Alimentos fermentados: como “cultura” é uma maneira de melhorar a saúde

  • Os alimentos fermentados estão cheios de probióticos ou boas bactérias. Uma miríade de pesquisas demonstrou como o equilíbrio ideal de bactérias boas e más no seu intestino constitui a base para o bem-estar físico, mental e emocional.

Pelo Dr. Mercola

Existe uma abundância de terapias nutricionais que podem ajudá-lo a atingir novos níveis de saúde. Eu tenho defendido-os há décadas, mas existe um que encontrei benefícios fenomenais em seu bem-estar geral: a introdução de alimentos fermentados para sua dieta.

Estou tão entusiasmado em compartilhar com você hoje que as mudanças radicalmente positivas que os alimentos fermentados ou cultivados podem fornecer seu corpo: como eles podem “curar e selar” seu intestino para otimizar a saúde ou reverter a doença e como a cultura de seus próprios vegetais e alimentos pode dar você é um salto para alcançar uma melhor saúde hoje.

Alimentos fermentados são abundantes na dieta do seu ancestral

A maneira como nossos antepassados ​​viveram oferece pistas sobre como diferentes culturas utilizavam alimentos fermentados (como iogurte e chucrute) não só como conservantes de alimentos, mas também como suporte para a saúde intestinal e geral.

A história mostra que:

  • Durante a era romana, as pessoas consumiram chucrute por causa de seus benefícios de sabor e saúde.
  • Na Índia antiga, era frequente desfrutar de lassi, uma bebida de iogurte antes do jantar. Esta prática tradicional está ancorada no princípio do uso de leite azedo como um sistema de entrega de probióticos para o corpo.
  • Os búlgaros são conhecidos pelo alto consumo de leite fermentado e kefir , e pelo alto nível de saúde.
  • Os ucranianos consumiram probióticos de uma lista de alimentos fermentados que incluía iogurte cru, chucrute e soro de leite coalhado.
  • Várias culturas asiáticas comeram fermentações em conserva de repolho, nabos, berinjelas, pepinos, cebolas, abóbora e cenouras, e consumiram estes tratamentos fermentados até hoje.

Os alimentos fermentados estão cheios de probióticos ou boas bactérias. Uma miríade de pesquisas demonstrou como o equilíbrio ideal de bactérias boas e más no seu intestino constitui a base para o bem-estar físico, mental e emocional.

Por que uma lista de alimentos fermentados?

Consumir alimentos tradicionalmente fermentados fornecem uma série de benefícios, incluindo:

  • Nutrientes importantes. Alguns alimentos fermentados são excelentes fontes de nutrientes essenciais, como a vitamina K2 , que ajudam a prevenir o acúmulo de placa arterial e doenças cardíacas. Por exemplo, a coalhada de queijo é uma excelente fonte de probióticos e vitamina K2. Apenas metade da onça (15 gramas) de natto diariamente também pode fornecer todos os K2 que você precisa. O alimento fermentado também é um potente produtor de muitas vitaminas do grupo B.
  • Otimizando seu sistema imunológico. Estima-se que 80 por cento do seu sistema imunológico esteja localizado no seu intestino. Os probióticos desempenham um papel crucial no desenvolvimento e operação do sistema imunológico da mucosa em seu trato digestivo e ajudam na produção de anticorpos contra agentes patogênicos. Isso faz com que um intestino saudável seja um fator importante na manutenção da saúde ideal, pois um sistema imunológico robusto é seu sistema de defesa superior contra todas as doenças.
  • Desintoxicação. Os alimentos fermentados são alguns dos melhores quelantes disponíveis. As bactérias benéficas nestes alimentos são destoxificadores altamente potentes, capazes de extrair uma ampla gama de toxinas e metais pesados.
  • Rentabilidade. Adicionar uma pequena quantidade de alimentos fermentados a cada refeição lhe dará o maior sucesso por seu dinheiro. Por quê? Porque eles podem conter 100 vezes mais probióticos do que um suplemento!
  • Variedade natural de microflora. Enquanto você variar os alimentos fermentados e cultivados que você come, você terá uma variedade muito maior de bactérias benéficas do que você poderia obter de um suplemento.

O que o estado de seu intestino conta sobre sua saúde geral

probióticos iogurte rico

Os probióticos, juntamente com uma série de outros microorganismos, são tão cruciais para sua saúde que os pesquisadores os compararam com “um órgão recém-reconhecido”. Sua microflora – um termo usado para descrever as bactérias, fungos, vírus e outros micróbios que compõem seu ecossistema interno microbiano – afetam muito mais do que seu trato digestivo.

Aqui estão as áreas em que suas bactérias intestinais desempenham papéis fundamentais em:

1. Comportamento. Um estudo publicado na Neurogastroenterology & Motility descobriu que os ratos que faltam em bactérias intestinais se comportam de maneira diferente de camundongos normais, envolvendo o que seria referido como “comportamento de alto risco”. Este comportamento alterado foi acompanhado de alterações neuroquímicas no cérebro do mouse.

Na verdade, seu intestino serve como seu segundo cérebro . Produz mais do neurotransmissor serotonina, que é conhecido por ter uma influência positiva sobre o seu humor, do que o seu cérebro.

2. Expressão genética. Uma bebida rica em probiótico mostrou influenciar a atividade de centenas de seus genes para ajudá-los a expressar de forma positiva e combater a doença. Isso faz da sua saúde mental uma variável muito poderosa da epigenética , um campo de medicina de ponta que mostra que seu estilo de vida desempenha um papel importante na sua expressão genética.

3. Diabetes. De acordo com um estudo da Dinamarca, a população bacteriana no intestino dos diabéticos difere dos não-diabéticos. Segundo os autores, os resultados de seu estudo indicam que a diabetes tipo 2 em seres humanos está ligada a alterações de composição na microbiota intestinal.

Uma dieta saudável – baixa em açúcar e grãos; rico em alimentos crus inteiros e alimentos fermentados – permite que suas bactérias intestinais benéficas floresçam.

4. Autismo . O estabelecimento de flora intestinal normal nos primeiros 20 dias ou mais da vida é fundamental na maturação adequada do sistema imunológico do seu bebê. Assim, bebês com flora intestinal anormal comprometem o sistema imunológico e correm risco de desenvolver TDAH, dificuldades de aprendizagem e autismo , especialmente se forem vacinados antes de restaurar o equilíbrio da flora intestinal.

5. Obesidade. Os probióticos podem ajudar a combater a obesidade . Restaurar sua flora intestinal é, portanto, uma consideração crucial se você está lutando para perder peso.

O protocolo GAPS pela Dra. Natasha Campbell-McBride

Seu intestino é o lar de bactérias boas e más, que superam em número as células em seu corpo em pelo menos 10 a um.

O desafio é otimizar a população bacteriana em seu intestino: buscando uma proporção de bactérias boas e boas. Isso pode ajudá-los a viver uma relação benéfica e simbiótica para ajudar a nutrir você e combater a doença.

Este é o lugar onde o Programa Nutricional GAPS – que também trouxe benefícios maciços para meu próprio intestino e saúde geral – entra.

A Dra. Natasha Campbell-McBride, uma neurologista treinada na Rússia com uma prática médica em tempo integral no Reino Unido, em seu programa GAPS, trata crianças e adultos com autismo, dificuldades de aprendizagem, distúrbios neurológicos, distúrbios psiquiátricos, distúrbios imunológicos e digestivos problemas com GAPS.

Estou completamente impressionado com os princípios do GAPS, que introduz alimentos fermentados e o processo de “cura e selo” que o Dr. McBride desenvolveu.

GAPS significa “Síndrome de Gut e Psicologia”, que fala sobre o funcionamento do seu cérebro. De acordo com o Dr. McBride, qualquer disfunção do cérebro geralmente está conectada ao que está acontecendo no sistema digestivo.

GAPS também significa “Síndrome de Gut e Fisiologia”, que fala sobre o funcionamento do resto do seu corpo. Aqui, estamos falando de todas as formas de auto-imunidade e condições inflamatórias:

Esclerose múltipla Diabetes tipo 1 Artrite reumatóide Osteoartrite
Lúpus Doença de Crohn Colite ulcerativa Condições crônicas da pele
Problemas renais Condições urinárias Condições alérgicas e atópicas Condições degenerativas da pele
Síndrome da fadiga crônica Fibromialgia Encefalomielite miálgica (ME) Doenças inflamatórias intestinais

Seria sábio para você implementar o programa GAPS se você sofre de alguma dessas doenças, ou praticamente qualquer outro problema de saúde. Dr. McBride explica:

“Uma vez que você cura e selar seu revestimento intestinal, e uma vez que você faça seu sistema digestivo saudável e funcionando corretamente novamente, você ficará surpreso com a quantidade de vários sintomas em seu corpo originados do seu sistema digestivo. A maioria [sintomas] começa a desaparecer, porque a A saúde ea doença geralmente nascem dentro de seu sistema digestivo. É daí que eles são originários “.

O protocolo nutricional GAPS pretende restaurar a integridade do seu revestimento intestinal. Seu componente dietético consiste em alimentos facilmente digeríveis que são densos em nutrição, incluindo alimentos fermentados. Saiba mais sobre a dieta GAPS .

Benefícios de saúde fenomenal dos vegetais fermentados

Mas se você está sofrendo de GAPS ou não, vegetais cultivados ou fermentados farão grandes maravilhas para a sua saúde, como mostrado em sua presença em praticamente todas as dietas nativas e tradicionais.

Os vegetais fermentados são um pilar na dieta GAPS.

Lembre-se, porém, de que os alimentos cultivados são desintoxicantes de eficiência: você pode experimentar uma “crise de cura” ou sintomas de desintoxicação se você apresentar muitos desses alimentos ao mesmo tempo.

Comece com porções muito pequenas, então trabalhe até o tamanho da porção de meia xícara. Isso dá à sua microbiota intestinal a chance de se ajustar.

Fermentando alimentos e vegetais

É ideal para incluir uma variedade de alimentos e bebidas fermentados em sua dieta, pois cada alimento inocula seu intestino com uma mistura de diferentes microorganismos. Existem muitos alimentos fermentados que você pode fazer facilmente em casa, incluindo:

  • Vegetais cultivados, incluindo alimentos para purê de bebê
  • Chutneys
  • Condimentos, como salsa e maionese
  • Lácteos cultivados, como iogurte, kéfir e creme azedo
  • Peixe, como cavala e gravlax sueco

Fermentando seus vegetais

Você pode fazer fermentação selvagem, ou permitir o que quer que seja sobre o vegetal ou frutas que você está cultivando para simplesmente segurar e cultivar a comida. No entanto, esse método é muito demorado.

Sugere-se que você inocule os alimentos usando uma cultura inicial para acelerar o processo de fermentação.

Aqui está um resumo da receita de Caroline para fazer seus próprios vegetais fermentados:

  • Cortar e cortar os vegetais escolhidos.
  • Junte um pouco de aipo. Isso é usado como a salmoura, pois contém sódio natural e mantém os vegetais anaeróbicos. Isso elimina a necessidade de sal marinho, que evita o crescimento de bactérias patogênicas.
  • Empaque os veggies e o suco de aipo juntamente com os inoculantes (cultura inicial, como grãos de kefir, soro de leite ou pó de iniciação comercial, todos os quais podem ser usados ​​para vegetais) em um jarro de latas de 32 onças de boca larga. Uma ferramenta de kraut pounder pode ser útil para empacotar o jarro e eliminar quaisquer bolsos de ar.
  • Cubra com uma folha de repolho, colocando-a pelos lados. Certifique-se de que os veggies estão completamente cobertos com suco de aipo e que o suco é todo o caminho até o topo da jarra para eliminar o ar preso.
  • Selar a loja de jar em um local quente e ligeiramente úmido durante 24 a 96 horas, dependendo da comida que está sendo cultivada. O intervalo de temperatura ideal é de 68-75 graus Fahrenheit; 85 graus máx. Lembre-se, o calor mata os micróbios!
  • Quando terminar, armazene na geladeira para abrandar o processo de fermentação.

Saiba mais dicas e truques para fermentar seus vegetais .

Você está sendo preso por alimentos fermentados comercialmente processados?

Suas escolhas alimentícias fermentadas não se limitam aos vegetais. Aqui está uma rápida olhada em algumas das opções ideais lá fora:

Vegetais fermentados de todos os tipos (repolho, cenoura, couve, couve, aipo temperado com ervas como gengibre e alho) Lassi (uma bebida de iogurte indiano, tradicionalmente apreciada antes do jantar) Tempeh
Leite cru fermentado , como kefir ou iogurte, mas NÃO versões comerciais, que geralmente não possuem culturas vivas e são carregadas com açúcares que alimentam bactérias patogênicas Natto Kim Chee

No entanto, é importante que você esteja ciente da grande diferença entre alimentos fermentados saudáveis ​​e processados ​​comercialmente.

A fermentação é um processo inconsistente, e é mais uma arte do que uma ciência. Os processadores de alimentos comerciais desenvolveram técnicas para ajudar a padronizar rendimentos mais consistentes. Estes incluem a pasteurização, que efetivamente destrói os probióticos que ocorrem naturalmente.

Algumas azeitonas também não são geralmente fermentadas; Eles simplesmente são tratados com lixívia para remover a amargura, embalada em sal e enlatada. Os produtores de azeitona podem agora possuir azeitonas em salmoura sem sal usando uma solução ácida de ácido láctico, ácido acético, benzoato de sódio e sorbato de potássio – muito longe do método de fermentação do ácido láctico natural antigo, testado no tempo, sozinho.

Simplificando, alguns picles são simplesmente embalados em sal, vinagre e são pasteurizados.

Cuidado com alguns iogurtes “probióticos” também. A maioria deles que você encontra na mercearia NÃO é recomendada por muitas razões: elas são pasteurizadas (e estão ligadas aos problemas dos produtos lácteos pasteurizados ), e tipicamente contêm açúcares adicionados, xarope de milho rico em frutose, corantes e / ou artificiais edulcorantes, o que pode prejudicar sua saúde.

Como sobre um suplemento de probiótico de alta qualidade

Suplementos probióticos de alta qualidade

Se você não gosta do sabor de alimentos fermentados, tomar um suplemento probiótico pode ser sua próxima melhor opção.

Mas não desista de alimentos fermentados facilmente: comece com pequenas quantidades como meia colher de chá e use-os como um condimento adicionado à sua comida, como um molho de salada.

Em geral, não defendo a adoção de muitos suplementos, mas um probiótico de alta qualidade é uma exceção se você realmente não quiser consumir alimentos fermentados. Seu suplemento probiótico deve cumprir os seguintes critérios de qualidade e eficácia:

  • As cepas de bactérias no produto devem poder sobreviver ao seu ácido e bile do estômago, de modo que eles atinjam seus intestinos vivos em números adequados
  • As cepas de bactérias devem ter características de promoção da saúde
  • A atividade probiótica deve ser garantida ao longo de todo o processo de produção, período de armazenamento e prateleira do produto

Através dos meus anos de prática clínica, descobri que nenhum suplemento probiótico único funciona para todos. Mas muitas pessoas parecem responder positivamente ao Lactobacillus sporogenes mais do que qualquer outro probiótico, de modo que é um ótimo lugar para começar.

Recursos adicionais

Começar em alimentos fermentados não precisa ser um caso difícil e demorado. Dê uma chance começando com pequenas quantidades e trabalhando no seu caminho até em quantidade.

Aqui estão links e recursos úteis que você pode usar para saber o que você precisa saber sobre esta maravilhosa maneira de reabastecer as bactérias boas em seu intestino e recuperar sua saúde:

Síndrome de intestino e psicologia pelo Dr. Natasha Campbell McBride

Este livro fornece todas as informações necessárias sobre o protocolo GAPS: o componente dietético, os suplementos probióticos necessários para ressuscitar seu intestino com bactérias saudáveis ​​e desintoxicação.

Blog do Dr. McBride

Este site contém artigos e vídeos relacionados a uma ampla variedade de problemas de saúde que podem ser ajudados com a dieta GAPS.

Vegetais cultivados

Retirado de : https://articles.mercola.com/fermented-foods.aspx

Related posts:

julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

error: Content is protected !!