Quando eu estava no ensino médio, meu conselheiro, Michael Mulligan, chamou meus pais para recomendar um tratamento especial para minha ansiedade: Meditação Transcendental (TM). Eu era um perfeccionista de alto alcance tão ansioso, às vezes, que eu tinha a asma induzida pelo estresse.

O Sr. Mulligan não era então, e não é agora, um buscador espiritual de nova era. Ele é um educador de Nova Inglaterra pintado em tijolos que, surpreendentemente, tornou-se um vaqueiro da Califórnia. Imagine um lacrosse calvo com óculos de khakis e um chapéu de cowboy.

Eu me deitei obedientemente com meu professor de TM e tentei me concentrar no mantra que ele me deu, o que, com toda a verdade, nunca entendi realmente. (Era suposto estar repetindo-me “silenciosamente” para mim mesmo, ou “ah-cantar”?) Eu fui intimidado demais pelo professor para pedir esclarecimentos. Foi-me dito, e eu acreditava, que se eu pudesse praticar TM duas vezes ao dia, conforme instruído, depois de seis dias seguidos, sentiria uma calma tão profunda que não estaria mais estressada ou esgotada.

Garoto, isso pareceu bom.

Desde o ensino médio, aprendi muitos outros tipos de meditação – provavelmente todos os tipos que existe. Eu tomei aulas com budistas famosos e estudei a redução de esforço baseada na mente . Testei todos os melhores aplicativos de meditação . Estou mesmo dando uma palestra em uma conferência com Sua Santidade o Dalai Lama neste verão.

Eu permaneço interessado em meditação e continuo tentando porque muitos estudosmostram que os benefícios são amplos e profundos. A meditação diminui o estresse e a ansiedade , nos ajuda a focar e nos torna mais produtivos. E isso nos torna mais saudáveis. Depois de meditar diariamente por oito semanas, os participantes da pesquisa eram 76 por cento menos propensos do que um grupo de controle não meditativo a perder o trabalho por doença. E se eles tiveram um resfriado ou uma gripe, ele durou apenas cinco dias em média, em comparação com oito para todos os outros.

Eu acredito nos benefícios da meditação. Além disso, acredito que a meditação é a chave para o meu crescimento espiritual e pessoal. Mas não consegui me praticar na minha vida diária.

Aqui está a verdade: apesar de todo o meu treinamento, e apesar de conhecer todos os benefícios, nunca mandei uma vez meditar duas vezes por dia por seis dias seguidos, como fui instruído originalmente. (Na verdade, eu ter feito isso como parte de um retiro de meditação muito tempo, mas nunca na minha vida regular.)

Essa conexão está me deixando louca. É uma parte da minha vida que, até recentemente, ainda não havia percebido.

Por quê? Esta é a minha nova visão: estou com medo, em algum nível profundo. Sempre que nos deparamos com um comportamento que desafia a lógica e o desejo (por exemplo, eu sabia por que estava no meu melhor interesse meditar, e queria uma prática regular), a verdade é que geralmente o medo é a barreira.

Não é que eu realmente sinta medo de meditar ativamente , e você também não se sente particularmente preocupado com o que você não está fazendo, também. Um medo é um risco ou perigo percebido, real ou não. O que é arriscado ou perigoso sobre a meditação, afinal?

Apenas o pensamento de não funcionar, não realizar, não lutar sente-se desconfortável. E quando eu realmente abaixe profundamente, posso ver que há mais: eu estou assustado com esse vazio que, para alguns, é todo o ponto de meditação. Que Stillness. Nada.

Acontece, mais do que eu pensava originalmente. Eu sou um perfeccionista emrecuperação . Apenas o pensamento de não funcionar, não realizar, não lutar sente-se desconfortável. E quando eu realmente abaixe profundamente, posso ver que há mais: eu estou assustado com esse vazio que, para alguns, é todo o ponto de meditação. Que Stillness. Nada.

Eu posso entender intelectualmente os muitos benefícios da meditação, mas no momento em que me parece melhor verificar meu e-mail , usar o tempo todo para a meditação, esconder novidades sobre o último desastre do Trump ou simplesmente começar a trabalhar primeiro as manhãs . Essas coisas não são necessariamente o melhor uso do meu tempo, mas são muito mais fáceis do que entregar-me à quietude que seria tão boa para minha saúde mental e física (e, de acordo com a pesquisa científica, meu trabalho e , de acordo com os mestres esclarecidos, meu crescimento espiritual).

Veja o que eu tenho medo: e se eu não fizer o suficiente hoje? Isso pode parecer superficial, mas é a pequena dica de um medo humano glacial (e fundamental): e se eu não for bom o suficiente? E se eu simplesmente não for o suficiente?

Eu tenho lutado para meditar regularmente durante as últimas três décadas, porque minha convicção de que devo meditar é intelectual, cognitiva. Mas a minha evitação – o meu medo de não ser suficientemente bom – é emocional.

Eu sempre posso me convencer (logicamente) de que sou o suficiente; Há uma montanha de evidências disso em minhas conquistas. Mas no fundo, como 30 anos de evasão me mostraram, há algo mais aqui. De alguma forma, minhas realizações não são suficientes para eu sentir paz interior; eles nunca são suficientes. O cuidador de hospício Stephen Levine escreve sobre quantas pessoas, infelizmente, sentem isso em seu leito de morte:

“[Os moribundos freqüentemente] não reconhecem que seu forte desejo por algum troféu de sua dignidade é um troféu de seus sentimentos de indignidade nascidos de uma decepção mais profunda. Não tendo descoberto sua própria grande verdade … eles se estabeleceram para o sucesso . Se o sonho deles era o estrelato ou o starshine, o livro deles publicado, o verdadeiro amor encontrado, ou o seu temperamento derrotado, eles acreditavam que sua vida estava incompleta. “[Ênfase na minha]

Ah. Hmm. A meditação me pede para deixar todos os tributos para minha dignidade, para minha identidade baseada no ego. Este é mais ou menos o objetivo declarado de cada prática de meditação que eu já aprendi: deixar essas coisas externas e muitas vezes baseadas em status que pensamos nos fazem sentir dignos, porque amplificam nossos sentimentos de indignidade. A meditação me pede que pare 20 minutos, duas vezes por dia – sendo mãe, esposa, amante, amigo, sociólogo, autor, palestrante, treinador, professor. Desistir do sucesso, em favor da paz. Isso é extremamente assustador para pessoas como eu.

3 maneiras de evitar a meditação

Eu tenho lutado para meditar regularmente durante as últimas três décadas, porque minha convicção de que devo meditar é intelectual, cognitiva. Mas a minha evitação – o meu medo de não ser suficientemente bom – é emocional.

E as emoções sempre superam a lógica. Eu sei que não estou sozinho aqui. Muitas pessoas não fazem as coisas que eles sabem, tornariam elas mais felizes e saudáveis.

Então, em vez de me contar mais mil razões pelas quais eu deveria meditar, vou trabalhar com meu medo em um nível emocional. Eu sei como domesticar um medo. Veja como, se você quiser acompanhar o medo do seu próprio:

1) Nomeie-o para domar. Em vez de negar que tenha medo, procure medo no rosto. Dê-lhe um nome. Para mim: medo de não ser ou fazer o suficiente.

2) Conforte-se. Comece exalando profundamente, qual é a chave para acalmar o sistema nervoso.

Agora, pense sobre o que vai fazer você se sentir mais seguro. O que você pode fazer para acalmar-se neste momento? (Eu sei, um copo de chardonnay parece bom. Esse não é o tipo de conforto de que estamos falando, amigo.) Eu gosto de recitar para mim esta parte do poema de Mary Oliver “Wild Geese”:

Você não precisa ser bom.
Você não tem que andar de joelhos
Por cem milhas pelo deserto, arrependendo
Você só tem que deixar o animal macio de seu corpo
Amar o que ama.

3) Faça um passo para o bebê. Rompe o comportamento que você está evitando fazer em uma ação tão pequena que não sente mais a pena resistir. Eu vou meditar por três minutos. Eu sei que tenho três minutos, e isso não é tão assustador, afinal.

É isso aí! Isso é o que estou fazendo – e está obtendo resultados: a meditação tornou-se mais uma parte da minha vida diária.

A meditação me permite praticar derrubar os troféus pesados ​​que proclamam que eu sou “suficiente”. Por alguns minutos por dia, posso deixar o mundo de sucesso e status e ir para casa para quem eu realmente sou: o amor. Aceitação. Conexão.

Pico Iyer escreve em The Art of Stillness que “ficar preso no mundo [material] e esperar encontrar a felicidade lá [faz] tanto sentido quanto chegar ao fogo e na esperança de não ser queimado”.

Cheguei a ver que não existe um mau meditador; Há apenas uma pessoa que se volta para sua experiência interna para ver o que está lá, ou alguém que não. Para mim, eu finalmente vi que virar para dentro não é tão assustador quanto eu pensei, e é uma maneira certa de não ser queimado.

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Este artigo apareceu originalmente em Greater Good , a revista on-line do Greater Good Science Center da UC Berkeley, um dos parceiros da Mindful. Veja o artigo original .