobertas são informativas para os indivíduos nos dois extremos do espectro de atividade física: fornecem evidências importantes aos indivíduos inativos, mostrando que quantidades modestas de atividade proporcionam benefícios substanciais para o adiamento da mortalidade, enquanto tranquilizam indivíduos muito ativos de nenhum aumento no risco de mortalidade associado ao exercício , “os pesquisadores, do National Cancer Institute, escreveram na edição de 6 de abril da revista JAMA Internal Medicine.

Em um editorial que acompanha o estudo, Todd Manini, do Departamento de Envelhecimento e Geriatria da Universidade da Flórida, apontou que as pessoas com maior probabilidade de se beneficiar de aumentar a quantidade de exercício que fazem são as que atualmente não fazem.

“Muitas das reduções de mortalidade foram observadas em pessoas a apenas um passo de não fazer atividades físicas de lazer”, disse Manini, referindo-se ao grupo que fez alguma atividade física, mas não o suficiente para atender às recomendações.

Os médicos devem segmentar este grupo com aconselhamento para exercícios, disse Manini. “Os médicos que procuram o segmento da população que não realiza atividades físicas de lazer podem receber o maior retorno na saúde do paciente”.

O novo estudo baseou-se em relatos de atividade física em um ponto no tempo, e é possível que as pessoas mudassem seus níveis de atividade física durante o período de estudo, disseram os pesquisadores.

Além disso, o estudo analisou o tempo gasto na atividade física, mas não se concentrou na intensidade dessa atividade. Ou seja, não comparou diretamente aqueles que se dedicaram a uma atividade moderada versus aqueles que se dedicavam a uma atividade vigorosa . Mas o estudo descobriu que as pessoas que conheciam o nível recomendado de atividade física – ou com níveis moderados ou vigorosos de atividade – tinham um risco reduzido de morte.

Em um estudo separado, também publicado hoje na JAMA Internal Medicine, pesquisadores da Austrália descobriram que as pessoas que se dedicavam a atividades vigorosas (como jogging ou aeróbica) eram 9 a 13 por cento menos propensas a morrer durante um período de seis anos do que aqueles que se envolveram em atividade apenas moderada (como natação suave ou tarefas domésticas).

“Nossa pesquisa indica que mesmo pequenas quantidades de atividade vigorosa podem ajudar a reduzir seu risco de morte precoce”, disse o pesquisador Klaus Gebel, do Centro de Prevenção de Doenças Crônicas na Austrália, da Universidade James Cook, em um comunicado .

Mas as pessoas com condições médicas, adultos mais velhos ou aqueles que não se dedicaram anteriormente a uma atividade vigorosa devem falar com seus médicos antes de iniciar um programa de exercícios, disse Gebel.

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Por Rachael Rettner, Escritora Sênior

Crédito: Maridav / Shutterstock.com