Acalmando a fúria do pânico nas suas emoções

O pânico afeta você não só fisicamente, mas também em suas emoções e sentimentos. O corpo e a mente estão integralmente conectados, e muitas vezes quando alguém é afetado, o outro também. Aprender a trabalhar com as poderosas emoções e sentimentos que surgem com pânico – como o terror, um sentimento de destruição iminente, ansiedade, preocupação, medo, raiva, tristeza ou vergonha – pode ser extremamente libertador para o coração em pânico.

Como seres humanos, todos somos afetados por emoções. A maioria de nós gosta de se sentir bem e odeia se sentir mal. Queremos ser apreciados, aceitos e desprezados ou ter medo de ser desprezados ou descontados. Há uma bela dita de que as pessoas sempre se lembrariam de como você as sentia. Os seres humanos estão sentindo seres, e muitas vezes parece que suas emoções são afetadas primeiro antes de seus pensamentos. Você pode entrar em uma sala e ter uma idéia de uma pessoa ou situação antes de começar a pensar e avaliar a situação para determinar se você se sente confortável ou não.

Os sentimentos de Panicky podem surgir tão rapidamente quanto um relâmpago e enviar ondas poderosas de desgraça iminente que o deixam ficar fora de controle e não saber o que fazer.

Dentro do corpo, os sentimentos de pânico são muito distintos e viscerais; pode haver uma respiração rápida, um batimento cardíaco pulsante e muitas outras sensações físicas pronunciadas. Igualmente o pânico afeta a mente com uma forte variedade de emoções, sentimentos e pensamentos. Os sentimentos de Panicky podem surgir tão rapidamente quanto um relâmpago e enviar ondas poderosas de desgraça iminente que o deixam ficar fora de controle e não saber o que fazer. Às vezes, esses sentimentos estão além do raciocínio, pois parece que eles saem do nada. Outras vezes, pode haver emoções, feridas ou traumas não reconhecidos do seu passado que ainda não foram trabalhados com significado e cura. Se a origem do seu pânico é conhecida por você ou não, o pânico afeta seu corpo emente. A meditação de inquérito consciente pode ajudá-lo a lidar com emoções e sentimentos de pânico.

Como trabalhar com as emoções do pânico

A meditação de inquérito consciente é uma maneira muito útil de trabalhar com emoções e sentimentos afetados pelo pânico. É um processo meditativo de indagar sobre a natureza do que pode estar alimentando ou dirigindo seu pânico. Este tipo de inquérito é uma forma de investigação; não é um processo de análise, tentando resolver as coisas ou fazer você se sentir melhor através do pensamento positivo. É uma exploração profunda de seu corpo e mente, com vontade de estar no desconhecido e a curiosidade de ver o que é realmente lá.

Este tipo de prática leva alguma vontade e coragem, mas se você realmente quer saber o que está alimentando seu pânico, uma investigação pode parecer bastante razoável. Afinal, o que você tem que perder? Parece que a única coisa que você tem a perder é o seu pânico. Como o presidente Franklin D. Roosevelt disse: “Tudo o que tememos temer é o próprio medo”.

Como uma maneira de prepará-lo para essa meditação, é importante compreender dois aspectos importantes da investigação consciente para trabalhar com pânico: reconhecimento e deixar ser. Você descobrirá que cada um apoia o outro neste processo de investigação.

1) Reconhecimento
Reconhecimento é semelhante a uma das atitudes conscientes: permitindo . É a prática de validar o que quer que seja na sua experiência direta de forma prática, assim como um meteorologista relata o clima: é de 35 graus, chovendo e nublado; ou é 75, calma e clara. Do mesmo modo, se você estiver sentindo em pânico, com medo ou medo, você reconhece diretamente esses sentimentos em seu corpo e se importa se você está bem com eles ou não. Reconhecer é essa habilidade de ver as coisas exatamente como estão sem os filtros de evasão ou apreensão (desagradar ou gostar).

2) Letting Be
Letting be é outro aspecto ou qualidade importante que você pode trazer para reconhecimento. Deixar de ser é diferente de deixar ir. Deixar de ser é cultivar a capacidade de deixar as coisas correrem o seu rumo ao invés de tentar empurrá-las ou adicioná-las. Quantas vezes você se disse para soltar o pânico e não funcionou? Se você pudesse deixar ir, você teria. Ligar é muito mais acessível, já que você não precisa mudar nada. Deixar de ser é aprender a montar as ondas de pânico que o afetam fisicamente, mentalmente ou emocionalmente e permitindo que elas funcionem, assim como ondulações de uma pedra jogada em um lago.

Na prática do inquérito consciente, reconheça quaisquer sentimentos de pânico que possa estar experimentando no corpo e na mente e deixe-os estar. Aprender a seguir o fluxo da vida é uma abordagem muito mais habilidosa para lidar com o pânico do que combatê-la. Há um ditado sábio: “Tudo o que você resistir, persiste”. Embora no início possa sentir-se contra-intuitivo para se voltar para o seu pânico e reconhecê-lo e deixá-lo ser, você pode descobrir logo que, ao aprender a ir com ele, em vez de lutar contra ele , ele começará a se dissipar.

Embora, no início, possa sentir-se contra-intuitivo para se voltar para o seu pânico e reconhecê-lo e deixá-lo ser, você pode descobrir logo que, ao aprender a ir com ele, em vez de lutar contra ele, ele começará a se dissipar.

Também é importante notar que, quando você começa a reconhecer sentimentos de pânico, eles podem sentir como se eles ficassem mais fortes. Saiba que esta é uma reação normal. A razão pela qual isso pode parecer assim é porque você realmente está trazendo sua luz de consciência para o pânico, ao invés de afastar-se disso. No entanto, você descobrirá que, se você continuar a andar nas ondas, reconhecendo os sentimentos e deixando-os estarem, diminuirão gradualmente. Com o tempo, você crescerá em confiança, você se sentirá capacitado, e o pânico não será capaz de consumir ou controlar você tanto quanto antes. Você vai aprender que você não precisa ser assustado e mantido refém pelo seu pânico e medos e perceber que você pode viver sua vida com maior facilidade e paz.

Investigar o que alimenta seu pânico

A meditação de inquérito consciente é uma investigação sobre o que está alimentando o seu pânico, medo ou ansiedade. Quanto mais você entender o que está dirigindo, mais você pode estar livre disso. Quando sua consciência e compreensão se tornam mais brilhantes, a escuridão do pânico e do medo diminui. Então, depois de reconhecer o seu pânico e deixá-lo ser, você pode prosseguir em uma investigação mais aprofundada sobre o que está gerando o pânico. Isso é chamado de inquérito atento.

Com o tempo, você crescerá em confiança, você se sentirá capacitado, e o pânico não será capaz de consumir ou controlar você tanto quanto antes.

Quando você ensina uma consulta consciente, primeiro você quer tentar acalmar seu corpo e mente com alguma respiração conscientee então comece a reconhecer e deixar ser o que você estiver sentindo fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Nesta meditação você vai ficar e investigar esses sentimentos de pânico, chamando a atenção para os próprios sentimentos de medo. Isso é feito trazendo consciência para o sentimento de pânico em seu corpo e mente e deixando-se experimentar e investigá-lo de forma não julgadora, da mesma forma que é. Permita-se reconhecer o que sente em seu corpo, emoções e sentimentos, e deixar esses sentimentos serem. Não há necessidade de analisá-los ou descobrir; basta cavalgar e observar e experimentar as ondas de emoções e sentimentos à medida que vão e vem. Com o tempo, você pode descobrir que, dentro desses sentimentos de pânico, há idéias importantes sobre o que pode alimentá-los.

Prática fundamental: inquérito consciente

Em um lugar calmo, encontre uma posição na qual você possa estar alerta e confortável, sentado ou deitado. Desligue seu telefone e qualquer outro dispositivo elétrico que possa incomodá-lo. Leia e pratique o roteiro para esta meditação guiada abaixo, fazendo uma pausa após cada parágrafo. (Nota: Antes de começar esta meditação, considere se este é o momento certo para você fazê-lo. Você se sente razoavelmente seguro e aberto? Se não, faça alguma respiração consciente e volte a ela em outro momento.)

1. Primeiro, felicite-se por você dedicar um tempo precioso para a meditação.

2. Tire consciência do seu corpo e mente e tudo o que você carrega dentro de você. Talvez haja sentimentos nos eventos do dia ou o que quer que tenha acontecido recentemente.

3. Você pode simplesmente permitir e reconhecer o que quer que esteja dentro de você e deixá-lo ser, sem qualquer forma de análise.

4. Gradualmente, mude o foco de consciência para a respiração, respirando normalmente e naturalmente. Ao respirar, esteja ciente de respirar, e ao expirar, esteja ciente de expirar.

5. A consciência pode ser focada na ponta do nariz ou no abdômen, dependendo da sua preferência. Se se concentrar na ponta do nariz, sinta o toque do ar enquanto respira e afasta-se … Se focar no abdômen, sinta a barriga se expandindo em uma inalação e contraindo uma expiração.

6. Apenas vivendo vida, uma inalação e uma expiração por vez. Respirando, respirando, experimentando cada respiração aparecendo e desaparecendo. Apenas respirando.

7. E agora retire suavemente a consciência da respiração e mude para consulta consciente.

8. O inquérito consciente é uma investigação sobre emoções, pensamentos e sensações físicas que estão gerando seu pânico, ansiedades e medos, muitas vezes sob a superfície de sua consciência. Existe uma maneira especial e única de fazer esta prática que pode promover o potencial de compreensão e percepção profundas.

9. Quando você praticar inquérito atento, leve sua atenção para o sentimento corporal de pânico ou medo. Permita-se levar a consciência sem julgamento na sua experiência, reconhecendo o que quer que seja no corpo e na mente e deixando que seja. Para começar esta exploração, você precisa primeiro verificar com você e determinar se é seguro ou não. Se você não se sentir seguro, talvez seja melhor esperar e tentar outra vez e ficar com sua respiração por enquanto.

10. Se você está se sentindo seguro, então traga consciência para o corpo e a mente e permita-se sentir e reconhecer quaisquer sensações físicas, emoções ou pensamentos e apenas deixá-los … sem tentar analisá-los ou descobri-los.

11. Você pode descobrir que dentro desses sentimentos há uma infinidade de pensamentos, emoções ou memórias antigas que estão alimentando seus medos. Quando você começa a reconhecer o que não foi reconhecido, o caminho da percepção e compreensão pode surgir. À medida que você se volta para suas emoções, eles podem mostrar o que você está em pânico, preocupado, louco, triste ou desconcertado.

12. Você pode aprender que a própria resistência às emoções não reconhecidas muitas vezes causa mais pânico ou medo e que aprender a ir com ele, ao invés de lutar contra ele, muitas vezes os diminui. Quando dizemos “vá com ele”, queremos dizer que você permite e reconhece tudo o que está dentro da mente e do corpo. Apenas deixando as ondas de emoções, pensamentos e sensações físicas ir onde quer que precisam para ir, assim como o céu faz espaço para qualquer clima.

13. Agora voltando suavemente para a respiração e sendo consciente de respirar dentro e fora … montando as ondas da respiração.

14. Ao chegar ao final desta meditação, aproveite um momento para se felicitar e aproveitar o momento para apreciar a segurança e a facilidade que você pode sentir agora que pode trazer para o seu dia. Ao reconhecer seus medos, você pode abrir a possibilidade de uma compreensão, compaixão e paz mais profundas. Antes de se levantar, suavemente mova seus dedos das mãos e dos pés e, gradualmente, abra seus olhos, sendo completamente aqui e agora.

15. Envie sua bondade amorosa. Posso habitar em paz. Que todos os seres vivam em paz.

Em uma consulta consciente, você é convidado a levar a consciência sem julgamento em quaisquer emoções ou sentimentos de pânico, seja eles relacionados a memórias ou não, e para reconhecê-los e experimentá-los plenamente em seu corpo e mente e deixá-los estar. Você pode descobrir que, no pânico, há uma infinidade de sentimentos e experiências que estão causando agitação ou qualquer emoção que você está sentindo. Quando você começa a reconhecer o que não foi reconhecido, a entrada da compreensão pode começar a abrir. Ao aprender a se voltar para o seu pânico, você pode experimentar mais liberdade do que você poderia ter imaginado.

Este artigo foi adaptado de  Calming the Rush of Panic , de Bob Stahl PhD, Wendy Millstine NC.

Por  

VIGE.co/Adobe Stock

 

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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