Na superfície, essas três pessoas vivem mundos separados:

  • Stefan trabalha como enfermeiro / gerente de enfermagem familiar em uma clínica urbana ocupada no Centro-Oeste americano.
  • Angelique transformou seu talento em design em um negócio próspero usando têxteis reciclados para criar roupas que ela comercializa em todo o sudeste da Ásia.
  • Avery dirige uma grande organização sem fins lucrativos focada em melhorar o acesso a alimentos nutritivos em comunidades pobres do norte da Inglaterra.pessoa com as mãos na mesa de madeira, os punhos apertados de frustração

Sob a superfície, eles estão mais perto do que você pensaria:

  • O sofrimento de Stefan sobre o fim do casamento o distrai, tornando-o menos disponível para seus pacientes e colegas de trabalho.
  • Angelique dificilmente suprime sentimentos de raiva sempre que ela vê mensagens de e-mail de um ex-fornecedor que a está processando.
  • A ansiedade intensa de Avery sobre os próximos cortes no financiamento diminui como interações excessivamente críticas com os membros da equipe.

Em diferentes indústrias, em diferentes continentes, esses três líderes têm isso em comum: sua incapacidade de gerenciar emoções angustiantes prejudica sua eficácia no trabalho. Cada um deles tem falta de autocontrole emocional, uma das doze competências essenciais em nosso modelo de inteligência emocional e social.



O que é autocontrole emocional?

O autocontrole emocional é a habilidade de gerenciar emoções perturbadoras e permanecer efetivo, mesmo em situações estressantes. Observe que eu disse “gerenciar”, o que é diferente da supressão de emoções. Precisamos de nossos sentimentos positivos – é o que torna a vida rica. Mas também precisamos nos permitir o espaço e o tempo para processar emoções difíceis, mas o contexto é importante. Uma coisa é fazê-lo em uma conversa sincera com um bom amigo, e inteiramente outro para liberar sua raiva ou frustração no trabalho. Com autocontrole emocional, você pode gerenciar emoções desestabilizadoras, mantendo-se calmo e desabafado.

Por que o auto-controle emocional é importante?

Para entender a importância do autocontrole emocional, ajuda a saber o que está acontecendo no nosso cérebro quando não temos controle. No meu livro, The Brain and Emotional Intelligence , expliquei:

“A amígdala é o radar do cérebro para ameaça. Nosso cérebro foi projetado como uma ferramenta para a sobrevivência. No plano do cérebro, a amígdala detém uma posição privilegiada. Se a amígdala detecta uma ameaça, em um instante pode assumir o resto do cérebro – particularmente o córtex pré-frontal – e temos o que se chama seqüestro de amígdala.

Durante um seqüestro, não podemos aprender, e confiamos em hábitos superados, maneiras pelas quais nos comportamos uma e outra vez. Não podemos inovar ou ser flexíveis durante um seqüestro.

O seqüestro capta nossa atenção, irradiando-a na ameaça à mão. Se você está no trabalho quando você tem um seqüestro de amígdala, você não pode se concentrar no que o seu trabalho exige – você só pode pensar sobre o que está incomodando você. Nossa memória também se mistura, de modo que nos lembremos mais facilmente do que é relevante para a ameaça, mas não lembro de outras coisas tão bem. Durante um seqüestro, não podemos aprender, e confiamos em hábitos superados, maneiras pelas quais nos comportamos uma e outra vez. Não podemos inovar ou ser flexíveis durante um seqüestro.

… a amígdala muitas vezes cometeu erros … enquanto a amígdala obtém seus dados sobre o que vemos e ouvimos em um único neurônio do olho e da orelha – isso é super-rápido no tempo do cérebro – ele só recebe uma pequena fração dos sinais que esses sentidos recebem. A grande maioria vai para outras partes do cérebro que demoram mais para analisar esses insumos e obter uma leitura mais precisa. A amígdala, ao contrário, obtém uma imagem desleixada e tem que reagir instantaneamente. Muitas vezes cometeu erros, particularmente na vida moderna, onde os “perigos” são simbólicos e não ameaças físicas. Então, reagimos exageradamente de maneiras que muitas vezes nos arrependemos mais tarde “.

O impacto dos líderes aflitos

Pesquisa em todo o mundo e muitas indústrias confirmam a importância dos líderes gerenciando suas emoções. Pesquisadores australianos descobriram que os líderes que gerenciam bem as emoções tiveram resultados comerciais melhores. Outras pesquisas mostram que os funcionários se lembram dos encontros mais viciosamente negativos que tiveram com um chefe. E, após as interações negativas, eles se sentiram desmoralizados e não queriam ter mais nada a ver com aquele chefe.

Como desenvolver auto-controle emocional

Como podemos minimizar os seqüestradores emocionais? Primeiro, precisamos usar outra competência de inteligência emocional , auto-consciência emocional . Isso começa com prestar atenção aos nossos sinais internos – uma aplicação da atenção plena, que nos permite ver nossas emoções destrutivas enquanto começam a construir, não apenas quando nossa amígdala nos seqüestra.

Se você pode reconhecer as sensações familiares de que um seqüestro está começando – seus ombros tensos ou seu estômago churns – é mais fácil para detê-lo.

Se você não percebe que sua amígdala seqüestrou a parte mais racional do seu cérebro, é difícil recuperar o equilíbrio emocional até que o seqüestro execute seu curso. É melhor detê-lo antes que ele fique longe demais. Para acabar com um seqüestro, comece com a atenção plena , monitorando o que está acontecendo em sua mente. Observe “Estou realmente chateado agora” ou “Estou começando a ficar chateado”. Se você pode reconhecer as sensações familiares de que um seqüestro está começando – seus ombros tensos ou seu estômago churns – é mais fácil para detê-lo.

Então, você pode tentar uma abordagem cognitiva: fale-se com isso, motivo com você mesmo. Ou você pode intervir biologicamente. As técnicas de meditação ou relaxamento que acalmam seu corpo e mente – como a respiração profunda do ventre – são muito úteis. Tal como acontece com a atenção plena, estes funcionam melhor durante o seqüestro quando você os praticou regularmente . A menos que esses métodos se tornem um forte hábito da mente, você não pode invocá-los do nada.

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Para mais informações sobre Inteligência emocional no trabalho, explore a conexão entre auto-controle emocional e liderança.