Aqui estão as desvantagens de uma dieta LCHF que você tem que considerar

Há um preço real a pagar por tentar perder peso usando este método agora popular.

LASZLO BALOGH
Foto dacapa: O astro do tênis Andre Agassi (R) dos Estados Unidos assiste ao guru de fitness húngaro Norbert Schobert receber uma cesta de produtos de padaria durante uma sessão de fotos para uma campanha publicitária em Budapeste, 11 de setembro de 2014. Schobert, um ex-policial húngaro que construiu uma rede de 112 lojas que vendem seus alimentos com baixo teor de carboidratos, inscreveu Agassi para enfrentar a expansão para a Europa, que ele planeja financiar com uma oferta de US $ 8,3 milhões.

Muitas pessoas seguem dietas com baixo teor de carboidrato e gordura (LCHF) para tentar perder peso ou corrigir problemas de saúde. Embora essas dietas sejam populares e pareçam proporcionar resultados rápidos, as graves conseqüências para a saúde que acompanham os planos alimentares da LCHF não podem ser ignoradas.

Uma dieta LCHF restringe a quantidade de alimentos ricos em amido, como grãos e batatas, incentivando grandes quantidades de carne. Alguns planos alimentares da LCHF também limitam legumes e frutas doces. No entanto, comer menos amido e açúcar do que as necessidades do corpo tem consequências graves para a saúde e alguns deles só se tornam evidentes depois de um longo período de tempo.

A falha número um com toda a noção de baixo teor de carboidratos é a falta de distinção entre amidos saudáveis ​​não processados ​​e amidos processados ​​não saudáveis. Além disso, não há diferenciação entre alimentos saudáveis ​​naturalmente doces e alimentos açucarados. Alimentos ricos em amido e naturalmente comidos em seu estado comestível não processado ou naturalmente existente são imensamente saudáveis. Os alimentos não processados ​​contêm todas as partes comestíveis de um alimento como ele vem naturalmente. Exemplos incluem grãos integrais, banana e butternuts e batatas com casca.

Por outro lado, alimentos ricos em amido altamente processados ​​como macarrão branco, farelo de milho processado e batatas descascadas não são saudáveis. Assim são os alimentos açucarados, como bolos e refrigerantes. Infelizmente, nas dietas LCHF, todo o amido e açúcar, bom ou ruim, é restrito. A seguir estão algumas das muitas conseqüências para a saúde ligadas às dietas LCHF.

Inflamação

Sendo alta em carne, uma dieta LCHF é uma receita perfeita para inflamação sistêmica, um termo que implica vermelhidão, calor, dor e inchaço experimentado em diferentes áreas em todo o corpo devido a danos celulares. Pesquisas identificaram a inflamação sistêmica como uma causa subjacente de doenças crônicas, incluindo câncer, diabetes, doenças cardíacas e doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatóide e diabetes tipo 1. O ferro heme, que vem da carne, é o principal culpado e a carne vermelha tem a maior concentração conhecida. O corpo não pode derramar o ferro heme em excesso como o ferro de fontes vegetais.

Quando a carne é consumida excessivamente, o ferro heme pode facilmente se acumular em níveis tóxicos , causando o que é conhecido como estresse oxidativo. É quando o corpo tem mais radicais nocivos do que pode neutralizar. O estresse oxidativo prejudica as células do corpo, resultando em inflamação sistêmica.

Resistência a insulina

Dietas LCHF também tendem a promover resistência à insulina ou função da insulina prejudicada. Para pessoas com diabetes, isso é realmente uma má notícia. O que é ainda mais preocupante é que a dieta LCHF pode ser enganosa, porque quando as pessoas com diabetes estão em um plano alimentar, elas podem experimentar níveis reduzidos de açúcar no sangue. Mas isso acontece devido à baixa ingestão de amido e tem muito pouco a ver com a insulina que controla o açúcar no sangue. O baixo desempenho da insulina é mascarado pelos baixos níveis de açúcar no sangue, resultantes da baixa ingestão de amido, e não da potência da insulina.

Gerenciar a diabetes sustentavelmente implica aumentar a função da insulina, não privando o corpo de amido e açúcar de fontes saudáveis, como alimentos ricos em amido e frutas não processadas. Há evidências mostrando que os alimentos vegetais não processados, incluindo alimentos ricos em amido e frutas doces, na verdade melhoram o desempenho da insulina, tornando-os ideais para prevenir e controlar o diabetes.

Depressão, humor

Uma dieta LCHF aumenta a suscetibilidade à depressão e alterações de humor. O amido é necessário para a produção de serotonina, hormônio estimulante do humor . Portanto, restringir o amido leva a baixos níveis de serotonina, aumentando significativamente a probabilidade de depressão, alterações de humor e outros transtornos mentais. Por esta razão, as pessoas que lutam contra a depressão podem querer evitar as dietas LCHF.

Má saúde digestiva

Com o excesso de carne e fibra inadequada, as dietas LCHF são incompatíveis com o sistema digestivo humano e representam um tremendo dano à saúde digestiva. Constipação , azia e inchaço são alguns dos problemas vivenciados e as horas extras, e problemas mais sérios provavelmente surgirão. Estes incluem pilhas e cânceres que afetam o trato digestivo, como estômago, garganta e câncer de cólon . E desde que as dietas LCHF destroem as bactérias intestinais saudáveis , há uma maior probabilidade de diabetes, distúrbios mentais e alergias, além de câncer de cólon e outros problemas digestivos.

Baixa ingestão de fito-nutrientes

Alimentos vegetais não processados ​​contêm milhares de antioxidantes e produtos químicos imensamente benéficos para a saúde . Caracteristicamente alta em carne e baixa quantidade e variedade de alimentos vegetais não processados, as dietas LCHF severamente carecem de antioxidantes. Essas dietas envelhecem mais rápido. Portanto, seguir uma dieta LCHF pode ajudá-lo a perder peso, mas você também acaba ficando muito mais velho. Dietas sem antioxidantes também aumentam a suscetibilidade ao câncer, doenças cardíacas, diabetes, obesidade e doenças autoimunes.

Carne associada à morte prematura

A carne é um aspecto primordial da dieta LCHF. No entanto, estudos estão ligando uma infinidade de problemas graves de saúde como doenças cardíacas, diabetes, câncer, artrite, hipertensão e doenças auto-imunes e, posteriormente , morte prematura , consumindo muita carne, especialmente carne vermelha e carne processada como bacon, presunto e quente cachorro.

Um recente estudo da Organização Mundial da Saúde classificou a carne processada como uma causa confirmada de câncer e carne vermelha uma causa provável da doença. A conexão entre dietas com alto teor de carne e morte prematura é uma das principais razões por que ainda não conhecemos uma população humana em que as pessoas tenham experimentado longevidade e boa saúde após as dietas para LCHF.

Conclusão

LCHF dieting é uma abordagem estreita e míope, porque falta uma visão holística ou ampla do bem-estar. Por exemplo, não há benefício em se alistar dietas para perda de peso apenas para ter essa mesma abordagem e colocá-lo em risco de câncer, depressão e outras doenças. Isso não significa que qualquer coisa que faça você pesar menos seja saudável.

A nutrição saudável tem um impacto positivo holístico e duradouro na saúde; ajuda a abordar a condição em questão de modo a reduzir a escala geral dos riscos para a saúde de uma pessoa. LCHF dieting na melhor das hipóteses apenas temporariamente corrige um problema ao mesmo tempo, atraindo outros problemas. Existe uma enorme possibilidade de que a condição específica para o tratamento pela dieta LCHF só possa piorar as horas extraordinárias. Em última análise, as dietas LCHF não fazem de você uma pessoa mais saudável; eles simplesmente mudam o nome da sua doença ou adicionam mais nomes aos seus problemas de saúde.

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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