Como suas bactérias intestinais podem estar frustrando sua dieta

Como se a mudança de hábitos alimentares não fosse suficientemente difícil, verifica-se que há outros elementos em jogo que retardam as coisas: os micróbios que vivem dentro de nós.

Um novo estudo na revista Cell Host & Microbe oferece algumas pistas sobre por que às vezes o corpo não parece responder às mudanças nos hábitos alimentares da maneira que “deveria”.

Ele descobre que os efeitos de mudar de um típico insalubre A dieta americana para uma dieta baseada em plantas restrita a calorias é diminuída devido aos micróbios teimosos que proliferaram durante nossas formas anteriores (não saudáveis). Mais e mais pesquisas sugeriram que não estamos sozinhos quando se trata de nossa saúde. E o novo estudo agrega peso a essa idéia de que as escolhas alimentares que fazemos são complicadas pelos trilhões de micróbios que vivem dentro de nós.

O time da Universidade de Washington em St. Louis tomou amostras fecais de pessoas que comeram alimentos típicos alimentados com dieta americana, grandes quantidades de proteína animal e menos frutas e vegetais – e daqueles que comeram uma dieta baseada em calorias, com base em plantas. As pessoas do último grupo tinham matrizes de bactérias muito mais diversas, algumas das quais são conhecidas por estarem ligadas a uma melhor saúde.

A equipe inoculou ratos sem micróbios com um ou outro tipo de amostra, de modo que suas tripas fossem colonizadas pelos respectivos sortidos de micróbios. Então eles alimentaram os ratos um ou o outro tipo de dieta – isto é, dietas que combinavam ou se opunham ao tipo de cultura bacteriana que eles haviam recebido.

Descobriu-se que os ratos cujos intestinos foram colonizados com uma dieta americana também não responderam com uma dieta vegetal. Suas bactérias intestinais mudaram nessa direção, mas foi mais lento fazê-lo, o que sugere que uma alimentação saudável não pode imediatamente reformular uma maquiagem bacteriana menos saudável.

Houve outra descoberta bizarra: quando os pesquisadores compararam camundongos uns com os outros (habitando um mouse com intestino com dieta americana com um com intestino com dieta vegetal), isso realmente ajudou as coisas um pouco. Houve troca suficiente de bactérias através do contato que a coragem dos ratos da dieta americana mudou mais rapidamente – o que pode sugerir que nós (se formos como camundongos dessa maneira) também podem ser afetados pelos micróbios dos que nos rodeiam.

“Os seres humanos derramam continuamente microrganismos; uma imagem vívida e validada experimentalmente é que cada indivíduo está literalmente rodeado por uma nuvem de seus micróbios “, escrevem. Ainda assim, como os resultados do estudo atual se aplicam aos seres humanos é uma questão que precisará ser abordada mais diretamente no trabalho futuro.

Outras pesquisas certamente mostraram que as mudanças na dieta podem ter efeitos profundos nas bactérias intestinais e na nossa saúde. No ano passado, um estudo fez com que as pessoas troquem dietas por apenas duas semanas (de americano para vegetal e vice-versa), e registrou mudanças notáveis ​​em seus microbiomas e até mesmo no risco de câncer de cólon.

E a pesquisa anterior da equipe atual, liderada por Jeffrey Gordon, mostrou que a maquiagem dos micróbios intestinais pode afetar o peso: os ratos que receberam bactérias intestinais de humanos obesos ganharam peso, mesmo com a ingestão de ratos com baixo teor de gordura. Outros estudos nos últimos anos relacionaram os micróbios intestinais com tudo, desde o risco de doença cardíaca até a depressão.

“Nós temos uma apreciação crescente de como o valor nutricional e os efeitos das dietas são impactados pela microbiota de um consumidor”, disse Gordon em um comunicado. “Esperamos que os micróbios identificados usando abordagens como as descritas neste estudo possam ser usados ​​um dia como probióticos da próxima geração”.

Isto é tudo para dizer que, por causa dos micróbios que vivem em nós, o que consumimos não é tão direto. O intestino é um sistema desconcertantemente complicado e é claro a partir da pesquisa que somos muito mais do que o que comemos.

Enquanto os pesquisadores estão descobrindo, comer uma dieta baseada em plantas fornece benefícios bem ilustrados tanto para você quanto para seus micróbios. Não se preocupe muito se comer mais saudável não tem um efeito imediato sobre o seu peso.

Você pode ter mudado sua dieta para melhor, mas pode levar algum tempo para os micróbios dentro de você para recuperar o atraso.