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Plano de nutrição atualizado – Seu guia de saúde otimizada
  • Minha pirâmide alimentar para uma saúde ótima é quase o inverso da pirâmide alimentar original do USDA, apresentando gorduras e vegetais saudáveis ​​no fundo, seguidos por proteínas, frutas e, por último, grãos de alta qualidade.

  • Desde a primeira emissão do meu Plano de Nutrição, eu modifiquei e atualizei conforme necessário com base nas mudanças em nosso ambiente alimentar e no peso da evidência científica. Eu terminei recentemente outra importante revisão dele

  • Uma das “chaves mestras” para uma alimentação saudável é COMER COMIDA REAL. Isso ajudará a evitar as armadilhas mais graves, mas o diabo está nos detalhes

  • Evidências sugerem fortemente que a disfunção mitocondrial está no coração de praticamente todas as doenças – incluindo a obesidade – e sua dieta é um componente chave quando se trata de manter um funcionamento mitocondrial saudável

  • .coma comida de verdade

 

“Deixe a comida ser o seu remédio e remédio seja a tua comida.” Tal como acontece com a maioria das verdades fundamentais, este dito de Hipócrates é tão aplicável hoje como sempre foi. Eu tenho sido apaixonado por usar alimentos e nutrição para otimizar minha própria saúde por mais de 50 anos.

O problema é que, durante muitos desses anos, fui alimentado com informações erradas da mídia e de “especialistas” que aconselhavam uma dieta com pouca gordura e carboidratos. Levou décadas para analisar essa desinformação e determinar qual plano melhor otimiza a saúde.

Nas duas últimas décadas, tenho compartilhado o que aprendi com esse boletim informativo, e muitos de vocês me deram um feedback importante para que soubessem como essa informação o ajudou a melhorar sua saúde, sua forma física e seu bem-estar geral.

Dieta é claramente uma das estratégias fundamentais para tomar o controle de sua saúde, como você simplesmente não pode exercer fora de sua boca.

Você pode ter um excelente programa de exercícios, mas se sua dieta for ruim, você não poderá colher todos os benefícios de seus esforços. É frequentemente estimado que sua dieta é responsável por cerca de 80% dos benefícios que você obtém de um estilo de vida saudável, e a experiência me diz que isso é verdade.

Mudanças em nosso suprimento de alimentos exigem certas modificações na dieta

Infelizmente, o aconselhamento dietético pode parecer um alvo em movimento. O que é considerado saudável um dia pode ser considerado prejudicial no dia seguinte.

Um exemplo clássico seria o conselho para comer peixe. O peixe tem sido uma das melhores fontes de proteína para a maioria dos nossos ancestrais, e uma fonte criticamente importante de gordura ômega-3 de alta qualidade baseada em animais .

A poluição ambiental com metais pesados ​​e outras toxinas tornou-se tão difundida que a ingestão de grandes quantidades de peixe no século XXI pode causar mais danos do que benefícios.

Satisfazer as necessidades nutricionais através do consumo de peixe agora requer mais conhecimento sobre o que procurar, como quais peixes tendem a ser os menos contaminados e os mais altos em gorduras e nutrientes saudáveis.

Se você escolher sabiamente o seu peixe, optando por anchovas , sardinhas, salmão selvagem do Alasca ou ovas, por exemplo, você pode evitar praticamente todas as toxinas. Quase todos os dias eu consome um ou mais desses alimentos, pois ter uma fonte de DHA baseada em alimentos é vital para sua saúde.

Outras mudanças significativas em nosso suprimento de alimentos incluem a introdução de alimentos geneticamente modificados (GE) e o aumento maciço de pesticidas usados. Esses dois fatores resultaram em minha recomendação de comprar alimentos orgânicos sempre que possível ou, melhor ainda, cultivar sua própria comida.

Uma mera geração ou duas atrás, o rótulo “orgânico” era completamente desnecessário. Hoje, o rótulo orgânico indica que o alimento se parece mais com o tipo de alimento que nutre seus antepassados.

Essa mudança enfatiza o fato de que precisamos estar vigilantes sobre a natureza em evolução do suprimento de alimentos e como isso afeta nossa saúde, já que os alimentos que ingerimos têm um dos efeitos mais profundos em qualquer atividade em que nos envolvemos para melhorar nossa saúde.

O que faz para uma dieta saudável?

O pior é que muitas das recomendações emitidas por órgãos governamentais que atualiza as diretrizes dietéticas para os americanos a cada cinco anos – são frequentemente influenciadas pelos interesses da indústria e, portanto, podem ser profundamente falhas.

As recomendações para comer uma dieta com baixo teor de gordura e trocar as gorduras saturadas por gorduras trans são apenas dois exemplos em que as diretrizes alimentares emitidas pelo governo levaram o público ao erro por décadas, resultando em uma virtual epidemia de doenças cardíacas e outras doenças crônicas.

Quando se trata de comer “bem”, há alguns fundamentos básicos que acredito que provavelmente nunca mudarão em grau significativo, pelo menos em nossa vida. Isso inclui as recomendações para evitar alimentos processados ​​e limitar seu consumo de açúcar.

Uma das “chaves mestras” para uma alimentação saudável é simplesmente COMA COMIDA REAL . Isso ajudará você a evitar as armadilhas mais graves. No entanto, o diabo está nos detalhes e é isso que espero ajudá-lo a entender.

Enquanto todo mundo precisa de gorduras saudáveis, proteínas e carboidratos, existem versões “boas” e “ruins” em cada uma dessas categorias. Quanto mais próximo você ficar de alimentos inteiros, não adulterados, não processados, mais provável é que você esteja ingerindo gorduras saudáveis, carboidratos benéficos e proteínas de alta qualidade.

Depois disso, é uma questão de determinar as proporções específicas necessárias para sua constituição individual e nível atual de saúde.

Minha comida otimizada é a pirâmide baseada na ciência nutricional

Em um esforço para remediar a situação, criei minha própria pirâmide alimentar para uma saúde ideal (abaixo), que você pode imprimir e compartilhar com seus amigos e familiares.

Minha pirâmide, que é baseada na ciência nutricional que se opõe aos subsídios agrícolas e aos esforços de lobby da indústria, é quase o inverso da pirâmide alimentar original do USDA, apresentando gorduras e vegetais saudáveis ​​no fundo.

Novamente, a maioria das pessoas se beneficiaria de obter pelo menos 50% de suas calorias diárias de gorduras saudáveis, como abacates, óleo de coco, nozes e manteiga orgânica crua.

Em termos de volume ou quantidade, os legumes devem ser a característica mais importante do seu prato. Veggies fornecem inúmeros nutrientes críticos, sendo escassos em calorias.

Em seguida vem proteínas de alta qualidade, seguidas por uma quantidade moderada de frutas e, por último, no topo, você encontrará grãos e açúcares. Este último nível superior de açúcares e grãos pode ser  totalmente eliminado , e sua saúde pode se tornar a inveja de todos ao seu redor.

Embora isso possa parecer impossível para alguns, eu posso atestar o fato de que parar de carboidratos  é  factível. Na verdade, uma vez que você trocou os carboidratos pela queima de gordura como o principal combustível do corpo, os desejos de carboidratos realmente desaparecem, como que por mágica.

Atendimento em São Caetano do Sul com hora marcada na:

KADMON – Sociedade Brasileira de Psicanálise e Coaching 

Clínica de psicanálise em São Caetano do Sul, São Paulo
Endereço: Alameda São Caetano, 118 – Santa Paula, São Caetano do Sul – SP, 09560-500
Telefone: (11) 4318-3574
Terapia Jungiana

A terapia junguiana começa reconhecendo o potencial em cada indivíduo e trabalhando para permitir que a pessoa se desenvolva completamente. Isso freqüentemente envolverá olhar sobre a forma como as experiências passadas afetaram o indivíduo e a forma como eles continuam a nos impedir de viver vidas cumpridas; em outras palavras, a terapia junguiana é sobre “remover obstáculos”.

Dificuldades como a depressão ou a ansiedade podem resultar em parte da falta de desenvolvimento de outros elementos da personalidade, como a afirmação ou a vontade de assumir riscos e se envolver com a vida; Isso, por sua vez, geralmente estará relacionado à experiência de vida da pessoa e à história familiar. Às vezes, as questões se relacionam com trauma ou perda passada ou recente, como abuso sexual ou emocional, falecimento, tortura, emigração forçada ou acidente, bem como questões relacionadas à aposentadoria, divórcio, envelhecimento e redundância.

Alternativamente, as questões podem ser sobre tornar-se capaz de “ser a si mesmo”, e a relação com o terapeuta pode ser particularmente importante relacionada a isso, onde a pessoa pode começar a arriscar-se em um ambiente seguro – questões relacionadas à orientação sexual, identidade de gênero , a vergonha e a fobia social estão aqui. Os problemas com os relacionamentos, ou a dificuldade de formar relacionamentos, também são particularmente bem tratados por terapia e análise. Como Jung disse, cada indivíduo é único e cada terapia será única para aquele indivíduo e aquele terapeuta.

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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