SENTIMENTO SUPORTADO

Dificuldade: CASUAL | Frequência: 1X / MÊS | Duração: 15 MIN.

TEMPO REQUERIDO

15 minutos. Tente fazer esta prática uma vez por mês para sustentar seus sentimentos de confiança e conexão.

COMO FAZER ISSO

1. Faça uma lista das pessoas que você está perto de quem lhe oferece conforto ou segurança. Se for útil, considere:

  • Quem é a pessoa com quem mais gosta de passar o tempo?
  • Quem é a pessoa com a qual é mais difícil estar longe?
  • Quem é a pessoa com quem deseja conversar quando está preocupado com alguma coisa?
  • Quem é a pessoa em que você se volta quando se sente mal?
  • Quem é a pessoa que você conhece sempre estará lá para você?
  • Quem é a pessoa com quem deseja compartilhar seus sucessos?

2. Anote seis qualidades positivas que são comuns a essas pessoas – qualidades que elas incorporam fortemente.

3. Em seguida, lembre-se e visualize uma situação específica quando se sentiu angustiado ou preocupado e uma dessas pessoas o confortou e ajudou.

4. Escreva uma breve descrição dessa situação e da maneira que você sentiu durante a mesma.

POR QUE VOCÊ DEVE TENTAR

A maioria de nós quer ser amável e atenciosa, mas isso pode ser mais fácil dizer do que fazer, especialmente quando nos sentimos estressados, ameaçados ou inseguros. Muitas vezes, nesses momentos, nossa reação natural é focar em nós mesmos e garantir que estamos seguros em vez de prestar atenção às necessidades de outras pessoas e apoiá-las. Mas, desconectando-se de outros, pode realmente exacerbar nosso estresse.

Este exercício ajuda a libertar-se dessa espiral descendente. Ele pede que você pense sobre as pessoas que você se volta quando você está angustiado e lembre-se de momentos em que você se sentiu confortado por eles. Pesquisas sugerem que o aumento dos sentimentos momentâneos de conforto ao pensar em relacionamentos de apoio pode nos tornar mais confiantes, compassivos e úteis para outros em geral.

EVIDÊNCIA DE QUE ISSO FUNCIONA

Mikulincer, M., Shaver, PR, Gillath, O., & Nitzberg, RA (2005). Anexo, cuidado e altruísmo: aumentar a segurança do anexo aumenta a compaixão e a ajuda . Jornal de Personalidade e Psicologia Social, 84(2) , 377-389.

Alguns participantes do estudo refletiram sobre uma relação de apoio ao se envolverem nesse exercício de redação; outros participantes pensaram em um conhecido ou em uma relação profissional. Imediatamente depois, as pessoas que refletiram sobre o relacionamento de apoio relataram maior compaixão pela disposição e disposição para ajudar uma pessoa em dificuldades.

POR QUE FUNCIONA?

Uma grande quantidade de pesquisas aponta para a importância da “segurança de anexos”, um estado que envolve sentimentos de confiança e conforto. Quando nos sentimos seguros e seguros, nossa energia pode ser mais facilmente direcionada para cuidar dos outros. Refletindo sobre as pessoas da nossa vida que nos amam e nos apoiam podem aumentar nossos sentimentos de segurança e também nos lembrar os tipos de qualidades que queremos encarnar ao apoiar os outros, o que nos torna mais propensos a responder com compaixão quando encontramos alguém que precisa.

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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