A verdade nua sobre a longevidade

Apenas cerca de 35% de nós têm o gene da longevidade. O resto depende da gente!

Fonte: CCO Creative Commons

O dicionário de Webster define a longevidade como “uma longa duração da vida individual”. Atualmente, há mais pessoas com mais de 65 anos do que em qualquer outra época da história. Existem muitas teorias sobre por que algumas pessoas tendem a viver mais nos dias de hoje, mas, sem dúvida, a genética desempenha um grande papel. No entanto, os estudos mais recentes indicam que daqueles que vivem em seus 90 e 100 anos, apenas 35 por cento têm o gene da longevidade. Len Kravitz (2015), professor de ciência do exercício na Universidade do Novo México, falou sobre a dinâmica da longevidade e disse que precisamos adaptar uma filosofia de “saúde” ao invés de “tempo de vida”.

Kravitz diz que, para manter a saúde ideal, são essenciais os seguintes: minimizar o estresse , manter a atividade física, manter seu cérebro ativo, socializar e rir mais.

Para criar ou manter um estilo de vida saudável nos anos dourados, Kravitz também sugere perder peso, se necessário. Estar acima do peso é um dos principais contribuintes para o declínio da saúde e bem-estar à medida que envelhecemos. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), cerca de 80 milhões de adultos nos EUA são obesos. As condições relacionadas à obesidade incluem doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

“O estresse crônico é também um grande contribuinte para o envelhecimento ”, disse Kravitz, “e a melhor maneira de combatê-lo é com o exercício. Incorporar algum treinamento de resistência, exercícios aeróbicos e práticas da mente / corpo para lidar com o estresse no trabalho ou onde quer que o problema exista. Quando você adota essa abordagem multifacetada, pode mediar o estresse e ter menos declínio cognitivo também ”.CCO Creative Commons

Pietri et al. (2017) estudou a ilha de Ikaria, uma pequena ilha no Mar Egeu que possui uma das populações mais longevas do mundo. Aparentemente, os centenários estavam na ilha há 400 anos. Pietri correlacionou o aumento da chance de longevidade a fatores como ar, água, espírito de comunidade, dieta esparsa e disposição herdada. Em essência, essas pessoas vivem em uma das ilhas mais pobres, mas são as mais felizes e vivem as mais longas de todas em todo o Mar Egeu.

Além de se manter ativo fisicamente, manter-se ativo mentalmente é igualmente importante para a longevidade. Toda cultura tem seu próprio jeito de manter a mente ativa. Depois do Holocausto, Viktor Frankl, autor de Man’s Search for Meaning, (link is external)autor / psiquiatra (1959), escreveu sobre a logoterapia como uma chave para a sobrevivência – a ideia de que cada um de nós precisa ter significado em nossas vidas. Os franceses chamam isso de raison d’être – literalmente, “uma razão para ser”.

Frankl defende a ideia de que a força motivacional primária para os seres humanos é a busca de significado. Isso pode ser uma paixão, mas também pode ser uma missão de vida ou contribuição para a sociedade em geral. Durante seu tempo em um campo de concentração , Frankl aprendeu que não havia “nada a perder”, exceto sua “vida tão ridiculamente nua” (p. 9). Em outras palavras, podemos ser despojados de tudo, exceto nossa paixão e vontade de viver.

Os japoneses têm uma filosofia semelhante sobre as chaves para a longevidade. Garcia e Miralles (2016) escreveram o livro estelar Ikigai, (link is external)que os japoneses chamam de paixão dentro de você ou de seu talento único que dá sentido ao seu dia. Como Frankl, Garcia e Miralles dizem que nossa missão na vida – se já não sabemos – é encontrar nosso ikigai. Ele continua dizendo que existem dez chaves para a longevidade, que são todas extremamente lógicas e certamente valem a pena serem compartilhadas:

  •             Fique ativo; não se aposente
  •             Vá devagar
  •             Coma até que você esteja apenas 80% cheio
  •             Cerque-se de bons amigos
  •             Entre em forma para o seu próximo aniversário
  •             Sorrir
  •             Viva o momento
  •             Tenha gratidão
  •             Reconectar-se com a natureza
  •             Siga seu ikigai

Referências

Frankl, V. (1959). A busca do homem pelo significado. Nova York, NY: Touchstone.

Garcia, H. e F. Miralles. (2016). Ikigai: O segredo japonês para uma vida longa e feliz. Nova Iorque, NY: Penguin Books.

Kravitz, L. (2015). “Os Segredos da Longevidade”. Targeted News Service , Washington, DC. Fevereiro.

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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