A importância dos eletrólitos em uma dieta cetogênica

Muitas pessoas que iniciam uma dieta cetogênica freqüentemente experimentam a temida “ceto-gripe”, que é o nome da experiência de um ou de uma combinação dos seguintes sintomas:

sintomas de ceto-gripe

Mesmo se você estiver seguindo uma dieta ketogênica bem formulada, com uma baixa quantidade de carboidratos, quantidade moderada de proteína e alta quantidade de gordura como sugerido, é provável que você ainda experimente alguns desses sintomas.

A razão de ser enquanto seus macronutrientes podem estar na linha, há outro fator importante a considerar, garantindo que você mantenha seu corpo devidamente nutrido e funcionando bem. Esse fator chave é o equilíbrio dos eletrólitos no corpo.

Neste artigo, abordaremos a importância dos eletrólitos em uma dieta cetogênica.

Quais são os eletrólitos?

Os eletrólitos são minerais encontrados no corpo que são as moléculas de sinalização elétrica utilizadas para manter funções dentro do corpo, como a regulação do batimento cardíaco e a permissão dos músculos para o movimento funcional.

Os eletrólitos mais relevantes neste contexto são o sódio, potássio, magnésio, cloreto e cálcio.

eletrólitos

Por que controlar seus eletrólitos é importante.

Quando você se desloca para uma dieta cetogênica, seu corpo tende a liberar mais água ao invés de armazená-la.

secreção de pâncreas

O fato é que há menos insulina produzida como resultado da composição da dieta. Isso leva a sinais hormonais através do sistema renina-angiotensina-aldosterona, sinalizando seus rins para excretar MAIS água e reter MENOS.

Juntamente com o aumento da excreção de água, os minerais encontrados naquela água são perdidos a uma taxa maior (1,2). No final, você pode rapidamente se tornar esgotado dos eletrólitos chave que seu corpo precisa para funcionar corretamente.

Como resultado, você pode experimentar alguns dos sintomas negativos associados à “gripe keto”.

Obtendo a quantidade certa de cada eletrólito

Sódio

Mais do que provável, você provavelmente já ouviu falar que você deveria evitar a adição de sódio à sua dieta.

Para a maioria da população, especialmente aqueles que são metabolicamente insalubres, a ingestão elevada de sódio geralmente ocorre com uma dieta alta em calorias e carboidratos, o que, a longo prazo, resultou em taxas crescentes de obesidade e hipertensão (3,4).

No entanto, para indivíduos com dieta com baixo teor de carboidratos ou atletas que estão treinando muito, a verdade é que seu corpo realmente precisa de sódio extra.

ceto-sódio

O potássio é outro eletrólito preocupante em uma dieta cetogênica. Assim como com o sódio, o potássio é excretado a uma taxa maior com um baixo consumo de carboidratos.

Quando você diz a palavra potássio, a maioria das pessoas provavelmente tenderia a pensar primeiro em bananas e batatas. Não é exatamente amigável, certo?

Por sorte, existem maneiras de obter mais potássio em sua dieta enquanto permanecem cetogênicos:

potássio em dieta

Magnésio

Em geral, a deficiência de magnésio está se tornando uma deficiência nutricional mais comum para toda a população dos EUA (5).

Algumas das melhores maneiras amigáveis ​​para superar a ingestão de magnésio são:

magnésio em dieta

Não esqueça a água

Enquanto você precisa fazer uma prioridade para manter sua ingestão eletrolítica escalada, também é importante aumentar sua ingestão de água também.

desidratação com água

Com a mudança para uma dieta cetogênica, você provavelmente experimentará urina aumentada durante os primeiros dias. Além disso, como mencionado anteriormente, seu corpo não retém a água também. Assim, é importante manter a sua ingestão de água elevada para garantir uma hidratação adequada.

Uma maneira fácil e conveniente de determinar o estado de hidratação é verificar a cor da sua urina. Se é uma cor amarelo pálido ou claro, como a limonada, então as chances são de que você está bem hidratado.

Quanto mais escuro, mais como a cor do suco de maçã, mais você pode precisar beber.

Resumo dos eletrólitos sobre uma dieta cetogênica

Se você está se preparando para embarcar em uma dieta cetogênica ou sofrendo de qualquer um dos sintomas mencionados, certifique-se de estar consciente de seus eletrólitos e não apenas dos macronutrientes dos alimentos que você está consumindo.

Conclusões de Keto

  • A ingestão adequada de micronutrientes é tão importante quanto a ingestão de macronutrientes bem formulada.
  • Os eletrólitos tornam-se esgotados em uma dieta cetogênica devido ao aumento da excreção de água e à diminuição da retenção de água.
  • Os eletrólitos importantes para focar durante uma dieta cetogênica são: sódio, potássio e magnésio.
  • Aumentar a ingestão de água é importante em uma dieta cetogênica para manter a hidratação.
keto-conclusões-bar

Related posts:

julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

error: Content is protected !!