Como você sabe quando é um bom momento para meditar? Você sempre terá outras coisas para fazer, e você nem sempre se sente particularmente inspirado a meditar. Para que ele seja efetivo, a meditação tem que ser um compromisso que você mantém e não é algo que você faz quando sente vontade. E, no entanto, alguns pontos durante o dia em que você obteria mais benefícios do trabalho que a meditação, porque você está limpando itens da paisagem mental que iria interromper sua paz mental. E há o negócio habitual da vida: reuniões, relatórios, aulas e similares, que não se qualificam como distrações e nem sempre podem ser negociados. Então, você precisa ser flexível e trabalhar em tempos difíceis. Aqui estão 6 dicas para encontrar tempo para meditar:

  1. Agende suas meditações. A meditação programada pode parecer um pouco não romântica, um pequeno tipo-A, um pouco anal-retentivo. Mas programar algo significa que é importante. Escrever algo para baixo , especialmente escrever à mão em uma folha de papel, tem um efeito poderoso na memória. Ao escrever um cronograma para sua meditação, você compromete-se com essa consulta. Você também diz para si mesmo que você valoriza seu próprio bem-estar o suficiente para levar tempo durante o dia para você.
  2. Escolha um tempo com poucas distrações. O melhor momento para meditar é a primeira coisa da manhã, antes de ter tido a chance de ficar muito imerso nas atividades do dia, então você não precisa se afastar do seu trabalho. Depois do pôr-do-sol é outro bom momento para meditar, especialmente se você realizou o que você definiu durante o dia e sente-se como se você pudesse legítimamente chamá-lo para o trabalho para o dia. Qualquer mais tarde ou mais cedo do que esses dois períodos de tempo, e você provavelmente está dormindo ou com sono. Então, use essas duas janelas se você puder: nem as duas, mas em algum lugar desses períodos, encontre alguns minutos.
  3. Encontre pequenos buracos na sua agenda. Parece ser um requisito cultural para mostrar um espectáculo de ocupação máxima. Mas o dia médio não é uma sólida parede de atividade – é mais como queijo suíço. A chave para encontrar um pouco de tempo pessoal é procurar os pequenos poches de ar. Lembre-se, estamos falando apenas alguns minutos de cada vez. A maioria das pessoas não tem o luxo de grandes blocos de tempo de duas a quatro horas, mas quase todos podem encontrar blocos de um a vinte minutos.
  4. Comprometer-se com o seu horário de meditação . Depois de identificar os melhores momentos para mediar, agendá-los e comprometer-los a escrever. Quando você chega ao horário designado, solte tudo e resolva a meditação. Esteja ciente de que algo vai acontecer que irá tentá-lo a se desviar do plano: você receberá um telefonema, um prazo será alterado, seus e-mails e canais sociais serão repetidos repetidamente.
  5. Break somente para emergências. Discreva entre as verdadeiras emergências que precisam de sua atenção e o miasma de rotina do ruído que deve ser evitado. Talvez você tenha problemas para distinguir entre emergências e ruídos. Pergunte a si mesmo: “Isso pode esperar por alguns minutos? A minha reputação será afetada se eu não atender este direito neste minuto? “Diga ao seu eu obsessivo-compulsivo que você pode voltar a qualquer questão que surgir assim que a meditação acabar. Você pode até ter um melhor controle sobre a questão após a meditação do que antes.
  6. Medite de qualquer maneira. Se você ainda está tendo problemas para deixar ir, medite de qualquer maneira. É melhor meditar enquanto distraído do que não meditar. Se você perdeu uma sessão porque não pode deixar cair o que está fazendo, não se preocupe: apenas volte ao controle na próxima hora indicada. Mas não sinta a necessidade de expiar seus pecados, adicionando o tempo a uma sessão futura: a tentativa de culpa não é produtiva. Não se trata de algum padrão imaginário de perfeição, é sobre o seu próprio desenvolvimento em desenvolvimento.

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O trecho foi adaptado da  Meditação para multitarefas: seu guia para encontrar a paz entre os Pings  (Adams Media, uma divisão da F + W Media, 2011) por David Dillard-Wright, PhD.