Por que não há perda de peso ao somente restringir calorias

A teoria das calorias da obesidade foi talvez uma das maiores falhas na história da medicina. Dado o número de mortes excessivas causadas pela síndrome metabólica, você poderia argumentar que é um desastre maior do que a Segunda Guerra Mundial. Baseia-se em uma má interpretação completa da equação do balanço de energia.

Gordura corporal = Calorias entrando – Calorias eliminadas

Essa equação, conhecida como equação do balanço de energia, é sempre verdadeira. Então, olhando para essa equação, as pessoas dizem algo como “É tudo sobre restringir as calorias que você come” ou “Todas as dietas funcionam restringindo as calorias”. No lado de Calories Out, você ouve coisas como ‘Você deveria se exercitar mais’. Esta é a abordagem padrão de Comer Menos, Mover Mais. Os médicos, mesmo os chamados “especialistas em obesidade” e vários profissionais de saúde dizem coisas assim o tempo todo, mas estão completamente errados. O problema é que eles nem sabem porque estão tão errados.

Coma menos calorias, queime menos calorias

A equação do balanço de energia (que, sim, é sempre verdadeira) NÃO suporta a abordagem Eat Less, Move More. Hã? Deixe-me explicar. Você também pode assistir meu vídeo recente da NBC aqui .

Vamos jogar alguns números na mistura para deixar as coisas mais claras. Vamos supor que a situação de base do peso corporal estável (zero de gordura corporal ganho ou perdido) e 2000 calorias por dia de consumo.

0 gordura corporal = 2000 calorias in – 2000 calorias fora

 

Calories Out não é apenas exercício. Isto é composto de duas coisas – gasto energético em repouso, ou taxa metabólica basal (BMR) e exercício. Se você assumir o exercício zero, uma TMB média é de 2000 calorias por dia. Esta energia é usada pelo coração, pulmões, rins, geração de calor corporal, etc. Note que a TMB NÃO está sob controle consciente. Você não pode ‘decidir’ que seu coração vai bombear mais sangue. Você não pode “decidir” para gerar mais calor corporal. Nenhuma quantidade de força de vontade fará com que seus rins usem mais energia.O exercício geralmente é uma parcela muito pequena do gasto diário total, a menos que você esteja exercendo várias horas no dia.

Considere um exercício moderado de 1 hora de caminhada / corrida moderada, 3 vezes por semana. Cada caminhada queima aproximadamente 100-200 calorias. Se você já se exercitou em uma esteira com um contador de calorias, você saberá o quão devagar esse medidor se eleva. Aquelas 100 calorias usadas durante o exercício empalidecem em comparação às 2000 calorias consumidas em um dia comum. Assim, podemos ignorar com segurança o efeito do exercício, exceto para aqueles que fazem mais de 1 hora por dia.

Assim, as pessoas supõem que, se você diminuir sua ingestão calórica em 500 calorias por dia ou 3500 calorias por semana, perderá 1 libra de gordura por semana, presumindo que 1 libra de gordura contenha aproximadamente 3500 calorias.

-500 calorias = 1500 calorias in – 2000 calorias fora

Metabolismo Basal-1Por favor, tenha em atenção que, para perder gordura corporal, a Calories Out DEVE permanecer estável. Devo. Devo. Mas isso é precisamente o que sabemos ser FALSO pelo menos nos últimos 100 anos. TMB pode aumentar ou diminuir 30-40%. Isso foi mostrado já em 1917, quando estudos mostraram que uma redução da ingestão de calorias em 30% é rapidamente atingida por uma redução na TMB em 30%.O Dr. Ancel Keys mostrou o mesmo efeito em seu famoso “estudo da inanição” de Minnesota. Apesar do título, os participantes receberam 1570 calorias por dia, mais do que a maioria dos esquemas de perda de peso sendo prescritos hoje. Uma queda nas calorias ingeridas em 40% é recebida com uma queda de 40% na TMB.

A razão para isso é simples. Seu corpo é muito esperto e não quer morrer. Se você não alterar seus hormônios (predominantemente insulina), você não poderá acessar suas reservas de gordura. Se você não pode obter energia da gordura corporal, então você não pode correr um déficit de energia para sempre. Se você está tomando apenas 1500 calorias, você só pode gastar 1500 calorias.

Então, a BMR cai. Nós sabemos disso há mais de um século. Se você cortar algumas calorias todos os dias, seu corpo queimará menos calorias e você não perderá gordura. Os platôs de perda de peso e, em seguida, você começa a recuperar o peso. Então, contando calorias, como uma estratégia para perda de peso, tem sido provado uma e outra vez a falhar.

Estratégias que reduzem a insulina como  baixo carboidrato e jejum intermitente  são completamente diferentes. Ao diminuir a insulina, dizemos a nossos corpos que não há comida para entrar. Portanto, o corpo muda da queima de calorias dos alimentos para a queima das calorias provenientes da gordura corporal. Nosso corpo quer queimar 2000 calorias, mas apenas as recebe de gordura corporal em vez de comida. Em vez de restringir energia (calorias), nosso corpo está trocando fontes de combustível, de alimentos para alimentos armazenados (gordura corporal). Mas isso só pode acontecer se corrigirmos o problema hormonal subjacente à insulina excessiva. Então, é ‘Calorias dentro Calorias fora’ totalmente inútil? Bem, não totalmente.

Está contando calorias completamente fúteis?

Você pode ter ouvido falar ou recebido uma oferta por e-mail para o esquema de phishing (fraudes por e-mail) da Nigéria. A historia é assim. Alguns anos atrás, alguns bandidos enviavam milhões de e-mails para possíveis marcas (vítimas). Os e-mails diriam que eles eram um príncipe nigeriano exilado que foi forçado a fugir de seu país de origem. Ele tinha US $ 10 kajillion dólares no banco e se ofereceu para dividi-lo com você se você apenas lhe desse suas informações bancárias. Em outras fraudes, os bandidos pediam dinheiro. Envie-lhes $ 1000 dólares e eles poderão ir ao banco, recuperar seus $ 10 bilhões e dar-lhe $ 2 bilhões como um agradecimento. O golpe tornou-se conhecido como uma fraude e a maioria das pessoas reconheceu imediatamente, então eles simplesmente excluíram o email.

NigerianPrince1-1No entanto, ao contrário do que você poderia esperar, o golpe não desapareceu. Eu ainda recebo esses e-mails regularmente, e eles até mantêm o príncipe nigeriano em vez de mudá-lo para, por exemplo, uma princesa indonésia. Como quase todo mundo já ouviu falar desse golpe, qual foi o objetivo?

Os trapaceiros podem identificar imediatamente as possíveis marcas enviando este esquema em particular. Se os bandidos inventassem um novo esquema, eles receberiam muitas respostas ao e-mail, mas a maioria deles não seria ingênua o suficiente para entregar o dinheiro real. Mantendo o golpe do príncipe nigeriano, eles poderiam identificar imediata e eficientemente as pessoas mais ingênuas que entregariam dinheiro. Desta forma, o golpe do príncipe nigeriano é um grande marcador de credulidade.

O modelo Calories In / Calories Out (CICO) realiza a mesma tarefa para mim. O modelo CICO foi testado várias vezes. Vários testes demonstraram que ele é um fracasso completo . Se alguém defende veementemente o paradigma CICO, posso identificá-los imediata e eficientemente como pessoas que realmente não entenderam o que causa a obesidade e não têm uma compreensão séria da fisiologia por trás do ganho de peso. Estas são as pessoas que continuam papagueando “Uma caloria é uma caloria”, como se eu tivesse perguntado “É uma caloria uma caloria”? A pergunta que faço é: “Todas as calorias são igualmente engordantes”, às quais elas normalmente olham fixamente para mim, antes de responder “É tudo sobre calorias”, como se o corpo tivesse algum método real de medir calorias.

O modelo CICO é muito útil porque sinaliza de forma eficiente pessoas que não são todas conhecedoras da obesidade, e eu posso seguramente ignorá-las. Há muitas dessas pessoas por aí, e nem todo mundo vale a pena ouvir.


Dr. Jason Fung

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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