A conexão do intestino-cérebro

Você já teve uma experiência “dolorosa”? Algumas situações fazem você “sentir náuseas”? Você já sentiu “borboletas” no seu estômago? 

Usamos essas expressões por um motivo. O trato gastrointestinal é sensível à emoção. Raiva, ansiedade, tristeza, exaltação – todos esses sentimentos (e outros) podem desencadear sintomas no intestino.

O cérebro tem um efeito direto no estômago. Por exemplo, o próprio pensamento de comer pode liberar os sucos do estômago antes que os alimentos cheguem lá. Essa conexão está em ambos os aspectos. Um intestino problemático pode enviar sinais para o cérebro, assim como um cérebro perturbado pode enviar sinais para o intestino. Portanto, o estômago ou a angústia de uma pessoa pode ser a causa ou o produto de ansiedade, estresse ou depressão. Isso ocorre porque o cérebro eo sistema gastrointestinal (GI) estão intimamente conectados.

Isto é especialmente verdadeiro nos casos em que uma pessoa experimenta uma transtorno gastrointestinal sem causa física óbvia. Para tais distúrbios GI funcionais, é difícil tentar curar um intestino aflito sem considerar o papel do estresse e da emoção.

Estresse e distúrbios  funcionais

Dada a proximidade com que o intestino e o cérebro interagem, torna-se mais fácil entender por que você pode sentir náuseas antes de fazer uma apresentação ou sentir dor intestinal em momentos de estresse. Isso não significa, no entanto, que as condições gastrointestinais funcionais são imaginadas ou “tudo na sua cabeça”. A psicologia combina com fatores físicos para causar dor e outros sintomas intestinais. Fatores psicossociais influenciam a fisiologia real do intestino, bem como os sintomas. Em outras palavras, o estresse (ou depressão ou outros fatores psicológicos) podem afetar o movimento e as contrações do trato GI, piorar a inflamação ou talvez torná-lo mais suscetível à infecção.

Além disso, a pesquisa sugere que algumas pessoas com distúrbios GI funcionais percebem a dor de forma mais acentuada do que outras pessoas, porque seus cérebros não regulam adequadamente os sinais de dor do trato GI. O estresse pode fazer a dor existente parecer ainda pior.

Com base nessas observações, você pode esperar que pelo menos alguns pacientes com condições GI funcionais possam melhorar com a terapia para reduzir o estresse ou tratar ansiedade ou depressão. E com certeza, uma revisão de 13 estudos mostrou que os pacientes que tentaram abordagens com base psicológica apresentaram maior melhora em seus sintomas digestivos em comparação com pacientes que receberam apenas tratamento médico convencional.

O estresse causa seus sintomas?

Os seus problemas no estômago – como azia, cólicas abdominais ou fezes soltas – relacionados ao estresse? Observe esses outros sintomas comuns de estresse e discuta-os com seu médico. Juntos, você pode criar estratégias para ajudá-lo a lidar com os estressores da sua vida e também aliviar seus desconfortos digestivos.

Sintomas físicos

  • Músculos rígidos ou tensos, especialmente no pescoço e nos ombros
  • Dores de cabeça
  • Problemas de sono
  • Tremores ou tremores
  • Perda recente de interesse no sexo
  • Perda de peso ou ganho
  • Inquietação

Sintomas comportamentais

  • Procrastinação
  • Dentes de moagem
  • Dificuldade em completar tarefas de trabalho
  • Mudanças na quantidade de álcool ou alimentos que você consome
  • Levar a fumar ou fumar mais do que o habitual
  • Aumento do desejo de estar ou retirar dos outros
  • Ruminação (fala frequente ou reflexão sobre situações estressantes)

Sintomas emocionais

  • Chorando
  • Sentido abrupto de tensão ou pressão
  • Problemas relaxantes
  • Nervoso
  • Temperamento rápido
  • Depressão
  • Pobre concentração
  • Problemas lembrando coisas
  • Perda de sentido do humor
  • Indecisão

Creatina para força muscular

P.Tem 70 anos e faço exercícios 30 minutos por dia. Ouvi dizer que os suplementos de creatina podem ajudar a desenvolver a força muscular. Existe alguma coisa para isso?

A. A creatina é uma substância natural, encontrada em grande parte no músculo, que é vendida como um suplemento. Há algumas evidências de que pode ajudar os jovens atletas a construir massa muscular e melhorar o desempenho atlético que exige rajadas curtas de atividade muscular, como a corrida. Por essa razão, é proibida por algumas organizações esportivas, mas não por todas.

No entanto, há poucas evidências de que ele pode construir massa muscular ou força em adultos mais velhos. Pequenos estudos sugeriram que poderia ser útil para pessoas com certas doenças mais comuns em idosos, incluindo insuficiência cardíaca e doença de Parkinson.

No meu julgamento, atualmente não há provas convincentes de efeitos adversos das doses recomendadas pelos fabricantes, que normalmente são de 2 a 3 gramas por dia. No entanto, há muito poucos estudos de tamanho e duração suficientes para ter certeza sobre isso. Observe também que a FDA não regula a fabricação de suplementos, como faz medicamentos prescritos. Portanto, mesmo se a própria creatina estiver bem, as outras substâncias usadas para criar um comprimido ou uma cápsula podem conter impurezas.

Eu acho que há pouca evidência de que os suplementos de creatina possam ajudá-lo a construir ou manter a força muscular na sua idade e, devido à falta de regulação dos suplementos, há algum potencial de danos. Eu queria que houvesse informações mais sólidas, mas não existe. Por enquanto, para ser do lado seguro, eu aconselharia contra tomar a creatina.

– Anthony L. Komaroff
Editor-chefe da Harvard Health Letter

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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