Bacterias intestinais protegem sua saúde mental. Saiba como proteger seu microbioma

Use bactérias intestinais para se proteger contra a ansiedade, a depressão, a obesidade e uma série de outros problemas de saúde mental.

Você já sabe que os estados emocionais têm conseqüências gastrointestinais: o estresse causa dor no estômago , sente mariposas no estômago antes de um discurso público … – mas você sabia que os desequilíbrios das bactérias intestinais também podem prejudicar sua saúde mental?

100 trilhões de bactérias chamam seu intestino para casa; Você está carregando aproximadamente 5 quilos de bactérias, vírus e outras eucariotas agora mesmo! 1 Estes micróbios desempenham papéis essenciais em nosso corpo. Mantenha um bom equilíbrio de bactérias intestinais benéficas e você proteja a saúde e o bem-estar. Deixe as bactérias escorrer de equilíbrio e você coloca sua saúde física e mental em risco.

Leia mais para saber mais sobre …

• Os papéis que as bactérias desempenham no intestino
  • Pesquisa que apóia a influência das bactérias intestinais sobre ansiedade, depressão e controle de peso
  • Doenças e condições associadas aos desequilíbrios das bactérias intestinais
  • Como promover níveis saudáveis ​​de bactérias intestinais

O que as bactérias intestinais fazem

Seu intestino (seu trato digestivo) é essencialmente um longo tubo que começa na parte de trás da boca e continua até o estômago, intestino delgado e para o cólon e o ânus.

• Seu intestino é o único órgão que tem seu próprio sistema nervoso (com mais de 100 milhões de neurônios que residem nas paredes do órgão).
  • Você começa como um recém-nascido com um intestino estéril. Às 2 a 4 anos, você tem 100 trilhões de bactérias no intestino. Todos têm uma mistura única de diferentes populações de bactérias. Esta mistura é influenciada por onde você mora, o que você come, sua genética, suas experiências como bebê e outros fatores ambientais
  • As bactérias intestinais desempenham um papel essencial no fabrico deneurotransmissores – como 95% da serotonina do cérebro . (A serotonina é um importante mensageiro no cérebro e no trato gastrointestinal. Significativamente, as crianças que não têm certos tipos de bactérias intestinais no início do desenvolvimento nunca vai produzir mais serotonina, mesmo na idade adulta, como crianças com mais diversificadas microflora.) 2
  • As bactérias Gut ajudam na digestão e no metabolismo dos alimentos. Eles extraem vitaminas e mantêm a parede intestinal – e, uma vez que as bactérias benéficas colonizam o intestino, repelem os agentes patogênicos que, de outra forma, estabeleceriam um ponto de apoio. Eles fazem isso ao otimizar o pH e os “invasores” fora de competição para os nutrientes.
  • Bactérias intestinais se comunicam com células dendríticas do sistema imunológico para acelerar a resposta a germes nocivos 34

Somos compostos de 30 000 genes humanos e carregamos aproximadamente 3 milhões de genes bacterianos. Diante disso, é de admirar que as bactérias tenham tanta influência em tantos sistemas do corpo, incluindo a cognição e a regulação emocional? 5

Pesquisa: Influência das Bacterias Gutas na Ansiedade

Comportamento transformador com bactérias

Usando ratos, cientistas da McMaster University, em Ontário, demonstraram que alterar os níveis de bactérias intestinais com antibióticos altera os comportamentos e os níveis de ansiedade. 6

Após os antibióticos e a interrupção bacteriana do intestino, os ratos que normalmente eram cautelosos tornaram-se aventurosos e menos propensos a ansiedade. Ou, em outro experimento, os pesquisadores demonstraram que, ao injetar ratos normalmente ativos com bactérias de camundongos mais passivos, eles transformaram os camundongos ativos em criaturas tímidas.

Os pesquisadores concluem que a alteração da microflora intestinal com antibióticos ou dieta pode causar alterações emocionais ou comportamentais; eles sugerem pesquisas sobre o uso de probióticos como tratamentos para transtornos comportamentais.

UCLA Yogurt Study

Pesquisadores da UCLA dizem que comer iogurte probiótico duas vezes por dia por um mês altera a resposta do cérebro a estímulos ameaçadores e induz mudanças estruturais na reatividade amortecedora do córtex em áreas do cérebro que causam espinhos emocionais em resposta a sensações corporais.

Comparado com indivíduos que não comeram iogurte probiótico, sujeitos com um mês de iogurte probiótico duas vezes por dia:

• Mostrou uma menor resposta neural-emocional a imagens de rostos ameaçadores – particularmente em áreas do cérebro que processam e integram sensações corporais em reações emocionais e cognitivas.
  • Tinha aumentado as conexões dentro das áreas cognitivas do córtex pré-frontal

ENTÃO, SE UMA PONTADA EM SEU INTESTINO PIQUE SUA ANSIEDADE, VOCÊ PODE QUERER CONSIDERAR ADICIONAR UM PAR DE IOGURTES PROBIÓTICOS POR DIA. 7

Estudo de ansiedade crônica de fadiga

Os indivíduos com síndrome de fadiga crônica receberam suplementos de probióticos ou um placebo por 2 meses. Após 2 meses, aqueles que receberam os probióticos reduziram significativamente os escores de ansiedade, conforme medido pelo Inventário Beck Anxiety . 8

Pesquisa: Influência das Bacterias Gutas na Depressão

Déficit bacteriano da vida precoce criam déficits de serotonina ao longo da vida

As bactérias intestinais desempenham um papel essencial na produção de serotonina e os baixos níveis de serotonina estão associados a um aumento do risco de depressão . Em um experimento de modelo animal, pesquisadores irlandeses descobriram que camundongos que não possuíam certas bactérias intestinais durante a infância nunca desenvolveram níveis normais de serotonina, mesmo quando foram colonizados com bactérias essenciais mais tarde na vida. Um déficit bacteriano no início da vida causou um déficit de serotonina irreversível até a idade adulta. 9

Pesquisa: O papel das bactérias intestinais no controle de peso

Não está convencido de que as bactérias intestinais desempenham um papel importante na obesidade ? Em seguida, considere isso – dê uma amostra de suas bactérias intestinais aos cientistas no Centro de Pesquisa Biotecnológica da Universidade da Flórida e eles preverão sua obesidade ou maquiagem com 90% de precisão. 10

Estudo de obesidade dinamarquesa

Em um estudo de pessoas obesas e não obesas na Dinamarca, as pessoas obesas apresentaram menos diversidade bacteriana intestinal do que pessoas saudáveis ​​- e ao longo do período de estudo de 9 anos, as pessoas com a menor diversidade bacteriana ganharam o maior peso. 11

A mudança de bactérias leva ao ganho de peso

Em um modelo de modelo animal, os ratos colonizados com bactérias de um mouse obeso ganharam peso mais rapidamente do que os ratos colonizados com bactérias de um mouse magro. 12

Como as bactérias intestinais mudam a função cerebral?

Os pesquisadores ainda não sabem exatamente como as bactérias intestinais influenciam nossos modos, mas eles têm certeza de que o nervo vago – uma linha nervosa que envia informações do intestino para o cérebro – serve como um caminho chave de influência.

Experiência no Nervo Vagus

1. Os ratos alimentados com uma dieta com comprimidos de lactobacillus tornaram-se mais aventureiros e sofreram menos com o estresse. Eles também se tornaram mais sensíveis ao GABA neuroquímico (um produto químico que também é alvo de medicamentos como Xanax).
  2. No entanto, quando os cientistas cortaram o nervo vago, alimentar o lactobacilo com os ratos já não causou alterações nos sistemas de estresse, ansiedade ou GABA. 13

As bactérias intestinais também podem causar a liberação de mensageiros químicos do intestino para a corrente sanguínea e eventualmente no cérebro.

O que é a disbiose intestinal?

Disbiose – A condição de ter um microbioma desequilibrado; Muitas bactérias nocivas e não bactérias benéficas suficientes. 14

Um desequilíbrio no intestino prejudica bactérias benéficas. Uma vez que as bactérias benéficas desempenham papéis essenciais na digestão, no funcionamento do sistema imunológico e até mesmo na saúde mental, isso pode levar a graves condições de saúde, como

• Obesidade e outros distúrbios metabólicos
  • Distúrbios imunológicos
  • Diabetes tipo 2
  • Endotoxemia
  • Doença inflamatória intestinal (IBS)
  • Doença hepática existente agravada
  • Alergias a comida
  • Diminuição da saúde mental

Como proteger bactérias intestinais saudáveis

100 trilhões de bactérias intestinais vivem e trabalham em um sistema digestivo médio. Eles desempenham papéis importantes e, quando são desequilibrados, temos doenças e problemas de saúde mental.

Diante disso, faz sentido tentar proteger o nosso microbioma – para incentivar um bom equilíbrio de bactérias benéficas. Aqui estão algumas dicas gerais sobre a manutenção de uma boa saúde bacteriana:

• Evite o uso desnecessário de antibióticos e limite o uso de antibióticos em cursos curtos, sempre que possível
  • Incentive as bactérias benéficas com uma dieta alta em probióticos e pré-antibióticos
  • Evite parasitas intestinais e, se expostos, sejam tratados prontamente
  • Seja cauteloso com drogas GERD como inibidores da bomba de prótons que reduzem drasticamente o pH do estômago. Esta alteração no pH pode levar a uma mudança dramática na flora intestinal e, em alguns casos, ao crescimento de bactérias nocivas à custa de bactérias benéficas mais acostumadas aos níveis normais de pH do estômago. 15
  • Evite o estresse excessivo – pesquisas com animais mostram que longos períodos de estresse levam a declínios substanciais em certas bactérias benéficas. 16
  • Amamentar filhos infantis
  • Cuidado com a higiene excessiva e deixe as crianças pequenas ficar um pouco sujas de vez em quando – estudos mostram que os animais criados em ambientes estéreis não desenvolvem a mesma microflora intestinal saudável que os animais criados de forma mais natural. 17
  • Faça escolhas saudáveis ​​para comer – minimize o consumo de alimentos com alto teor de açúcar, alto teor de gordura e processados ​​e maximize o consumo de vegetais e frutas ricas em fibras (veja abaixo mais sobre como a dieta influencia seu microbioma).

Escolhas dietéticas para um microbioma saudável

As pessoas que consomem dietas com fibras elevadas e baseadas em plantas tendem a ter uma microflora mais saudável do que as pessoas que consomem uma dieta que é maior em gorduras e carboidratos simples (uma dieta de lixo eletrônico).

Para incentivar um equilíbrio bacteriano saudável:

• Evite uma dieta rica em gordura – uma dieta rica em gordura leva à diminuição ou eliminação de Bifidobacteria spp , uma bactéria que desempenha um papel essencial na proteção da barreira intestinal.
  • Evite uma dieta com alto teor de açúcar – muito açúcar refinado leva ao excesso de produção de bile e cria um ambiente acolhedor para os patógenos oportunistas C. difficile e  C. perfringens ( C. difficile é um super bug que pode causar sintomas que vão desde diarréia leve até a vida colite ameaçadora.) 18
  • Coma carboidratos mais complexos – Os carboidratos complexos incentivam o crescimento de colônias benéficas de paratuberculosis e enterobacteriaceae e aumentam os níveis de Bifidobacteria spp
  • Considere uma dieta vegetariana de alta fibra – o alto consumo de fibras leva a uma produção significante de ácidos graxos (à medida que os micróbios derrubam essas fibras). Isso reduz o pH e diminui os níveis de bactérias e-coli patogênicas . 19

Fontes dietéticas de probióticos e prebióticos

Se você tem disbiose intestinal, restaurar um microbioma intestino saudável deve fazer você se sentir muito melhor.

Uma maneira de restaurar a saúde intestinal é através do consumo de alimentos probióticos e prebióticos.

Esses alimentos geralmente são muito saudáveis ​​para todas as pessoas, então com pré e probióticos você tem muito pouco a perder e potencialmente muito para ganhar

Os alimentos probióticos são alimentos ricos em bactérias benéficas. Alguns exemplos de alimentos probióticos são:

• Iogurte (compre um que indique cultura ativa no rótulo)
  • Kefir – uma bebida de leite fermentada
  • Chucrute
  • Natto
  • Missô
  • Kimchi
  • Picles fermentados

Os alimentos prebióticos são alimentos ricos em fibras solúveis que alimentam bactérias benéficas – a idéia é que você possa sustentar um microbioma saudável alimentando-o bem. Alguns exemplos de alimentos prebióticos são:

• Bananas
  • Mel
  • Alho
  • Cebolas
  • Alho-poró
  • Grãos inteiros
  • Alcachofras
  • Espargos
  • Chicória

Os suplementos probióticos são seguros?

Como alternativa aos profissionais e pré-antibióticos consumidos através de alimentos, você também pode tomar uma dose diária através de suplementos.

De acordo com o National Center for Complementary and Alternative Medicine(NCCAM), os probióticos geralmente são bem tolerados e causam poucos efeitos colaterais. Existem poucas evidências de pesquisa para apoiar a segurança a longo prazo (ou prejudicar). Pessoas com condições graves de saúde pré-ocorrendo podem estar em maior risco de efeitos colaterais graves. 20