Você não precisa se sentir preso pela voz irritante do seu crítico interior. Nem você precisa suprimir, ou escapar disso. Às vezes, tudo o que você precisa fazer é notar.

Enquanto estava em um lar de vôo há 10 anos, encontrei-me sentado ao lado de uma mulher que parecia querer trazer algo comigo. Finalmente, ela teve a coragem de me fazer sua pergunta: “Você já participou do Fairfield High School?”

“Sim, eu fiz”, eu disse. “Eu participei da Fairfield para o primeiro semestre da décima série.” Antes que eu pudesse dizer outra palavra, ela teve uma pergunta ainda mais surpreendente: “Seu nome é Flores? Você é Steve Flowers? “

Fiquei maravilhado! “Sim, eu estou, mas isso foi há 46 anos! Como você pode ver esse menino magro em mim agora? “

“Você estava na minha classe”, ela disse, “e eu tive uma grande paixão por você. Eu queria tanto dizer olá e me apresentar, mas nunca conseguiria reunir coragem para me aproximar de você, e então você se foi. Mas nunca esqueci de você e ainda penso em você até hoje “.

Meu coração e meus olhos brotaram com uma dor tão grande que eu não poderia conter minhas lágrimas: “Você queria ser meu amigo? Não pensei que ninguém pudesse me ver. Senti que havia algo errado comigo e que eu era diferente de todos e que ninguém jamais poderia gostar de mim. “Eu poderia ter um amigo, pelo menos um amigo, durante toda a eternidade infernal do ensino médio.

Ambos nos identificamos completamente com um sentimento de auto falante e indigno que estava separado e desconectado de todos os outros. O caminho da minha vida naqueles dias me levou a tornar-se um estudante de atenção plena e procurar uma saída para essa delítica dolorosa que compartilhei com milhões.

Um caminho consciente através da timidez

Se você também é tímido você provavelmente pode se relacionar com essa dor. Temendo os julgamentos e a rejeição dos outros, você os evita e se encontra principalmente em um relacionamento com seus próprios pensamentos e sentimentos. Infelizmente, muitas vezes esse não é um excelente relacionamento. Na verdade, você provavelmente percebeu que você pode dizer coisas críticas para si mesmo que você nunca diria a ninguém ou toleraria de mais ninguém para esse assunto.

É uma situação difícil. Você não pode ultrapassar seus próprios pensamentos e sentimentos, então o seu mais mau crítico pode segui-lo em qualquer lugar. E faz. Implacavelmente. Ao ler isso, você pode reconhecer uma verdade importante e fundamental: a dor da timidez não só é criada por esses pensamentos e sentimentos autocríticos, é exacerbada em sofrimento pessoal por nossos esforços para evitar ou escapar desses pensamentos e sentimentos.

É natural que você tente usar a mesma estratégia de evasão e evasão com pensamentos e sentimentos, como você usou com ameaças externas. É o que a maioria das pessoas faz. Infelizmente, o próprio esforço para escapar dos pensamentos ou mesmo suprimir ou controlar eles geralmente os intensifica. Como resultado, essa maneira de tentar lidar com dificuldades mentais e emocionais pode levar a padrões enraizados que criam uma bagunça confusa e mais sofrimento em nossas vidas. Evitar é como Miracle-Gro por ansiedade.

Felizmente, você não precisa tentar evitar ou controlar pensamentos e sentimentos dolorosos, a fim de reduzir seu poder e influência em sua vida. Você pode simplesmente deixá-los ser e, em vez disso, colocar a sua energia no que valoriza na vida. Não há necessidade de procurar falhas de personalidade e consertá-las para ter relações interpessoais satisfatórias. Na verdade, ser falho não tem nada a ver com relações profundas e satisfatórias com outras pessoas de qualquer maneira. (Você deve saber que não, caso contrário, as relações satisfatórias seriam impossíveis para todos.) A prática da atenção plena pode ajudá-lo a entrar em um relacionamento saudável com pensamentos e sentimentos dolorosos. Isso pode ajudá-lo a chegar em casa para ser quem você é e onde você está – sem julgar ou tentar mudar qualquer coisa que experimentamos.

A timidez problemática é inerentemente autocrítica e rejeitada, enquanto a natureza da consciência consciente é compassiva e aceita. Aprender, através da prática diária de meditação, olhar para si mesmo com consciência ao invés de críticas é um enorme benefício. Isso permitirá que você comece a ver os hábitos de mente e comportamento que criam a dor da timidez. Esta nova consciência pode afrouxar o controle desses velhos hábitos e reduzir seu poder para influenciá-lo.

Mindfulness é:

  • Não julgamento – Você pode estar se aceitando em vez de autocrítico.
  • Momento-a-momento, consciência aqui-e-agora – Você pode realmente estar aqui, em vez de alguns futuros imaginados com os quais se sente ansioso.
  • Virando-se e sendo com – Você pode parar de evitar os pensamentos e sentimentos que o assustam e deixam de gerar a autocrítica e a vergonha que podem ser alimentados pela evasão.
  • Consciência compassiva e de coração aberto – Você pode estender a sua compaixão em vez de condenação.
  • Abertura à plenitude do ser – Você pode parar de se identificar com um senso falso e limitado de si mesmo.
  • Generoso de espírito – Você pode libertar-se da prisão da autoconsciência e estender a mesma generosidade de espírito para os outros que você se estende para si mesmo.

O Poder de Cura da Bondade e Compaixão

A noção de que o amor começa dentro de nós é generalizada em muitas culturas. O filósofo e estadista romano Seneca disse: “Se você deseja ser amado, amor”. A regra de ouro pede-nos para pensar nos sentimentos dos outros como pensamos nos nossos próprios sentimentos. Com base na sabedoria tibetana, Pema Chödrön diz: “O que você faz por si mesmo – qualquer gesto de bondade, qualquer gesto de gentileza, qualquer gesto de honestidade e visão clara para si mesmo – afetará a forma como experimenta seu mundo. Na verdade, ele irá transformar sua experiência no mundo. O que você faz por si mesmo, você está fazendo pelos outros, e o que você faz pelos outros, você está fazendo por si mesmo “.

A bondade e a compaixão são qualidades do coração que muitas vezes não nos são fáceis. Na verdade, a maioria de nós está habituada com pensamentos e sentimentos que são exatamente o contrário, especialmente com nós mesmos. Você é mais apto a ser tão crítico e crítico com os outros como você é com você mesmo, e essas atitudes mentais podem surgir rapidamente e ser muito atraentes. Bondade e compaixão são habilidades que também podem crescer em você enquanto você cultiva deliberadamente esses pensamentos e intenções em sua vida. É como repetir escalas no piano até que elas surjam naturalmente.

Auto compaixão

Um hábito doloroso de pessoas tímidas e socialmente ansiosas é a revisão de coleções pessoais de auto-crenças e julgamentos negativos. Não só isso não é divertido (!), Você pode se tornar tão consumido com seus pensamentos, sentimentos, aparência e comportamento que você tem dificuldade em entender, empatizar ou até mesmo perceber qualquer outra pessoa (como nunca soube que alguém gostou de mim em alto escola). Geralmente, a frase “cheia de si mesmo” refere-se a alguém que é exibicionista ou extraordinariamente vaidoso, mas, na verdade, estamos tão cheios de nós mesmos, tão envolvidos, quando estamos sob o feitiço de auto-fala negativa . É assim que nós criamos o estado de espírito que nos faz sentir separados da essência fundamental da vida.

Shyness envolve a manutenção de pensamentos e comportamentos que nos alienam e nos isolam dos outros. Quando neste estado de espírito, você se experimenta como separado e crie uma prisão pessoal para você, mantida e protegida por um porteiro interno assustado que lhe diz coisas como “Eles me ferraram”, “Não confie neles” ou “Eles pode dizer que há algo de errado comigo “. Em uma das citações famosas de Einstein, ele nos encarrega de” libertar-nos dessa prisão, ampliando nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza “. Todos os seres vivos incluem nós mesmos. Você não pode dar amor aos outros se você não pode dar a si mesmo. O coração físico infunde-se com sangue antes de enviá-lo para o resto do corpo. Assim também com o coração da bondade. Você nem precisa acreditar em seus pensamentos e intenções amorosas ao iniciá-los. Com o tempo, eles irão enraizar e crescer.

Como uma mãe voltando para o bebê chorando com seu próprio coração preenchido com o sofrimento do bebê, a compaixão pergunta profundamente sobre o que está errado, e então encontra uma resposta atenciosa preocupada com o alívio do sofrimento. Dar esse bálsamo amoroso para si mesmo irá levá-lo através dos mais difíceis desafios quando nada mais parece ajudar.

Quando você encontrar um ramo de auto-compaixão em seu coração, crie-o com suas lágrimas e incentive seu crescimento. Se você praticar a auto-compaixão diariamente, pode curar seu coração dolorido e até mesmo seu corpo irritado. Ele cura os níveis mais profundos e é um esforço nobre que pode ajudá-lo a encontrar seu caminho através da timidez.

Doses diárias da auto-compaixão

Se você fizer alguma prática de meditação diariamente, uma boa maneira de aliviar a autocrítica é misturar a prática de compaixão em sua sessão (ver instruções abaixo) apenas no momento em que os julgamentos ultrapassarem você. A compaixão cresce à medida que você se volta para partes de sua mente que você geralmente tenta ignorar ou dissipar-partes de você mesmo que, surpreendentemente, se tornam ainda mais vívidas e problemáticas quando você está meditando.

Aplique esta prática em qualquer lugar, há dor, mesmo nas feridas de sua própria auto-culpa, auto-ódio e vergonha. Aplique-o à sua vitimada amamentação. A compaixão é uma porta pequena que está bem aberta num canto sombrio da célula de prisão autoconstruída que separa você dos outros. Você nunca descobrirá esta pequena porta, desde que tenha a intenção de evitar os lugares feios e assustadores dentro de você. Você deve entrar e investigar os lugares escuros do julgamento e temer que traga amor lá. Será como o ar fresco apressando-se em quartos antigos.

Compaixão como modo de vida

Todo mundo tem que lidar com a perda, o medo, a tristeza e a auto-dúvida. Procure esses sentimentos nos outros de vez em quando e permita que seu coração responda com amabilidade. Eles não precisam saber o que você está fazendo, mas, às vezes, surpreendentemente, eles podem realmente sentir sua atenção amorosa e se virar para você como se saibam e reconheçam sua coragem aberta. “Compaixão” literalmente significa “sofrer com”, para se juntar com o sofrimento com a intenção de cuidar desse sofrimento e desejar aliviá-lo. Sentimos mais conexão com os outros e somos capazes de transcender nossos desejos e medos pessoais e estendemos nosso cuidado sincero a todos os que sofrem.

Uma das maiores fontes de sofrimento é o conceito de que estamos separados de todos e de todo o resto. Práticas conscientes e de compaixão podem dissipar esse delírio doloroso se você cultivá-los na prática de meditação formal e nas circunstâncias do dia-a-dia de sua vida.

Com o tempo e a prática, você crescerá em sua capacidade de sintonizar os outros e aprender a simpatizar com suas emoções porque você aprendeu a responder com bondade à dor em seu próprio coração. Você pode ver sua dor e medo como o mesmo que sua dor e medo. Naquele momento você está unido aos outros e pode deixar de se sentir como um alienígena solitário.

Quando perguntado como toda a meditação que ele havia feito influenciou seu psicólogo da personalidade, Richard Alpert (também conhecido como Ram Dass), respondeu: “Oh, minha personalidade! Eu não levo mais a sério isso – penso nisso mais como um animal de estimação “.

Imagine o quanto menos incômodo sua personalidade pareceria se você fosse capaz de vê-lo como um animal de estimação vagando por sua casa e quintal. E qual seria o mundo melhor se vissemos todos da maneira simples. Podemos parar de levar tudo tão a sério, especialmente nós mesmos, e descobrir como nosso próprio coração vulnerável nos conecta com todos os outros.


Respirando os julgamentos hostis

Porque a respiração está sempre indo e vindo, você pode praticar a atenção plena da respiração em qualquer lugar, a qualquer momento. Esta prática básica bem conhecida é uma maneira poderosa e conveniente para não apenas permanecer presente onde quer que você vá e em qualquer coisa que você faça, mas também para minar a mente-vibração negativa que nos causa dor indevida.

Se você fez essa prática muitas vezes antes, aqui é uma oportunidade de experimentá-la com especial atenção em julgamentos hostis.

1. Sente-se confortavelmente onde você está agora, em uma postura de meditação típica que se sente confortável, mas alerta e alerta.

2. Traga atenção para sua respiração na barriga e observe a respiração indo e vindo. Se você gosta, coloque a mão na barriga para sentir esse movimento. A barriga sobe e cai. Por favor, faça com que ele suba e cai no centro da sua atenção e deixe a respiração ir e vir como quiser, à sua maneira e ao seu próprio ritmo. Sabe como “respirar você” e você pode deixá-lo fazer o que faz sem tentar mudar de forma alguma. Se a sua mente vagueia pela respiração, você pode retornar novamente ao sentir o movimento da barriga. Use essas sensações da respiração como forma de estar presente, aqui e agora, em cada momento sucessivo, pelo menos nos próximos cinco minutos ou mais, se desejar.

3. Esta prática é um lugar ideal para começar a cultivar o não julgamento. Você provavelmente logo notará que a mente não está interessada em seguir a respiração. Você deve trazê-lo de volta à sensação da respiração uma e outra vez. Tire conhecimento dos julgamentos decorrentes. Não é necessário entrar em conversa com eles. Simplesmente volte à sensação da respiração. Simplesmente observando o julgamento que você pode rapidamente ver através dele. É apenas um pensamento fugaz. É assim que você vai gradualmente, com a respiração respirar, minar o poder do julgamento áspero: “Apenas outro julgamento, de volta à respiração”. Com tanta bondade quanto possível, comece novamente. É assim que você pode corroer o poder dos julgamentos para definir você. E você pode fazer isso em qualquer lugar, seja você com outros em uma reunião social ou sozinho em seu quarto.

Substituindo o julgamento por compaixão

No momento da ansiedade, quando o crítico interno ou o monger do medo está rugindo, você pode começar a desenvolver uma nova atitude de mente e coração oferecendo-se algumas palavras gentis como:

Posso despertar para o meu coração amoroso e seguir seu caminho de compaixão e bondade.

Repetir. Quanto mais você repete isso, mais cresce.

Prática de respiração com compaixão

Atendendo a sua respiração na prática de respiração consciente, você percebe um sentimento de tristeza ou medo e você vê que sua mente não está mais com a respiração, mas pegou um velho auto-julgamento. Pare. Respire. Ofereça-se uma dessas frases:

Eu cuido desse coração assustado e solitário.
Posso estar livre do medo e do sofrimento.
Posso estar em paz e conhecer a facilidade de ser.
Posso ser feliz nesta vida agora mesmo, tal como é.

Retorne à respiração. Repita à medida que os julgamentos difíceis recomeçam.

Por  

Ilustração de Brad Amorosino

Este artigo também apareceu na  edição de fevereiro de 2016 da revista Mindful .
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