Dieta alcalina ceto: o elo perdido da dieta cetogênica

de Dr. Anna Cabeca

Minha paciente de 49 anos, Jini, chegou ao consultório com 40 libras de excesso de peso, uma história familiar de câncer de mama e queixas de fadiga e baixa libido . Mas ela teve uma ideia.

Ela leu recentemente um artigo sobre como as dietas cetogênicas poderiam aumentar a perda de peso, proporcionar a prevenção do câncer e outros benefícios para a saúde, além de ajudar nas condições da menopausa. No entanto, quando Jini discutiu a dieta ceto com seu médico de cuidados primários, ele disse a ela que tal dieta a colocaria em um “estado potencialmente perigoso e potencialmente mortal”.

Ele estava errado. Originalmente usado para a epilepsia , estudos mostram que as dietas keto estão longe de ser perigosas. De fato, eles beneficiam inúmeras condições, incluindo câncer, demência e sobrepeso / obesidade, e a história moderna apenas apóia essas afirmações. Durante o início da 19 ªséculo, os médicos tiveram dramáticos de sucesso implementando dietas ceto, mas eles finalmente descobriram que a prescrição de medicamentos era muito mais fácil que do que escrupulosamente monitorar o que as pessoas comiam. ( 1 ) 

Mas o médico de Jini – inteligente embora tenha certeza de que era – foi vítima da confusão comum entre cetose nutricional e cetoacidose diabética, sendo a última uma complicação com risco de vida do diabetes tipo 1, onde as cetonas são produzidas rapidamente, sobrecarregando o corpo. sistema tamponante ácido-base. Este é um equívoco comum ou mito sobre dietas keto que eu procuro dissipar. 

A cetose nutricional, por outro lado, envolve a produção regulada e controlada de cetonas, durante as quais o pH do sangue permanece tamponado dentro dos limites normais. ( 2 )


A mudança moderna de glicose

Simplificando, cetose refere-se à fonte de combustível que seu corpo usa no dia-a-dia, e mudando para a queima de gordura (em vez de glicose, ou açúcar, queimando) é o foco central da dieta cetônica. A maioria dos órgãos usa glicose, mas seu cérebro usa mais do que qualquer outro – 20%, na verdade – o que coloca uma demanda constante no suprimento de glicose para energia. ( 3 )

Enquanto seu corpo pode produzir um pouco de glicose em um processo chamado gliconeogênese, a maior parte vem da sua dieta como proteína ou carboidrato. Quando você ingere carboidratos, o açúcar no sangue do seu corpo aumenta e aumenta o açúcar no sangue , liberando o hormônio insulina e empurrando a glicose para as células, onde é convertido em energia. 

A ingestão contínua de carboidratos mantém a insulina elevada, eventualmente criando resistência à insulina quando as células recebem muito e começam a resistir a esse hormônio principal. Quando isso acontece, o açúcar no sangue continua a subir e prepara o terreno para o diabetes tipo 2 e todas as suas conseqüências prejudiciais (e às vezes mortais ).

Para ser claro, você não pode cortar completamente o suprimento de combustível do seu corpo, e não conseguir essa fonte constante de glicose significa que você pereceria rapidamente . Felizmente, porém, seu corpo pode utilizar uma fonte de energia alternativa, eficiente e (eu diria) superior,chamada cetonas.

Seu fígado oxida os ácidos graxos para produzir três corpos cetônicos –  β- hidroxibutirato, acetoacetato e acetona – que fornecem uma alternativa à glicose para alimentar o cérebro e outros tecidos. E a maioria dos órgãos, incluindo o cérebro, prospera em cetonas. O aumento dos níveis de cetona substitui a glicose como sua principal fonte de energia, reduzindo a necessidade de gliconeogênese e poupando a quebra de proteínas. ( 4 )

Você aumenta sua produção dessas cetonas através de um processo chamado cetose . Para obter e permanecer em cetose, você aumenta sua ingestão de gordura na dieta enquanto modifica as proteínas e limita dramaticamente o consumo de carboidratos, e você incorpora o jejum intermitente. Os adultos humanos têm pouca necessidade de carboidratos na dieta, e reduzir a ingestão para se transformar em cetose leve pode trazer benefícios dramáticos. (5)

Isso não significa que você não deve ingerir carboidratos por outras razões (densidade de nutrientes, fibra e variedade entre eles), mas você quer escolher as melhores fontes e limitar sua ingestão para efetivamente passar à cetose, pelo menos periodicamente.

Durante a maior parte da nossa existência evolutiva, não comemos muitos carboidratos, especialmente não na quantidade ou frequência que fazemos hoje. Entre outros problemas, comer farinha copiosa, açúcar e alimentos processados ​​- básicos da Dieta Americana Padrão – criam inflamação, a causa de quase todas as doenças , inclusive como obesidade. ( 6 )

O que é mais comum em toda a história da raça humana é o jejum. O ramadã islâmico é um jejum de 28 a 30 dias, em que a comida e a bebida são proibidas durante o dia. O cristianismo também tem um forte fundamento de jejum e, na Bíblia, Jesus jejuou para ter uma comunicação mais elevada e clara com Deus. Cristãos ortodoxos gregos jejuam por um total de 150-200 dias a cada ano!

Enquanto isso, o Daniel Fast , de 21 dias, baseado na Bíblia, proíbe consumir coisas como produtos de origem animal, carboidratos refinados, adoçantes, cafeína e álcool. Ultimamente, o jejum intermitente (FMI), que envolve alternar o jejum com a alimentação, tornou-se popular por sua capacidade de melhorar a perda de gordura, além de outros benefícios para a saúde.

Infelizmente, o jejum não é amplamente praticado hoje em dia. De nossos cereais matinais a lanches da tarde e petiscos noturnos, o pastoreio quase constante tornou-se um alimento básico das dietas modernas. Nós fomos aconselhados a comer três refeições e três lanches diariamente – essa rotina alimentar é gravemente incorreta, exceto em circunstâncias extremas.

E não é só porque estamos comendo o dia todo; Nós também estamos comendo os alimentos errados . Uma dieta rica em carboidratos mantém a glicose (açúcar) e a insulina elevados no sangue, colocando a queima de gordura em segundo plano, pois paralisa o metabolismo e aumenta a gordura da barriga.

Os pesquisadores observam benefícios favoráveis ​​em jejum , incluindo melhora da pressão arterial, lipídios no sangue, sensibilidade à insulina e estresse oxidativo, mas você não precisa se abster de alimentos por dias para ver esses resultados. ( 7 ) A cetose se assemelha ao jejum porque ambos os estados utilizam ossos cetônicos como sua principal fonte de energia. ( 8 )


Ligando o (bom) interruptor de gordura

Com a revolução agrícola nos últimos 10.000 anos – especialmente nos últimos 200 anos – vimos uma mudança dramática na densidade de nutrientes e na qualidade geral dos alimentos. E entre as repercussões que destroem a saúde de nossa dieta moderna está a condição conhecida como acidose metabólica.

Uma carga de ácido aumentada (causada por muitos carboidratos processados ​​- assim como muitas proteínas com alto teor de gordura) realmente altera a química urinária. Os níveis urinários de magnésio, o citrato urinário e o pH diminuem, enquanto o cálcio urinário, o ácido úrico não dissociado e o fosfato aumentam, colocando-o em risco de problemas como pedras nos rins. ( 9 )

O consumo de muitos alimentos ácidos cria uma “acidose de baixo grau crônica” que esgota minerais preciosos como magnésio, cálcio e potássio do corpo, ao mesmo tempo em que afeta negativamente a saúde dos ossos, aumenta a inflamação e abre o caminho para doenças crônicas. (10)

Então dieta cetônica é um passo na direção certa, pois minimiza o consumo de carboidratos. Mas isso é apenas um passo …


dieta Keto-Alkaline ®

Infelizmente, as dietas keto tradicionais – por melhores que sejam de outras maneiras – também podem ser ácidas. Em outras palavras, o pH da urina e da saliva – e  não do sangue – se torna ácido quando você se concentra em alimentos cetônicos, como carne e laticínios.

Tipicamente, as dietas keto tradicionais negligenciam os alimentos alcalinos , que se tornam críticos para otimizar o pH e, portanto, manter uma dieta ceto ótima. O elo perdido para uma dieta keto bem-sucedida é primeiro ficar alcalina – em outras palavras, comer o suficiente dos alimentos ricos em nutrientes certos para permanecer na cetose, mas também permanecer em um estado alcalino.

Minha dieta Keto-Alkaline ® está enraizada em metodologias cetogênicas, mas também incorpora a “realidade da vida cotidiana”, bem como o componente alcalino que está faltando nas dietas keto padrão.

Eu desenvolvi tiras de teste de urina de pH e cetona para ajudar os pacientes a medir facilmente os níveis de alcalinidade e cetona. Embora existam limitações, esta é a única maneira de realmente saber se você é alcalino e cetose.

Uma vez que o paciente é alcalino, eu os ajudo a entrar em cetose comendo cerca de 56 a 70% de gorduras saudáveis, 20% de proteína e cerca de 5% a 10% de carboidratos saudáveis.

Os princípios da minha dieta Keto-Alkaline ® incluem:

  1. Restringindo carboidratos.   Estudos mostram que, depois de três ou quatro dias sem consumo de carboidratos, seu corpo começa a drenar seu armazenamento de gordura, também conhecido como cetose. Você vai querer ficar entre 25-35 gramas de carboidratos para entrar em cetose, e isso exige alimentos mainstream, carb-pesado e supostamente ricos em nutrientes, como frutas e grãos. Há bons carboidratos que você pode comer que ajudarão você a ficar com cetose. 
  2. Praticando o jejum intermitente. Isso faz maravilhas para ajudar os pacientes a entrarem em cetose. Idealmente, você passará de 13,5 a 15 horas entre o jantar e o café da manhã para ajudar seu corpo a encontrar reservas de energia além da glicose armazenada. (Seu corpo só pode armazenar reservas por cerca de 24 horas, por isso, se você estiver comendo muito menos, o jejum intermitente permitirá que você diminua seus níveis de armazenamento, exigindo que seu corpo queime gordura.) 
  3. Obtendo alimentos mais alcalinos. Alimentos como vegetais de folhas verdes e muita água limpa ajudam você a se tornar mais alcalino. 
  4. Identificando alimentos ácidos não tão óbvios. Existem alguns vegetais ácidos (como couve de Bruxelas), assim como álcool (desculpe!), Café e a maioria dos laticínios que são ácidos e devem ser evitados. Isso não significa que você nunca vai comê-los novamente. Eu não posso imaginar a vida sem vinho e chocolate e couve de Bruxelas! Apenas esteja ciente de que, enquanto seu corpo muda para o modo alcalino, eles ficarão fora dos limites temporariamente. 
  5. Mudando fatores de estilo de vida. Além de comer os alimentos corretos, reduzindo o stress , obtendo grande sono, aumento de movimento, ter evacuações diárias saudáveis, reduzindo exposição a uma toxina ambiental e cultivando positividade, tudo contribui para uma Keto-Alkaline Diet ® . 
  6. Fazendo isso gradualmente. Familiarizar-se com alimentos alcalinos e testar o pH da urina é o meu objetivo de uma semana. Eventualmente, restringimos ainda mais os carboidratos, mas tomamos tudo isso passo a passo. 
  7. Tomando sua temperatura. Uma dieta cetoalcalada deve aumentar o seu metabolismo. É por isso que quero que você tome sua temperatura cerca de 10 minutos antes de sair da cama. Idealmente, será cerca de 97,6 F. Uma temperatura mais baixa pode indicar um problema na tireóide e o fato de seu metabolismo não estar funcionando de forma ideal.

Perda de peso: apenas o começo de muitos benefícios de uma dieta ceto

Como aconteceu com a maioria dos meus pacientes, Jini demorou cerca de quatro dias a mudar de glicose para cetonas como fonte primária de combustível, mas assim que o fez, começou imediatamente a perder peso e a se sentir melhor. E sua experiência estava longe de ser única.

A cetose estabiliza os hormônios reguladores do apetite, como a grelina e a leptina . E porque você não está recebendo esse aumento constante de açúcar, os níveis de insulina se estabilizam para que você não tenha os picos de açúcar no sangue e falhas que levam à fome e desejos. Estar em cetose também reduz a inflamação que, quando elevada, hordas de gordura.

Um estudo analisou os efeitos de uma dieta cetônica de 24 semanas baseada em 30 gramas de ingestão diária de carboidratos por pacientes obesos. Os pesquisadores descobriram que a dieta ceto reduz significativamente o peso corporal e índice de massa corporal (IMC), além de melhorar o perfil lipídico e os níveis de glicose no sangue, sem efeitos colaterais significativos. ( 11 )

A pesquisa provou que a cetose pode melhorar a saúde geral, e eu discuto a perda de peso e os muitos outros benefícios das dietas keto no meu novo ebook, “A Ciência Secreta de Permanecer Magra, Sexy & Sexy depois dos 40”!

Afinal de contas, ter seu jeans skinny encaixado novamente proporciona motivação para agir e se tornar mais proativo em relação à sua saúde.

Dr. Anna Cabeca é ginecologista e obstetra treinada na Universidade Emory, especialista em menopausa e saúde sexual e palestrante e educadora internacional.  Ela criou os produtos mais vendidos Julva® – um creme feminino antienvelhecimento para mulheres, MightyMaca ™ Plus – um hormônio superalimentador que equilibra a bebida saudável e os programas on-line Magic Menopause, Women’s Restorative Health e SexualCPR.   Leia o blog dela no DrAnnaCabeca.com e siga-a no Facebook , Twitter Instagram .

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julio tafforelli

Engenheiro químico, estudou psicanálisedurante vários anos e outrs terapia altenativas foi atendente no CVV. Conhece bem a índole humana e os caminhos de mudança interior. Pratica meditacão

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