Os ovos são (basicamente) o superalimento

Os ovos parecem ser objeto de muitos dilemas. O que veio primeiro: o ovo ou o frango é algo que preferimos não resolver, mas também há esse dilema interminável sobre o status do ovo como alimento.

Apesar dos estudos epidemiológicos que mostram que comer ovo inteiro ou apenas as gemas lhe dará ataque cardíaco instantâneo, os estudos recentes e bem estruturados provam continuamente que os ovos não devem ser demonizados, mas consumidos em grandes quantidades!

Na conferência Experimental Biology, realizada em Chicago, em abril, foi apresentado um artigo que acrescenta ao mosaico de louvor de ovos. Um grupo de cientistas da Universidade do Alabama, em Birmingham, realizou um experimento para descobrir se consumir óvulos ajudaria os idosos a perder peso, melhorar a resistência à insulina, diminuir a gordura visceral e, ao mesmo tempo, minimizar a perda de massa corporal magra.

26 indivíduos foram incluídos em um estudo clínico randomizado. Sua idade variou de 60 a 75 e seu IMC entre 30 e 40. Um grupo recebeu um plano alimentar com 25%, 25%, 50% (energia de carboidratos, proteínas e gorduras, respectivamente), mas o grupo controle tinha uma dieta padrão. com 55%, 25%, 20% (energia de carboidratos, proteínas e gorduras, respectivamente). Ambos os grupos foram autorizados a comer ad libitum, mas o primeiro grupo tinha 3 ovos por dia, enquanto o segundo foi oferecido uma barra de tipo café da manhã.

Após 8 semanas, os resultados da linha de base e do estudo foram comparados. Não há surpresas, se você estiver familiarizado com a ciência nutricional recente: o grupo que come ovo perdeu 11% da gordura corporal (grupo controle 2,3%). A gordura visceral no grupo ovo diminuiu três vezes em comparação com o primeiro grupo (23,3% vs. 7,1%). A sensibilidade à insulina melhorou, os níveis de triglicérides diminuíram e os níveis de colesterol HDL aumentaram.

O que podemos aprender? Três ovos por dia afastam o médico!

Um resumo de outro estudo semelhante foi publicado pelo Journal of Nutrition. Em um estudo clínico cruzado randomizado duplo cego, 25 indivíduos receberam 3 semanas de dieta, onde 16% da energia diária foi fornecida com uma mistura de substituição de proteínas do ovo e gordura insaturada, enquanto o grupo controle recebeu 16% da energia diária de carboidratos. Os resultados da dieta à base de proteína de ovo em comparação com a dieta de carboidratos foram surpreendentes: melhora de 18% na sensibilidade à insulina (5,7 na dieta com carboidratos). O tamanho das partículas de colesterol LDL foi aumentado na dieta do ovo, diminuindo na dieta de carboidratos. Indivíduos em dieta à base de ovo viu uma diminuição significativa nos níveis de triglicérides e VLDL colesterol: 18,5% e 18,6%, respectivamente (na dieta à base de carboidratos, as diminuições foram de apenas 2,5% e 3,6%, respectivamente).

Fontes:

Goss, A. em drugi, Chicago. Efeitos de uma dieta restrita a carboidratos baseada em ovos sobre a composição corporal, distribuição de gordura e saúde metabólica em idosos com obesidade: resultados preliminares de um estudo controlado randomizado. The FASEB Journal, 31 (1 Supp), p. 2017.

Maki, K. in drugi, 2017. Substituição de amidos refinados e açúcares adicionados com proteína de ovo e gorduras insaturadas Aumenta a sensibilidade à insulina e reduz os triglicerídeos em adultos com excesso de peso ou obesos com triglicerídeos elevados. J. Nutr.

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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