Às vezes, as descobertas da pesquisa sobre o bem-estar parecem um pouco óbvias: a gratidão tornará você mais feliz; O mindfulness reduz o estresse; é bom ser gentil.

Mas os achados de outros estudos são muito mais contra-intuitivos. Esse tipo de pesquisa desafia como pensamos que o mundo funciona; Se estamos abertos a isso, pode mudar drasticamente nossas vidas do dia-a-dia e nossas comunidades.

No 5º Congresso Mundial da Associação de Psicologia Positiva Internacional – uma conferência de quatro dias realizada no início deste mês com mais de 1.300 participantes – ouvi três insights que desafiaram meus pressupostos. Eles ofereceram novas maneiras de pensar sobre as coisas que mais queremos na vida – incluindo saúde, sucesso e felicidade.

1. Você não precisa ser carismático para ter sucesso

O que impulsiona o alto desempenho no trabalho?

No passado, os pesquisadores de negócios enfocaram a quantidade de influência ou informação que os funcionários conseguiram acumular em sua organização. Eles visualizaram redes complexas de interconexões, com os trabalhadores mais influentes e experientes no centro.

Mas Kim Cameron, professora da Universidade de Michigan e pioneira no campo da psicologia organizacional positiva, tentou um novo tipo de mapeamento: ele planejou empregados por sua “energia relacional”. A energia relacional é o quanto suas interações com os outros motivam, revigoram e energize-os (em vez de drená-los ou esgotá-los, algo que todos experimentamos).

O resultado? A rede de energia relacional previu o desempenho quatro vezes melhor doque as redes com base em influência ou informação. Em outras palavras, ter um impacto positivo e energético sobre os outros parece ser muito mais importante para o que você consegue no trabalho do que fazer com que as pessoas façam o que quiser ou acumulam segredos. E quando um líder se energiza mais positivamente, seus funcionários funcionam melhor, estão mais satisfeitos e comprometidos com seus empregos e têm maior bem-estar em casa.

A pesquisa de Cameron descobriu que os energizantes positivos tendem a ser confiáveis, gratos, humildes, autênticos e indulgentes; Eles também são bons solucionadores de problemas com padrões elevados. Consequentemente, a energia relacional não é uma forma de carisma ou atratividade natural. É algo que pode ser cultivado.

2. Podemos motivar as pessoas a serem saudáveis

Como encorajamos os outros a cuidar da saúde deles?

Se você é o governo, um programa de bem-estar no local de trabalho ou um cônjuge bem intencionado, você pode tentar convencer o seu alvo de que eles estão se exercitando muito pouco e estressando demais. A mídia gosta particularmente de enquadrar histórias dessa maneira .

Mas, de acordo com a professora Alia Crum da Universidade de Stanford, essas mensagens podem ter exatamente o efeito oposto como pretendido. Sua pesquisa descobriu que o que acreditamos – nossa mentalidade, em outras palavras – pode realmente ter efeitos físicos em nossos corpos.

Em uma série de estudos quase inacreditáveis, ela descobriu que o estresse cria uma resposta física não saudável quando acreditamos que o estresse é ruim para nós; como pensamos que nossos níveis de exercícios se comparam aos outros afetam nosso risco de morte além do nosso nível real de atividade; a mesma bebida afeta de maneira diferente nossos hormônios da fome, dependendo se acreditamos que é saudável ou indulgente; e as criadas do hotel melhoram seu peso e pressão arterial depois de simplesmente aprender que seu trabalho envolve exercício.

Em outras palavras, dizer às pessoas quão pouco saudáveis ​​seus estilos de vida são capazes de ajudar a criar uma profecia auto-realizável.

Então, qual é a alternativa? Ao invés de se concentrar no dano no comportamento insalubre, Crum sugere tornar os comportamentos saudáveis ​​mais atraentes. Em um próximo estudo, ela achou que os frequentadores da cafeteria comiam mais vegetais quando receberam nomes atraentes: “cenouras de cítricos retorcidos” em vez de “cenouras com molho de citrino sem açúcar”.

Em outras palavras, ao invés de assustar as pessoas com estatísticas, podemos fazer melhor contá-las sobre as alegrias de um pôr-do-sol executado pelo lago, uma salada fresca do mercado do fazendeiro ou uma meditação amorosa e amorosa.

3. Sua vida pode ser mais significativa do que você pensa

Você está procurando por significado em sua vida?

A maioria de nós não tem que olhar muito longe, argumentou Laura King, professora da Universidade de Missouri. Numa conversa apaixonada e provocadora, ela citou pesquisas mostrando que pequenas coisas podem aumentar nosso sentido de significado: ver imagens de árvores que representam a passagem das estações; sendo lembrado de palavras relacionadas com a manhã ( panquecas , bacon , nascer ) de manhã; ou ter mais rotina em nossas vidas.

No lado oposto, King descobriu que nosso senso de significado é bastante resiliente à adversidade. Por exemplo, mesmo as recentes eleições americanas não foram suficientes para diminuir o senso de significado dos liberais na vida (embora tenha criado outros sentimentos negativos).

Não há crise de significado no mundo, argumentou ela. O significado não é reservado para momentos especiais e transcendentes; É parte integrante das nossas vidas, se apenas abrimos os olhos para isso.

“As pessoas não precisam saber como fazer suas vidas significativas. Eles precisam saber que eles já estão “, disse King. E quando acreditamos na significância de nossas vidas, desbloqueamos os benefícios de sentimentos mais positivos e melhores relacionamentos.

Sua pesquisa levantou muitas perguntas para os participantes: esse tipo de significado é o mesmo que o significado profundo que vem de ter um propósito ou cuidar dos outros? E as pessoas que vivem em ambientes caóticos e perigosos, cujas vidas realmente não fazem sentido?

Apesar dessas questões, a noção de que a maioria de nossas vidas já tem estrutura, previsibilidade e significado é provocativa.

O Greater Good Science Center foi expositor no 5º Congresso Mundial de Psicologia Positiva.