Uma neurologista fala do que a dieta cetogênica pode fazer para o seu cérebro

Decidir o que comer para uma saúde ótima pode ser confuso.

Há tantas abordagens dietéticas diferentes, e cada uma é promovida como a mais benéfica para a nossa saúde e cintura, no entanto, o conselho de nutrição real muitas vezes difere muito da comumente aceita

Pode ser difícil acompanhar todas as tendências e modas, e às vezes é difícil saber em quem confiar. Muitas vezes eu recebi orientação nutricional na minha clínica, e recentemente ouvi muitas perguntas sobre a dieta cetogênica de meus pacientes. Aqui é exatamente o que eu digo a eles.

Cinco coisas para saber sobre cetose

Apesar de sua atual popularidade, a dieta cetogênica tem sido em torno de um longo tempo e é comumente usada para distúrbios convulsivos refratários (epilepsia). Na verdade, a evidência de sua eficácia para a epilepsia remonta até 1921. Existem muitos tipos diferentes de dieta cetogênica , incluindo a versão clássica, a dieta de triglicerídeos de cadeia média (MCT), a dieta de Atkins modificada e a dieta de baixo teor de gordura, dieta glicêmica. Como o jejum é um método rápido para alcançar a cetose, dietas de jejum intermitentes também podem ser cetogênicas dependendo de como é realizado. Mas o que é cetose? Aqui estão cinco fatos científicos simples que eu costumo dar aos meus pacientes:

1. Na cetose, o metabolismo humano altera sua principal fonte de energia de carboidratos para ácidos graxos e cetonas, uma vez que a forma de armazenamento de glicose (glucagon) é utilizada.

2. Na cetose, as células de gordura dividem os triglicerídeos em ácidos gordos e esses ácidos gordurosos são usados ​​como fonte de energia pelo fígado e pelos músculos.

3. As células do fígado tomam os ácidos gordurosos e os oxidam em cetonas, que são usadas como fonte de energia pelo cérebro, músculos e outros tecidos.

4. As cetonas estão nas formas específicas de acetoacetato, acetona e beta-hidroxibutirato. Portanto, verificar os níveis séricos de beta-hidroxibutirato é uma maneira confiável de medir a cetose.

5. Fisiologicamente, faz a diferença com a forma como se alcança a cetose – seja por meio de alta ingestão de gordura, jejum ou redução de carboidratos. Por exemplo, se um permanece em uma dieta rica em gordura durante um longo período de tempo e decide acelerar um dia, as concentrações de cetona cairão porque seu corpo depende da ingestão de gordura elevada.

A dieta cetogênica e seu cérebro

A cetose pode ser neuroprotetiva no curto prazo, melhorando a função mitocondrial, mas seus efeitos a longo prazo não foram demonstrados, e eu não consideraria uma abordagem saudável para a perda de peso. Na verdade, os pacientes com epilepsia na dieta cetogênica para o controle de crises são monitorados medicamente. Os efeitos colaterais podem incluir náuseas, vômitos, constipação, fadiga, refluxo ácido, cálculos renais, colesterol elevado e triglicerídeos, deficiências vitamínicas como cálcio e outras vitaminas solúveis em água e aterosclerose.

Também não está claro se o consumo de cetonas a partir de alimentos ou bebidas embalados com cetonas, como acetoacetato, tem efeitos fisiológicos semelhantes. As cetonas não são encontradas em fontes naturais de alimentos, e as complexas reações metabólicas que ocorrem dentro do corpo para produzir e utilizar essas cetonas não devem ser simplificadas ou subvalorizadas. A cetose só pode ser conseguida alimentando o corpo os substratos necessários, evitando os alimentos – como os carboidratos – que atentam contra as tentativas do corpo de encontrar e criar fontes alternativas de energia.

Procedendo com cautela

Respeitar a nossa fisiologia natural é importante. A cetose intermitente é provavelmente segura e neuroprotectora em indivíduos saudáveis, mas a cetose a longo prazo pode causar efeitos adversos e má saúde. Fale com seu médico se você estiver pensando em fazer alterações significativas em seus padrões alimentares. E, finalmente, a coisa mais importante que podemos fazer é ouvir nossos corpos. Se ouvimos bem o suficiente, saberemos o que precisa para alcançar nossa própria saúde óptima pessoal.

Quer ler mais do ponto de vista de um neurologista? O Dr. Ruhoy também escreveu sobre por que você está cansado o tempo todo , e como se preocupa com seus hábitos de sono pode realmente causar insônia.

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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