Comer grãos pode “rasgar furos” em seu intestino

  • Os grãos contêm anti nutrientes e lectinas que podem prejudicar seu intestino, e os humanos não os consumiram até relativamente recentemente em tempo biológico

  • Muitas vezes, nos dizem que os grãos integrais são saudáveis, mas a porção de farelo de grão alto – a parte que faz um grão inteiro – contém realmente muitos dos anti nutrientes

  • Há um corpo considerável de evidências científicas que mostram que os grãos, bem como as leguminosas, contêm anti nutrientes que podem aumentar a permeabilidade intestinal e causar intestino com vazamento e sintomas associados

  • Eliminar grãos (e açúcares) de sua dieta, ao mesmo tempo que introduz alimentos tradicionalmente fermentados, pode ajudar a prevenir o vazamento intestinal, bem como outras condições de saúde crônicas

Pelo Dr. Mercola

O intestino vazado é uma condição que ocorre devido ao desenvolvimento de lacunas entre as células (enterócitos) que compõem a membrana que reveste sua parede intestinal.

Essas brechas minúsculas permitem substâncias como alimentos não digeridos, bactérias e resíduos metabólicos, que devem ser confinados ao seu trato digestivo, para escapar para a corrente sanguínea – daí o termo síndrome do intestino com vazamento.

Uma vez que a integridade do seu revestimento intestinal está comprometida, e existe um fluxo de substâncias tóxicas “vazando” em sua corrente sangüínea, seu corpo experimenta aumentos significativos na inflamação.

Além disso, seu sistema imunológico pode ficar confuso e começar a atacar seu próprio corpo como se fosse um inimigo (auto-imunidade).

Na maioria das vezes, a síndrome do intestino com vazamento está associada a doenças inflamatórias intestinais, como coliteas de Crohn e ulcerativas , ou doença celíaca, mas mesmo pessoas saudáveis ​​podem ter diferentes graus de permeabilidade intestinal, levando a uma grande variedade de sintomas de saúde – e isso pode ser fortemente influenciado por os alimentos que você escolhe para comer.

Os grãos contêm anti nutrientes

Nos Estados Unidos, somos informados de que os grãos (especialmente os grãos inteiros) são uma parte importante de uma dieta equilibrada, necessária para obter nosso requisito diário de nutrientes e fibras saudáveis.

No entanto, de acordo com um número cada vez maior de especialistas, incluindo o Dr. Loren Cordain, professor da Colorado State University e especialista em estilos de vida paleolíticos, os humanos NÃO são projetados para comer grãos, e isso pode realmente ser prejudicial para o intestino.

Dr. Cordain explica :

“Não há requisitos humanos para grãos. Esse é o problema com as recomendações do USDA. Eles acham que estamos com um fio duro como uma espécie para comer grãos. Você pode ficar bem e atender a todos os requisitos de nutrientes que os seres humanos têm sem comer grãos. são absolutamente pobres fontes de vitaminas e minerais em comparação com frutas e vegetais e carne e peixe “.

Ironicamente, uma vez que muitas vezes nos dizem que os grãos integrais são os melhores para a nossa saúde, a porção de farelo de grão alto de grãos – uma parte chave que o torna um grão inteiro – contém realmente muitos dos anti-nutrientes. Mas o problema não é apenas que existam fontes superiores de nutrientes; Os grãos realmente contêm anti nutrientes que podem prejudicar sua saúde. Dr. Cordain afirma :

“Os grãos são as sementes de uma planta. Eles são o seu material reprodutivo, e as plantas não fazem o seu material de reprodução distribuir gratuitamente a outros animais. Se o fizeram, eles se tornariam extintos e, portanto, a estratégia evolutiva que muitos as plantas, em particular os grãos de cereais, tomaram para evitar que a predação seja a evolução de compostos tóxicos para que o predador das sementes não possa comê-las, para que elas possam colocar suas sementes no solo onde se destinam a cultivar uma nova planta e não no intestino de um animal para alimentá-lo.

Grãos – Especialmente Grãos inteiros – Aumento da Permeabilidade Intestinal

Há um crescente número de evidências científicas que mostram que os grãos, bem como as leguminosas, contêm anti nutrientes e outras substâncias problemáticas que podem aumentar a permeabilidade intestinal. Isso inclui:

Gliadin

Gliadin é a principal proteína imunotóxica encontrada no glúten de trigo e está entre as mais prejudiciais para sua saúde. Gliadin dá ao pão de trigo sua textura aguda e é capaz de aumentar a produção da proteína zonulina intestinal, o que, por sua vez, abre brechas nas junções normalmente estreitas entre células intestinais (enterócitos).

Na doença celíaca, o corpo produzirá anticorpos contra a gliadina depois de ter sido digerido pela transglutaminase do tecido enzimático intestinal, resultando em dano auto-imune grave às superfícies delicadas e absorventes dos intestinos. Contudo, não exige que a doença celíaca soprada e completa sofra dos efeitos adversos desta proteína. Na verdade, é provável que a nossa intolerância à gliadina e às proteínas de trigo relacionadas seja uma intolerância específica à espécie, aplicável a todos os seres humanos, sendo a diferença uma questão do grau em que causa danos.

Isso ajuda a explicar por que novas pesquisas mostram claramente que a gliadina aumenta a permeabilidade intestinal tanto naqueles com e sem doenças celíacas.

Lectinas

As lectinas são um mecanismo chave através do qual as plantas se protegem contra o consumo, e são encontradas nas maiores concentrações na sua forma de semente – o que faz sentido, considerando que as sementes são os “bebês” das plantas e cuja sobrevivência garante a continuação de suas espécies.

Quando os animais consomem alimentos que contenham lectinas, eles podem experimentar irritação digestiva, juntamente com uma ampla gama de outras queixas de saúde. O grau em que os efeitos adversos são expressos depende em grande parte de quanto tempo essa espécie teve que co-evoluir com essa forma particular de alimento vegetal que está comendo. Uma vez que os seres humanos só consumiram grãos e grãos sem cultivo em grandes quantidades por cerca de 500 gerações, ainda sofremos muito mais do que certos roedores e pássaros, que tiveram milhares de gerações por mais tempo para se adaptarem a essa maneira de comer.

Estamos principalmente expostos a lectinas de grãos, feijões, produtos lácteos e plantas de morangos, como batatas, tomates e pimentas. No entanto, o trigo com pão ( Triticum aestivum) tem um papel proeminente a desempenhar nos efeitos adversos induzidos pela lectina, devido ao fato de ser uma forma relativamente nova de trigo e contém aglutinina de germe de trigo (WGA) – uma lectina particularmente resistente e problemática , considerando que não é eliminado por brotação e é realmente encontrado em concentrações mais elevadas em trigo integral.

Estudos indicam que tem o potencial de contribuir para uma ampla gama de efeitos adversos para a saúde, incluindo inflamação intestinal e danos ao seu trato gastrointestinal:

Pro-inflamatório – WGA estimula a síntese de mensageiros químicos pró-inflamatórios (citocinas) nas células intestinais e imunes, e demonstrou desempenhar um papel causador na inflamação crônica do intestino fino . Imunotoxicidade –WGA induz atrofia do timo em ratos , e os anticorpos anti-WGA em sangue humano foram mostrados para reagir de forma cruzada com outras proteínas, o que indica que eles podem contribuir para a auto-imunidade . De fato, a WGA parece desempenhar um papel na doença celíaca (CD) que é inteiramente distinta da do glúten, devido a níveis significativamente maiores de anticorpos IgG e IgA contra WGA encontrados em pacientes com CD , quando comparados com pacientes com outras doenças intestinais .
Neurotoxicidade – WGA pode atravessar sua barreira hematoencefálica através de um processo chamado “endocitose adsortiva”, puxando outras substâncias com ele. A WGA pode unir sua bainha de mielina e é capaz de inibir o fator de crescimento do nervo , o que é importante para o crescimento, manutenção e sobrevivência de certos neurônios alvo. Excitotoxicidade – Leite, lácteos e soja contêm níveis excepcionalmente elevados de ácido glutâmico e aspártico, o que os torna potencialmente excitotóxicos. A excitotoxicidade é um processo patológico onde o ácido glutâmico e aspártico causa uma sobre-ativação de seus receptores de células nervosas, o que pode levar a lesões nervosas e cerebrais induzidas por cálcio. Estes dois aminoácidos podem contribuir para condições neurodegenerativas, como esclerose múltipla, doença de Alzheimer, doença de Huntington e outras doenças do sistema nervoso, como epilepsia, ADD / ADHD e enxaquecas.
A citotoxicidade – WGA demonstrou ser citotóxica tanto para linhagens celulares normais como cancerosas, capazes de induzir a parada do ciclo celular ou a morte celular programada (apoptose). Interrompe a função endócrina – O WGA pode contribuir para ganho de peso, resistência à insulina e resistência à leptina, bloqueando o receptor de leptina em seu hipotálamo. Também se liga a nódulos tireoidianos benignos e malignos e interfere na produção de secretinas do seu pâncreas, o que pode levar a problemas digestivos e hipertrofia pancreática.
Cardiotoxicidade – O WGA tem um efeito potente e disruptivo sobre a molécula de adesão das células endoteliais das plaquetas-1 , que desempenha um papel fundamental na regeneração do tecido e remova com segurança os neutrófilos dos vasos sanguíneos. Afecta adversamente a função gastrointestinal , causando o aumento do derramamento da membrana da borda da escova intestinal, reduzindo a área superficial e acelerando a perda celular e encurtamento das vilosidades. Também causa degradação do citoesqueleto nas células intestinais, contribuindo para a morte celular e aumento do volume de negócios, e diminui os níveis de proteínas de choque térmico nas células epiteliais intestinais , deixando-as mais vulneráveis ​​a danos.

Como observamos anteriormente, as maiores quantidades de WGA são encontradas no trigo integral, incluindo sua forma germinada, que é considerada como a forma mais saudável de todos … As formas tradicionais de abordar muitos desses anti-nutrientes são, de fato, , brotando, fermentando e cozinhando. No entanto, as lectinas são projetadas para suportar a degradação através de uma ampla gama de pH e temperaturas. A lectina WGA é particularmente difícil porque é realmente formada pelos mesmos enlaces dissulfuretos que dão força e resiliência à borracha vulcanizada e ao cabelo humano.

Novo relatório adverte do açúcar em cereais comercializado para crianças

Uma das formas mais comuns de consumir grãos é sob a forma de cereais, muitos dos quais são comercializados para crianças e adultos como “alimentos saudáveis”. Mas o cereal é tudo menos saudável, não só por causa do grão que contém, mas também porque muitos (particularmente aqueles para crianças) contêm quantidades excessivas de açúcar.

Um novo relatório do Environmental Working Group (EWG) revelou que muitas marcas populares de cereais infantis contam com mais açúcar do que biscoitos e biscoitos. Por exemplo, uma xícara de Honey Smacks da Kellogg, que é quase 56% de açúcar por peso, tem mais açúcar do que um Twinkie, enquanto uma dose de um copo de 44 cereais infantis analisados ​​contém mais açúcar do que três Chips Ahoy! biscoitos.

Se você precisa de uma recapitulação de porque o açúcar é um desastre de saúde, você pode encontrar um aqui . No entanto, no que diz respeito ao intestino com vazamento, você deve saber que o açúcar, como grãos, pode prejudicar o equilíbrio das bactérias no seu trato digestivo, incentivando danos ao revestimento intestinal que podem levar a vazamentos intestinais. Assim, os cereais para crianças açucaradas são uma espada de dois gumes, agredindo seu trato gastrointestinal frágil com azoto e grãos prejudiciais. Por favor, faça seus filhos um grande favor e ofereça-lhes um café da manhã mais saudável .

Os cereais estão causando sintomas de intestino permeável? Este alimento é o “antídoto”

Como você pode suspeitar, o intestino com vazamento pode causar sintomas digestivos, como inchaço, gás e cólicas abdominais, mas também pode causar ou contribuir com muitos outros que você não pode, como fadiga, erupções cutâneas, dor nas articulações, alergias, sintomas psicológicos , autismo e mais.

É um ciclo vicioso porque, uma vez que seu aparelho digestivo foi danificado, ele permite que vários índices intestinais inundem sua corrente sanguínea onde causam estragos na sua saúde. A chave para evitar isso reside na alteração da sua dieta para eliminar os alimentos ofensivos – incluindo açúcares e grãos -, bem como introduzir saudáveis ​​que irão suportar um equilíbrio adequado de bactérias no intestino. Para restaurar a saúde intestinal, e evitar que ocorra vazamento, comer alimentos tradicionalmente fermentados é essencial.

A Dra. Natasha Campbell-McBride explica:

“Os alimentos fermentados são essenciais para introduzir, pois fornecem micróbios probióticos na melhor forma possível … alimentos fermentados transportarão micróbios probióticos até o final do sistema digestivo. A fermentação prediga o alimento, facilitando a manipulação de nossos sistemas digestivos , é por isso que os alimentos fermentados são facilmente digeridos por pessoas com intestino danificado. A fermentação libera nutrientes dos alimentos, tornando-os mais bio-disponíveis para o corpo: por exemplo, o chucrute contém 20 vezes mais vitamina C bio-disponível do que o repolho fresco “.

No site do Dr. Campbell-McBride você pode encontrar receitas para muitos alimentos tradicionalmente fermentados , incluindo chucrute, iogurte, kefir, kvass e muito mais.

Se você comer regularmente alimentos fermentados como esses que não foram pasteurizados (a pasteurização mata os probióticos que ocorrem naturalmente), suas bactérias intestinais saudáveis ​​prosperarão. Se esses alimentos não fazem uma aparência regular em sua dieta, ou você tenha tomado antibióticos recentemente, um suplemento probiótico de alta qualidade ajudará a dar às bactérias intestinais o impulso saudável que ele precisa. Uma vez que sua flora intestinal está otimizada, seu intestino vazado deve melhorar naturalmente. Como o Dr. Cordain explica:

“… quando temos uma flora saudável de bactérias em nosso intestino, isso tende a evitar o vazamento de intestino”.

É um retorno à dieta Paleo para você?

Durante o período do Paleolítico, muitos milhares de anos atrás, as pessoas comeram principalmente vegetais, frutas, nozes, raízes e carne – e uma grande variedade disso. Hoje, esses produtos básicos foram amplamente substituídos por açúcar refinado, xarope de milho de alta frutose, cereais, pão, batatas e produtos à base de leite pasteurizados … e uma seleção muito mais estreita de frutas, vegetais, raízes e nozes.

Esta é precisamente a receita para um intestino com vazamento e todos os seus problemas de saúde associados, e é por isso que simplesmente retornar a uma dieta de Paelo comendo alimentos que são concordantes com sua ascendência genética pode ajudá-lo a ficar mais saudável. Isso inclui focar em alimentos inteiros, não processados, incluindo vegetais (exceto milho e batatas) e carnes orgânicas de livre alcance, evitando açúcares e grãos.

Como diz o Dr. Cordain :

“As qualidades nutricionais dos alimentos e alimentos modernos processados ​​introduzidos durante o período Neolítico são discordantes com o nosso genoma antigo e conservador. Esta discordância genética, em última instância, se manifesta como várias doenças crônicas, que foram dubladas” doenças da civilização “. Ao reduzir ou eliminar severamente estes alimentos e substituí-los por uma cozinha mais saudável, possuindo qualidades nutricionais mais alinhadas com os alimentos que nossos antepassados ​​consumiram, é possível melhorar a saúde e reduzir o risco de doença crônica “.

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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