Inflamação cerebral pode ser a causa da sua depressão

A inflamação crônica do cérebro pode estar ligada à depressão e a outros problemas cognitivos e de saúde mental. Alterações anti-inflamatórias específicas do estilo de vida podem ajudar.

A inflamação é a primeira linha de defesa do seu corpo contra infecções e lesões.

Esse processo normalmente desliga após a cicatrização ocorrer.

Mas problemas podem surgir quando o processo de inflamação fica preso “ligado” e não sabe quando parar.

Então a inflamação pode ligar seu corpo, atacar células saudáveis, vasos sanguíneos e tecidos em vez de protegê-los.

Isso é chamado de inflamação crônica  ou sistêmica .

Você pode desenvolver inflamação crônica em qualquer parte do corpo – incluindo o cérebro.

Ao contrário da inflamação de uma lesão ou artrite, inflamação cerebral não causa dor, uma vez que o cérebro não tem receptores de dor.

Mas isso não significa que não está lá, causando danos ocultos ao seu órgão mais vital.

Sintomas de inflamação crônica do cérebro

Enquanto a inflamação aguda é desencadeada por lesões ou agentes patogênicos, a inflamação crônica é em grande parte causada por hábitos de vida pouco saudáveis ​​que continuam a alimentar a resposta da inflamação muito depois que ela deixou de ser útil na cura.

Perturbações relacionadas à inflamaçãoA inflamação crônica pode levar a todos os tipos de problemas aparentemente não relacionados, incluindo alergias, asma, doenças autoimunes, infecções crônicas, colite, dermatite, sinusite, artrite e qualquer outra condição de saúde que termine em “itis”.

Foi apelidado de assassino silencioso, uma vez que contribui para sete das dez principais causas de morte. ( 1 )

A inflamação encerra a produção de energia nas células cerebrais, causando cansaço mental e abrandando o disparo de neurônios.

Isso pode levar a sintomas como neblina cerebral, falta de clareza mental, TDAH, ansiedade, depressão, perda de memória e processamento mental lento, bem como doenças neurológicas graves, como AVC e doença de Alzheimer. ( 2 )

Há uma crescente evidência de que também causa depressão.

Alguns especialistas acreditam que a depressão pode não ser uma doença, mas sim um sintoma de inflamação.

Inflamação crônica: uma causa surpreendente de depressão

A comunidade médica considera, em grande parte, que a depressão é causada por baixos níveis de substâncias químicas cerebrais “sensíveis”, geralmente serotonina e às vezes dopamina.

Mas isso é apenas uma teoria – embora seja muito mantida!

Milhões de pessoas são prescritos antidepressivos com base nesse modelo químico cerebral de depressão.

No entanto, eles trabalham em menos da metade daqueles que os levam, tornando-os mais eficazes do que um placebo.

Há outra teoria que sustenta que a inflamação cerebral é a principal causa da depressão.

Isso é chamado de modelo de depressão da citocina .

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Esta teoria não é nova, mas foi ofuscada pela teoria do desequilíbrio do neurotransmissor da depressão.

As citocinas são mensageiros do sistema imunológico.

Alguns inflamam a inflamação enquanto outros o alimentam.

Sabe-se desde a década de 1980 que as citocinas inflamatórias ativam a inflamação no cérebro, destruindo o tecido e alterando a função cerebral. ( 3 )

inflamação do cérebroEles contribuem para a letargia grave, memória e atenção prejudicadas, respostas retardadas, anorexia, falta de interesse, irritabilidade, depressão, ansiedade, perda de memória, incapacidade de foco, esquizofrenia, transtorno bipolar e aumento do risco de suicídio. ( 4 ,  5 , 6 )

Os antidepressivos mais populares, os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), pensam que funcionam ao aumentar os níveis de serotonina, mas há evidências de que podem ser antiinflamatórios.

Ironicamente, podem ser suas propriedades anti-inflamatórias – e não sua capacidade de aumentar a serotonina – que, em última análise, acaba por ser o verdadeiro motivo pelo qual estas drogas funcionam para muitos. ( 7 , 8 )

O sistema imunológico do seu cérebro

Um fato pouco conhecido sobre o cérebro é que ele tem seu próprio sistema imunológico.

As microglias são células imunes no cérebro que são a primeira e principal linha de defesa do sistema nervoso central. ( 9 )

O trabalho deles é proteger o cérebro e a medula espinhal dos agentes patogênicos e eliminar os detritos metabólicos, como as placas beta amilóides encontradas nos cérebros dos pacientes com Alzheimer.

Por peso, o cérebro é composto de 50% de células de microglia.

Uma vez que uma célula de microglia é ativada, cria inflamação durante o resto da vida útil.

Essas células não têm nenhuma opção “on” ou “off”.

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Além disso, eles causam um efeito dominó de inflamação adicional estimulando outras microglias a se tornarem ativas.

Existem muitos fatores de saúde e estilo de vida que aumentam o risco de ativar sua microglia para produzir inflamação cerebral:

  • dieta rica em carboidratos
  • diabetes
  • falta de exercício
  • estresse crônico
  • doença cardíaca
  • asma
  • Trauma na cabeça
  • glúten (para aqueles com sensibilidade ao glúten)
  • abuso de substâncias
  • exposição a toxinas ambientais
  • exposição a perfumes e outros produtos químicos inalantes
  • desordens digestivas
  • deficiência de vitamina B
  • inflamação sistêmica
  • barreira hematoencefálica comprometida

De acordo com o Dr. Datis Kharrazian, autor de Why Is not My Brain Working? , uma barreira hematoencefálica comprometida é um dos maiores fatores de risco para a inflamação cerebral.

A barreira hematoencefálica é uma malha finamente tecida de células especializadas e vasos sanguíneos que estão lá para manter substâncias estranhas fora do cérebro.

Mas pode ficar danificado, o que o torna “vazado”.

Isto permite a entrada de toxinas e agentes patogénicos que, por sua vez, ativa a microglia para produzir inflamação.

Esta permeabilidade à barreira também permite a inflamação que se origina em outro lugar do corpo para entrar no cérebro e iniciar a resposta da inflamação lá.

Maneiras naturais de controlar a inflamação cerebral

A inflamação não é um estado de tudo ou nada, mas um continuum.

Você não poderá se livrar de toda a inflamação nem deve tentar porque uma atividade inflamatória é essencial.

Mas você não quer minimizar a inflamação, uma vez que ficou fora de controle e seus efeitos tornaram-se contraproducente.

Aqui estão as melhores maneiras naturais de controlar a inflamação crônica.

Coma uma dieta anti-inflamatória

Os alimentos que você come podem aumentar ou diminuir a inflamação.

Veja como comer mais alimentos antiinflamatórios e minimizar os pró-inflamatórios.

Dê ao seu cérebro uma mudança de óleo

Uma das mudanças dietéticas mais simples que você pode fazer é reduzir os ácidos graxos pro-inflamatórios omega-6 encontrados em óleos vegetais, como óleo de canola, soja, milho e açafrão. ( 10 )

Mude para o óleo de azeite virgem extra e óleo de coco orgânico que contenham propriedades anti-inflamatórias em vez disso. ( 11 ,  12 )

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Aumente os ácidos gordurosos anti-inflamatórios ômega-3 comendo água fria, peixes gordurosos como o salmão, a cavala e as sardinhas.

Fique com peixes selvagens capturados que tenham mais gorduras omega-3 do que cultivadas. ( 13 )

Escolha também alimentos, pastagens e ovos alimentados com pastagem, alimentados com grãos, pois estes contém mais gorduras ômega-3 e menos ácidos graxos inflamatórios omega-6 do que os seus homólogos produzidos em massa. ( 14 )

Elimine os carboidratos processados ​​que contenham açúcar e trigo

O consumo de açúcar branco não só aumenta a inflamação do cérebro, interfere na comunicação das células cerebrais, retarda o pensamento e eventualmente causa danos e morte às células cerebrais. ( 15 )

Os níveis crônicos de glicemia no sangue estão ligados à doença de Alzheimer, que alguns especialistas acreditam ser um tipo de diabetes do cérebro. ( 16 )

Em vez de açúcar, use mel com moderação, pois  é antiinflamatório, antibiótico, antiviral e anti-séptico.

E ao contrário do açúcar branco, contém algumas vitaminas, minerais e antioxidantes. ( 17 )

Os produtos de trigo em sua dieta podem prejudicar seu cérebro de várias maneiras.

Se você estiver entre os milhões com uma sensibilidade ao glúten, eliminar o trigo é essencial para reduzir a inflamação em seu intestino e seu cérebro.

Mas mesmo se você acha que não tem problema com o glúten, você ainda deve minimizar o consumo de trigo.

Aqui está o porquê. Pode surpreendê-lo saber que o índice de índice glicêmico do trigo, mesmo o trigo integral, é tão alto como o do açúcar branco. ( 18 )

Duas fatias de torrada de trigo integral aumentam os níveis de açúcar no sangue, tanto quanto comendo uma barra de chocolate Snickers. ( 19 )

Lembre-se de que não há nada “grão integral” sobre trigo integral a menos que você esteja comendo bagas de trigo não processadas.

Maximize sua vida com pilhas naturais

Nós observamos uma empresa de suplementos chamada Natural Stacks nos últimos 6 meses. Lendo seu blog e e-mails, percebendo o que são.

Agora estamos confiantes em recomendá-los de todo o coração.

Eles têm uma filosofia transparente e rigorosa que resulta em suplementos de ponta para melhorar sua vida.

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Coma e beba flavonóis antiinflamatórios

Os flavonóis são um grupo de compostos anti-inflamatórios encontrados nas plantas.

Felizmente, adicionar mais flavonóis à sua dieta não será uma dificuldade!

Eles são encontrados em abundância em alguns dos alimentos e bebidas favoritas do mundo – chocolate, bagas, chá, café, cerveja e vinho. ( 20 )

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Os chás de todos os tipos são antiinflamatórios, mas o chá verde é um destaque, uma vez que é alto em um composto anti-inflamatório exclusivo conhecido como EGCG (galato de epigalocatequina). ( 21 )

O EGCG passa facilmente pela barreira hematoencefálica para proteger as células cerebrais dos danos.

Uma fonte ainda melhor de EGCG é o chá de matcha , “primo”, do chá verde .

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O vinho tinto é uma parte importante da dieta mediterrânea, que pode ser a dieta mais saudável de todos.

O vinho tinto é protetor contra a inflamação crônica, doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes.

Seus benefícios de saúde são em grande parte atribuídos ao resveratrol, um polifenol que mostra promessa de promover a saúde do coração, a saúde do cérebro e a longevidade. ( 22 )

Praticamente todas as especiarias e ervas são anti-inflamatórias, por isso, certifique-se de incluir abundância na sua dieta. ( 23 )

O gengibre, a açafrão e o alecrim estão entre os melhores para melhorar a saúde e a função do cérebro.

Tome suplementos antiinflamatórios

Você pode não ser capaz de transformar a onda de inflamação com a dieta sozinha, mas, felizmente, existem vários excelentes suplementos anti-inflamatórios naturais que podem ajudar.

Aqui estão alguns que possuem propriedades significativas de aumento de cérebro também.

Devido ao seu teor de ômega-3, o óleo de peixe é um dos suplementos mais populares para acalmar o fogo da inflamação.

A suplementação de óleo de peixe tem um recorde impressionante para melhorar as funções cerebrais de todos os tipos – humor, memória, cognição e bem-estar mental. ( 24 ,  25 )

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O óleo de krill pode ser uma opção superior para o óleo de peixe.

Provém de pequenos crustáceos que também contêm astaxantina, um dos mais potentes antioxidantes conhecidos. ( 26 )

A curcumina é um composto encontrado principalmente na açafrão de especiarias ( Curcuma longa).

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Além de ser antiinflamatório, a curcumin possui propriedades naturais antioxidantes, antivirais, antibacterianas, antifúngicas e anticancerígenas. ( 27 )

A acetil l-carnitina é uma forma mais biodisponível do aminoácido l-carnitina.

Tem fortes efeitos antienvelhecimento no cérebro e pode melhorar a clareza mental, alerta, velocidade de processamento, foco, humor e memória. ( 28 )

A vinpocetina é um composto sintético derivado da planta da pervinca ( Vinca menor ).

Aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e equilibra os neurotransmissores para melhorar a memória, supera a neblina cerebral, aumenta a clareza mental e protege o cérebro contra o envelhecimento. ( 29 )

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O ginseng asiático ( Panax ginseng ) é uma antiga erva que tem sido usada há milhares de anos para aumentar a resistência física, melhorar o humor, aumentar a libido e promover a longevidade. ( 30 )

Também é útil para tratar ansiedade e depressão. ( 31 )

Outros ajustes anti-inflamatórios do estilo de vida

Além de alimentos e suplementos, há muitos aspectos de um estilo de vida saudável que pode reduzir a inflamação.

Dormir adequadamente pode manter a inflamação crônica na baía. ( 32 )

Reduzir a exposição à luz artificial durante a noite ajudará você a dormir melhor, permitindo que seu corpo produza melatonina.

A melatonina é mais conhecida como o hormônio natural do sono do corpo, mas também é um antiinflamatório potente que é especialmente protetor do cérebro.

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Obter 20-30 minutos por dia de exercício físico reduz a inflamação. ( 33 )

Curiosamente, o exercício moderado é realmente melhor que um exercício extenuante que pode aumentar a inflamação.

O estresse aumenta as citocinas inflamatórias. ( 34 )

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De todas as técnicas de redução do estresse, a meditação consciente tem ciência para respaldar seus efeitos anti-inflamatórios.

Até se mostrou alterar a expressão de genes, reduzindo assim a atividade inflamatória. ( 35 , 36 )

Inflamação cerebral: a linha inferior

A inflamação é uma resposta necessária para lesões e patógenos, mas pode ficar fora de controle, tornando-se crônica.

A inflamação crônica pode ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo o cérebro.

A inflamação crônica do cérebro pode ser responsável por uma série de problemas relacionados ao cérebro, incluindo depressão.

Adotar um estilo de vida anti-inflamatório saudável – fazer mudanças positivas nos níveis de dieta e suplementação, sono, exercício e estresse – ajudará a desligar a resposta inflamatória no cérebro.

Por 

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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