Sintomas de Deficiência de Magnésio – O Que Você Precisa Saber

Se você é como a maioria dos americanos, seu consumo de magnésio na dieta é subóptimo. Estatísticas recentes revelam que cerca de 75% dos americanos estão consumindo menos do que o diário recomendado (RDA) de magnésio (ver tabela abaixo). Nova pesquisa é deixar claro que isso é absolutamente motivo de preocupação .

Subsídios Dietéticos Recomendados (RDAs) para Magnesium

Fonte: Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA O papel central do magnésio na facilitação da função de mais de 300 enzimas críticas classifica o mineral entre os oligoelementos mais importantes na dieta humana. Essas enzimas desempenham um papel importante na regulação das nossas funções metabólicas do dia-a-dia, que influenciam tudo de como nosso corpo fabrica DNA, RNA e proteína, a como nossas células derivam e geram energia dos alimentos que comemos. O mineral é extremamente importante para o desenvolvimento estrutural e manutenção de ossos saudáveis, e até mesmo desempenha um papel na produção de glutationa, um produto químico que tem sido chamado de mestre antioxidante do corpo. Como um dos minerais mais abundantes no corpo humano, não é de admirar que os sintomas de baixos níveis de magnésio estejam correlacionados com tantas questões relacionadas à saúde que afetam todos os principais sistemas do corpo. Basta olhar para esta lista!

Sintomas de deficiência de magnésio

  • Irritabilidade
  • Ansiedade
  • Letargia
  • Fadiga
  • Problemas de memória
  • Anorexia
  • Perda de apetite
  • Náusea
  • Vômito
  • Convulsões
  • Fraqueza muscular
  • Cãibras musculares
  • Tremores
  • Vertigem
  • Dificuldade de deglutição
  • Batimentos cardíacos irregulares ou rápidos

Condições Clínicas de Deficiência de Magnésio

Embora seja verdade que as técnicas modernas de fabricação de fábricas estão inibindo a nossa capacidade de consumir a quantidade diária recomendada de magnésio cultivando culturas em solo de magnésio, a boa notícia é que você pode aumentar a absorção e o uso de magnésio do seu corpo ao reduzir a ingestão de álcool e junk foods (algo que você já deveria estar fazendo de qualquer maneira). Além disso, e o que pode ser uma surpresa para muitos, é que muitos dos medicamentos prescritos mais amplamente utilizados e medicamentos de balcão esgotam o corpo do nutriente crítico. Mais uma vez, veja quão abrangente e expansiva é essa lista!

Drogas que empobrecem o magnésio

Drogas de bloqueio ácido:

  • Cimetidina (Tagamet)
  • Esomeprazole (Nexium)
  • Famotidina (Pepcid)
  • Nizatidina (Axid)
  • Omeprazole (Prilosec OTC)
  • Pantoprazole (Protonix)
  • Ranitidina (Zantac)
  • Rabeprazole (Aciphex)

Antiácidos:

  • Hidróxido de alumínio e magnésio (Maalox, Mylanta)
  • Hidróxido de alumínio (Amphojel, AlternaGEL)
  • Carbonato de cálcio (Tums, Rolaids)
  • Hidróxido de magnésio (leite de magnésia de Phillips)
  • Bicarbonato de sódio (Alka-Seltzer)

Corticosteróides:

  • Betametasona (Diproleno, Valisone, Luxiq)
  • Hydrocortisone (Cortef)
  • Metilprednisolona (Medrol)
  • Prednisolona (Pediapred Liquid)
  • Prednisona (Deltasone)
  • Flunisolide (Nasarel, Nasalide)
  • Futicasona (Flonase)
  • Triamcinolone (Azmacort)

Antibióticos:

  • Amoxicilina (Amoxil)
  • Azitromicina (Z-Pak)
  • Cefaclor (Ceclor)
  • Cefdinir (Omnicef)
  • Ciprofoxacina (Cipro)
  • Claritromicina (Biaxin)
  • Doxiciclina (Doryx)
  • Eritromicina (EES)
  • Levofoxacina (Levaquin)
  • Minociclina (Minocin)
  • Sulfametoxazol / trimetoprim (Bactrim, Septra)
  • Tetraciclina (Sumicina)

Drogas da pressão arterial:

  • Hydralazine
  • Ácido etiacínico (Edecrin)
  • Enalapril e HCTZ (Vaseretic)
  • Valsartan e HCTZ (Diovan HCT)  
  • Bumetanida (Bumex)
  • Furosemida (Lasix)
  • Hidroclorotiazida (HCTZ)
  • Torsemide (Demadex)
  • Candesartan e HCTZ (Atacand HCT)
  • Clorotiazida (Diuril)
  • Cloralidona (Hygroton)
  • Methyclothiazide
  • Metolazona (Zaroxolyn)

Medicamentos do coração:

  • Digoxina

Hormonas:

  • Estradiol (Activella, Climara, Combipatch, Estrace, Estraderm)
  • Estrógeno (Premphase, Prempro, Estratab)
  • Estropipato (Ogen)

Contraceptivos orais:

  • Ethinyl Estradiol e Desogestrel
  • Ethinyl Estradiol e Levonorgestrel
  • Ethinyl Estradiol e Norethindrone
  • Ethinyl Estradiol e Norgestimate

Drogas do TDAH:

  • Metilfenidato (Metadato, Ritalina, Concerta)

Como testar a deficiência de magnésio

Se você está tomando algum dos medicamentos acima mencionados, você corre o risco ainda maior de ser deficiente em magnésio. É uma boa idéia discutir essa possibilidade com seu profissional de saúde. Um exame de sangue simples é tudo o que é necessário para determinar o seu nível de magnésio, mas você precisa ter certeza de que é o teste certo.

O exame de sangue geralmente realizado nos consultórios médicos mede os níveis séricos de magnésio. Infelizmente, este método não fornece a melhor informação sobre  os níveis intracelulares de magnésio. Em outras palavras, o teste não mede eficientemente o nível de magnésio dentro da célula onde 99% do magnésio no corpo é encontrado! A boa notícia é que muitos laboratórios agora oferecem um teste de “nível de magnésio de eritrócitos” ou “teste de sangue de sangue vermelho de magnésio”. Esses testes fornecem muito mais informações sobre seus níveis de magnésio e estão disponíveis a partir de laboratórios em todo o país.

Como reconstituir este valioso nutriente

Obter suficiente magnésio em seu corpo, tanto por dieta quanto por suplementação, oferece uma ampla gama de benefícios e é mais importante do que muitos percebem. Além de ajudar a reduzir os sintomas e as condições clínicas listadas acima, este “mineral de relaxamento” também pode melhorar o sono , aliviar o estresse, aumentar a energia e melhorar o humor.

O magnésio no corpo funciona em conjunto com outras vitaminas e minerais, de modo que uma dieta saudável é fundamental para aumentar os níveis de magnésio. Vegetais verdes, feijões, nozes e sementes verdes escuros são todas ótimas fontes de magnésio que são facilmente absorvidas pelo nosso corpo. Aqui está uma lista de alguns dos meus alimentos favoritos em magnésio que são fáceis de incorporar na sua lista de compras:

  • Amêndoas
  • Espinafre
  • Castanha de caju
  • Sementes de abóbora
  • Abacates
  • Iogurte cultivado
  • Salmão

Como escolher um suplemento de magnésio

Mas, novamente, tenha em mente que, porque grande parte da nossa comida é cultivada em solo de magnésio, eles podem não ser tão rico em magnésio como anunciado! Dito isto, você quase sempre pode  restabelecer um nível de magnésio saudável, tomando um suplemento de magnésio. Eu recomendaria suplementação se você não estiver obtendo suficiente magnésio a partir de fontes naturais através de sua dieta ou estiver em um risco aumentado por causa de qualquer um dos medicamentos listados acima. Ao escolher um suplemento de magnésio, tenha em mente que os sais de magnésio  , como sulfato de magnésio, óxido de magnésio, cloreto de magnésio e citrato de magnésio, geralmente apresentam efeitos colaterais gastrointestinais indesejados. QueladoO magnésio, que é o magnésio ligado a um aminoácido, é menos propenso a provocar náuseas, inchaço ou diarréia. Os suplementos de magnésio quelatados incluem aspartato de magnésio, arginato de magnésio e lactato de magnésio. Os suplementos de magnésio estão disponíveis agora em uma forma chelada a alimentos inteiros (proteína de ervilha).

Saiba mais sobre o magnésio visitando nossa nova página de foco de magnésio.

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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