Os tempos de espera para aconselhamento psicológico podem ser longos. Isso torna duplamente difícil aqueles que buscam terapia: não só o tratamento está atrasado, mas também são mais propensos a abandonar antes de sua consulta inicial – e menos propensos a buscar ajuda em outros lugares.

Portanto, é urgente que aqueles que estão em uma lista de espera sabem se há algo que eles podem fazer para ajudar a si mesmos enquanto isso. Mas está aí?

Bem, de acordo com um artigo publicado recentemente neste ano no Journal of Happiness Studies , pode haver uma maneira de transformar esse infeliz tempo de espera em um tratamento auto-guiado saudável.

Os pesquisadores reuniram 48 pessoas que estavam em uma lista de espera para receber psicoterapia, que relataram problemas que vão desde depressão e ansiedade até abuso de substâncias e distúrbios alimentares. Os participantes foram designados para um dos três grupos:

  • No primeiro, eles foram convidados a manter um jornal de gratidão. “Há muitas coisas em nossas vidas, grandes e pequenas, que talvez possamos agradecer”, leia as instruções. “Pense no último dia e anote até cinco coisas em sua vida que você está grato ou agradecido”.
  • O segundo grupo manteve um diário sobre bondade: “Os atos gentis são comportamentos que beneficiam outras pessoas, ou que outros felizes. Eles geralmente envolvem algum esforço de nossa parte. Certifique-se de incluir pelo menos um ato gentil que você fez intencionalmente. “Como o primeiro grupo, eles também foram convidados a falar sobre seus estados de espírito naquele dia.
  • O terceiro grupo – que atuou como um controle – foi convidado a escrever sobre seu humor diário, observando suas expectativas para o dia seguinte, seu senso de conexão com os outros e sua satisfação geral com a vida.

Então, essa intervenção de 14 dias ajudou as pessoas à espera de terapia? Isso os tornou mais agradecidos, mais gentis e mais felizes?

Os pesquisadores estavam procurando por sim para todas essas questões – mas essa não é a história que seus dados lhes deram. Aqueles no grupo de gratidão relataram ter ficado mais agradecidos no final dessas duas semanas, mas aqueles no grupo de bondade não receberam o mesmo tipo de benefício. Ou seja, aqueles que contaram suas gentilezas não se mostraram gentis por causa disto, sugerindo que a gratidão, mas não a bondade, pode ser cultivada nesse curto período de tempo.

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Apesar dessa assimetria, pelo menos tanto os grupos de gentileza como os gratidão mostraram melhorias mensuráveis ​​em relação aos que simplesmente monitoraram seu humor. Ambos os grupos de gentileza e gratidão gozaram de maior porcentagem de dias felizes, onde se sentiram otimistas e esperavam o melhor. Eles também estavam mais satisfeitos com suas vidas, que eles perceberam serem mais significativos, e eles se sentiram mais conectados com os outros por dia.

Com efeito, todos esses resultados positivos – esse aumento do sentimento de conexão, maior satisfação com a vida cotidiana, otimismo e redução da ansiedade-endereço, de certa forma, os problemas que os participantes qualificados para o estudo, em primeiro lugar. (Lembre-se, todos estavam clinicamente angustiados e procuravam terapia pelo menos mais de um mês).

Então, esses resultados sugerem que essa breve intervenção – que foi autoguiada e durou apenas duas semanas – não aumentou apenas sentimentos de gratidão. Manter listas de gratidão e bondade fez com que as pessoas se sintam mais felizes, mais conectadas e mais significativas – fazendo o trabalho que a terapia é parcialmente projetada para fazer, tudo antes de uma única sessão profissional.

Este não é o primeiro estudo a sugerir que as intervenções de gratidão e bondade são benéficas. Mas talvez seja o primeiro a sugerir que essas estratégias psicológicas positivas, simples e auto-administradas, não são apenas para pessoas felizes que estão procurando ser mais felizes. Eles podem trabalhar para um grupo que precisa de ajuda – “não [apenas] como estados finais,” escrever os autores “, mas como experiências emocionais que eles próprios têm a capacidade de estimular mudanças positivas”.