Qual É A Diferença Entre Uma Dieta Cetogênica E Uma Baixa Em Carboidratos E Gorduras?

“Dieta baixa em carboidratos” e “dieta cetônica” são termos que são casualmente jogados em conversas. E enquanto as pessoas costumam usar esses termos de dieta de forma intercambiável, existem diferenças importantes e coisas a serem observadas sobre cada dieta antes de escolher qual delas funciona melhor para você.

O Que É Uma Dieta Com Baixo Teor De Gordura (LCHF)?

Não há definição concreta de uma dieta pobre em carboidratos e rica em gorduras. Em essência, é qualquer plano de refeição que segue as filosofias do próprio nome da dieta.

Exemplo dietas low-carb, alto teor de gordura incluem a dieta de Atkins, criada na década de 1950, e a dieta de South Beach, que chegou à fama em 2003.

No primeiro, que foi criado pelo Dr. Robert Coleman Atkins, você passa por várias fases da dieta. Na primeira fase, você come aproximadamente 30 gramas de carboidratos por dia, juntamente com gordura e proteína ilimitadas.

Neste último, que foi criado pelo cardiologista Arthur Agatston, você ingere uma dieta modificada com pouco carboidrato. No início, aproximadamente 45% de suas calorias vêm de carboidratos, mas na fase final, apenas 28% de suas calorias diárias são derivadas de carboidratos. A maior parte das calorias restantes deve vir de gorduras e proteínas saudáveis.

Como você pode ver, há espaço de manobra significativo em termos do que pode ser definido como uma dieta baixa em carboidratos e alta gordura.

O Que É Uma Dieta Cetogênica?

Por outro lado, uma dieta cetogênica vem com parâmetros muito mais rigorosos. Foi criado no início dos anos 1900 pelo Dr. Russell Wilder. Uma verdadeira dieta cetogênica permite que apenas 5% de suas calorias diárias provenham dos carboidratos. O resto de suas calorias deve vir de gorduras (75% de suas calorias diárias) e proteínas (20% de suas calorias diárias).

Como o próprio nome sugere, o foco deste estilo de alimentação é nos corpos cetônicos. Quando seguimos estritamente, a idéia é que seu corpo mude para um estado constante de cetose nutricional.

Em um plano de refeição de carboidratos tão baixo, o fígado quebra a gordura que você come em corpos cetônicos e ácidos graxos. Os proponentes dessa dieta dizem que, ao ingerir uma dieta cetogênica, você força seu sistema a usar corpos cetônicos como energia.

O Que A Ciência Diz?

Por causa das mudanças nas definições de uma dieta baixa em carboidratos, é difícil obter resultados claros da pesquisa. No entanto, existem alguns estudos que sugerem o uso de gordura como combustível (como se faria quando em uma dieta cetogênica) poderia trazer alguns benefícios.

Por exemplo, um estudo de 2015 publicado no European Journal of Sport Science aponta que “a adaptação ao ceto” (usando gordura como combustível em vez de carboidratos) “poderia estender o desempenho físico e mental humano além da expectativa atual”.

Isso apóia pesquisas mais antigas, como a publicada na revista Metabolism, na década de 1980, que sugeriu a mesma coisa.

Outros benefícios impulsionados pelos defensores da filosofia da dieta cetogênica incluem:

  • Melhoria da composição da gordura corporal. A idéia é que, incentivando seu corpo a ver a gordura como combustível, você aumenta a forma como seu corpo queima sua própria gordura.
  • Melhores níveis de açúcar no sangue. A teoria é que, ao restringir a ingestão de carboidratos, você evita os constantes picos de açúcar no sangue que ocorrem sempre que você come carboidratos.
  • Melhoria da saúde do cérebro. Defensores de dietas ricas em gordura apontam que seu cérebro usa gordura como energia, e a teoria é que uma maior ingestão de gordura na dieta pode melhorar seu desempenho mental.

Qual Dieta É Ideal Para Você?

A dieta certa para você depende de seus objetivos, seu estilo de vida e fatores como sua idade e sexo.

Por exemplo, para diabéticos, endossamos fortemente a dieta Low Carb High Fat (LCHF) para reverter a condição.

Algumas mulheres acham que uma abordagem extremamente baixa em carboidratos às refeições pode afetar negativamente seus ciclos menstruais. Outras pessoas acham que seguir um plano de refeições cetogênicas faz com que elas se sintam cansadas e lentas. Por estas razões, fale sempre com o seu médico ou com um nutricionista se estiver a considerar qualquer alteração à sua dieta.

julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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