A ciência do HeartMath

 

Os produtos, ferramentas e técnicas da HeartMath são baseados em mais de 25 anos de pesquisas científicas conduzidas no HeartMath Institute sobre a psicofisiologia do estresse, emoções e interações entre o coração e o cérebro. Existem mais de 300 estudos revisados ​​por pares ou independentes, utilizando técnicas ou tecnologias HeartMath para alcançar resultados benéficos que foram publicados.

 


O diretor de pesquisa do HeartMath Institute discute por que a coerência cardíaca é essencial no gerenciamento do estresse e na mudança de comportamento sustentável.

A conexão coração-cérebro

A maioria de nós aprendeu na escola que o coração está constantemente respondendo a “ordens” enviadas pelo cérebro na forma de sinais neurais. No entanto, não é tão comum saber que o coração realmente envia mais sinais para o cérebro do que o cérebro envia para o coração! Além disso, esses sinais cardíacos têm um efeito significativo na função cerebral – influenciando o processamento emocional e também as faculdades cognitivas superiores, como atenção, percepção, memória e resolução de problemas. Em outras palavras, o coração não responde apenas ao cérebro, mas o cérebro responde continuamente ao coração.

O efeito da atividade cardíaca na função cerebral tem sido pesquisado extensivamente nos últimos 40 anos. Pesquisas anteriores examinaram principalmente os efeitos da atividade cardíaca ocorrendo em uma escala de tempo muito curta – ao longo de vários batimentos cardíacos consecutivos no máximo. Cientistas do HeartMath Institute ampliaram esse corpo de pesquisas científicas observando como padrões de escala maior de atividade cardíaca afetam o funcionamento do cérebro.

A pesquisa da HeartMath demonstrou que diferentes padrões de atividade cardíaca (que acompanham diferentes estados emocionais) têm efeitos distintos na função cognitiva e emocional. Durante o estresse e as emoções negativas, quando o padrão do ritmo cardíaco é irregular e desordenado, o padrão correspondente de sinais neurais viajando do coração para o cérebro inibe as funções cognitivas superiores. Isso limita nossa capacidade de pensar com clareza, lembrar, aprender, raciocinar e tomar decisões eficazes. (Isso ajuda a explicar por que muitas vezes podemos agir impulsivamente e imprudentemente quando estamos sob estresse.) A entrada do coração no cérebro durante emoções estressantes ou negativas também tem um profundo efeito nos processos emocionais do cérebro – na verdade servindo para reforçar a experiência emocional do cérebro. estresse.

Em contraste, o padrão mais ordenado e estável de entrada do coração para o cérebro durante estados emocionais positivos tem o efeito oposto – facilita a função cognitiva e reforça sentimentos positivos e estabilidade emocional. Isso significa que aprender a gerar maior coerência no ritmo cardíaco, ao manter emoções positivas, não apenas beneficia todo o corpo, mas também afeta profundamente a maneira como percebemos, pensamos, sentimos e atuamos.

O ritmo em mudança do seu coração

O coração em repouso já foi pensado para operar muito como um metrônomo, batendo fielmente em um ritmo regular e constante. Cientistas e médicos agora sabem, no entanto, que isso está longe de ser o caso. Em vez de ser monotonamente regular, o ritmo de um coração saudável – mesmo sob condições de repouso – é surpreendentemente irregular, com o intervalo de tempo entre batimentos cardíacos consecutivos em constante mudança. Essa variação natural de batimento a batimento na freqüência cardíaca é chamada de variabilidade da frequência cardíaca (VFC).Variabilidade do batimento cardíacoA variabilidade da frequência cardíaca é uma medida das alterações batimentos a batimentos da frequência cardíaca. Este diagrama mostra três batimentos cardíacos registrados em um eletrocardiograma (ECG). Note-se que a variação no intervalo de tempo entre batimentos cardíacos consecutivos, dando uma freqüência cardíaca diferente (em batimentos por minuto) para cada intervalo interbeat.

A variabilidade normal da frequência cardíaca deve-se à ação sinérgica dos dois ramos do sistema nervoso autônomo (SNA) – a parte do sistema nervoso que regula a maior parte das funções internas do corpo. Os nervos simpáticos agem para acelerar a freqüência cardíaca, enquanto os nervos parassimpáticos (vagos) diminuem a velocidade. Os ramos simpático e parassimpático do SNA estão continuamente interagindo para manter a atividade cardiovascular em sua faixa ideal e para permitir reações apropriadas à mudança das condições externas e internas. A análise da VFC, portanto, serve como uma janela dinâmica para a função e equilíbrio do sistema nervoso autônomo.

As variações momento-a-momento da frequência cardíaca são geralmente negligenciadas quando a frequência cardíaca média é medida (por exemplo, quando o médico toma o seu pulso num determinado período de tempo e calcula que o seu coração está batendo a 70 batimentos por minuto ). No entanto, as tecnologias emWave e Inner Balance permitem-lhe observar os ritmos em mudança do seu coração em tempo real. Usando seus dados de pulso, ele fornece uma imagem da sua VFC – plotando os aumentos e diminuições naturais na frequência cardíaca que ocorrem de forma contínua.

Por que o HRV é importante?

Cientistas e médicos consideram a VFC como um importante indicador de saúde e condicionamento físico. Como um marcador de resiliência fisiológica e flexibilidade comportamental, reflete nossa capacidade de nos adaptarmos efetivamente às demandas de estresse e ambientais. Uma analogia simples ajuda a ilustrar este ponto: assim como a postura de mudança de um tenista prestes a receber um saque pode facilitar a rápida adaptação, em indivíduos saudáveis ​​o coração permanece responsivo e resiliente, preparado e pronto para reagir quando necessário.A VFC também é um marcador do envelhecimento biológico. A nossa variabilidade da frequência cardíaca é maior quando somos jovens e, à medida que envelhecemos, a variação da frequência cardíaca em repouso diminui. Embora o declínio da VFC relacionado à idade seja um processo natural, ter VFC anormalmente baixa para o grupo etário está associado a um risco aumentado de futuros problemas de saúde e mortalidade prematura. Baixa HRV também é observada em indivíduos com uma ampla gama de doenças e distúrbios. Ao reduzir o desgaste induzido pelo estresse no sistema nervoso e facilitar os processos regenerativos naturais do corpo, a prática regular de técnicas de construção de coerência HeartMath pode ajudar a restaurar a baixa VFC a valores saudáveis.

Padrões de Ritmo Cardíaco e Emoções

Muitos fatores afetam a atividade do SNA e, portanto, influenciam a VFC. Estes incluem nossos padrões de respiração, exercícios físicos e até mesmo nossos pensamentos. Pesquisas no HeartMath Institute mostraram que um dos fatores mais poderosos que afetam o ritmo de mudança do nosso coração são nossos sentimentos e emoções. Quando nossa frequência cardíaca variável é plotada ao longo do tempo, a forma geral da forma de onda produzida é chamada de padrão de ritmo cardíaco. Quando você usa as tecnologias emWave e Inner Balance, você está vendo seu padrão de ritmo cardíaco em tempo real. A pesquisa da HeartMath descobriu que as emoções que sentimos afetam diretamente nosso padrão de ritmo cardíaco – e isso, por sua vez, nos diz muito sobre como nosso corpo está funcionando.

Em geral, o estresse emocional – incluindo emoções como raiva, frustração e ansiedade – dá origem a padrões de ritmo cardíaco que parecem irregulares e erráticos: a forma de onda da VFC parece uma série de picos irregulares irregulares (um exemplo é mostrado na figura abaixo). ). Os cientistas chamam isso de padrão incoerente de ritmo cardíaco. Fisiologicamente, esse padrão indica que os sinais produzidos pelos dois ramos do SNA estão fora de sincronia entre si. Isso pode ser comparado a dirigir um carro com um pé no pedal do acelerador (o sistema nervoso simpático) e o outro no freio (o sistema nervoso parassimpático) ao mesmo tempo – isso cria um movimento brusco, queima mais gás e não também é ótimo para o seu carro! Da mesma forma, os padrões incoerentes de atividade fisiológica associados a emoções estressantes podem fazer com que nosso corpo funcione de maneira ineficiente, esgotar nossa energia e produzir desgaste extra em todo o nosso sistema. Isso é especialmente verdadeiro se o estresse e as emoções negativas forem prolongadas ou vivenciadas com frequência.

Em contraste, as emoções positivas enviam um sinal muito diferente em todo o nosso corpo. Quando experimentamos emoções edificantes, como apreço, alegria, cuidado e amor; nosso padrão de ritmo cardíaco torna-se altamente ordenado, parecendo uma onda suave e harmoniosa (um exemplo é mostrado na figura abaixo). Isso é chamado de padrão de ritmo cardíaco coerente. Quando estamos gerando um ritmo cardíaco coerente, a atividade nos dois ramos do SNA é sincronizada e os sistemas do corpo operam com maior eficiência e harmonia. Não é de admirar que as emoções positivas sejam tão boas – elas realmente ajudam os sistemas do nosso corpo a sincronizar e a funcionar melhor.

Padrões de ritmo cardíaco durante diferentes estados emocionais.Estes gráficos mostram exemplos de padrões de variabilidade da frequência cardíaca em tempo real (ritmos cardíacos) gravados a partir de indivíduos com diferentes emoções. O padrão de ritmo cardíaco incoerente mostrado no gráfico superior, caracterizado por sua forma de onda irregular e irregular, é típico de estresse e emoções negativas, como raiva, frustração e ansiedade. O gráfico inferior mostra um exemplo do padrão de ritmo cardíaco coerente que é tipicamente observado quando um indivíduo está experimentando uma emoção positiva sustentada, como apreciação, compaixão ou amor. O padrão coerente é caracterizado por sua forma de onda regular, semelhante a uma onda senoidal. É interessante notar que a quantidade total de variabilidade da freqüência cardíaca é na verdade a mesma nas duas gravações mostradas acima; no entanto, os padrões das formas de onda da VFC são claramente diferentes.

Frustração versus valorização da coerência de HRV

Coerência: um estado de função ótima

A pesquisa do HeartMath Institute demonstrou que a geração de emoções positivas sustentadas facilita uma mudança de corpo para um estado específico e cientificamente mensurável. Esse estado é denominado coerência psicofisiológica, porque é caracterizado pelo aumento da ordem e da harmonia em nossos processos psicológicos (mentais e emocionais) e fisiológicos (corporais). A coerência psicofisiológica é o estado da função ótima. Pesquisas mostram que, quando ativamos esse estado, nossos sistemas fisiológicos funcionam mais eficientemente, experimentamos maior estabilidade emocional e também aumentamos a clareza mental e melhoramos a função cognitiva. Em termos simples, nosso corpo e cérebro funcionam melhor, nos sentimos melhor e temos um desempenho melhor.

Fisiologicamente, o estado de coerência é marcado pelo desenvolvimento de um padrão suave de onda senoidal no traço da variabilidade da frequência cardíaca. Esse padrão característico, chamado de coerência do ritmo cardíaco, é o principal indicador do estado de coerência psicofisiológica, e é o que as tecnologias emWave e Inner Balance medem e quantificam. Várias mudanças fisiológicas importantes ocorrem durante a coerência. Os dois ramos do SNA sincronizam-se um com o outro, e há uma mudança geral no equilíbrio autonômico para o aumento da atividade parassimpática. Há também aumento do arrastamento fisiológico – vários sistemas corporais diferentes se sincronizam com o ritmo gerado pelo coração (veja a figura abaixo). Finalmente, há aumento da sincronização entre a atividade do coração e do cérebro.

Arrastamento fisiológico durante a coerência.

Gráfico de estado coerente Os gráficos no topo mostram a variabilidade da frequência cardíaca do indivíduo, o ritmo da pressão arterial (tempo de trânsito do pulso) e o ritmo da respiração ao longo de um período de 10 minutos. Na marca de 300 segundos (linha tracejada central), o indivíduo usou a técnica Quick Coherence ® da HeartMathpara ativar um sentimento de apreciação e mudar para o estado de coerência. Nesse ponto, os ritmos de todos os três sistemas entram em sintonia: observe que os padrões rítmicos são harmoniosos e sincronizados um com o outro, em vez de dispersos e fora de sincronia. O lado esquerdo dos gráficos mostra a análise espectral dos três ritmos fisiológicos antes da mudança para a coerência. Observe como cada padrão parece bem diferente dos outros. Os gráficos à direita mostram que, no estado de coerência, os ritmos dos três sistemas arrastaram-se para oscilar na mesma frequência.

Coerência não é relaxamento

Um ponto importante é que o estado de coerência é psicológica e fisiologicamente distinto do estado alcançado através da maioria das técnicas de relaxamento. No nível fisiológico, o relaxamento é caracterizado por uma redução geral no fluxo autonômico (resultando em menor VFC) e uma mudança no equilíbrio do SNA para o aumento da atividade parassimpática. A coerência também está associada a um aumento relativo da atividade parassimpática, abrangendo assim um elemento-chave da resposta de relaxamento, mas é fisiologicamente distinta do relaxamento, pois o sistema oscila em sua frequência ressonante natural e há maior harmonia e sincronização no sistema nervoso e no coração – dinâmica cerebral. Essa importante diferença entre os dois estados é refletida mais claramente em seus respectivos espectros de potência de VFC (veja figura e explicação abaixo). Além disso, ao contrário do relaxamento, o estado de coerência não envolve necessariamente uma diminuição da freqüência cardíaca ou uma mudança na quantidade de VFC, mas é principalmente marcado por uma mudança no padrão do ritmo cardíaco.

Gráfico de Sincronização Global Padrões de ritmo cardíaco durante o relaxamento e coerência. Os dois gráficos à esquerda mostram os padrões típicos de variabilidade da frequência cardíaca (ritmo cardíaco) durante estados de relaxamento e coerência. À direita são mostrados os gráficos de densidade espectral de potência da VFC dos padrões de ritmo cardíaco à esquerda. O relaxamento produz um ritmo cardíaco de baixa frequência e alta frequência, indicando diminuição do fluxo autonômico. O aumento da potência na banda de alta frequência do espectro de potência da VFC é observado, refletindo o aumento da atividade parassimpática (a “resposta de relaxamento”). Em contraste, o estado de coerência, ativado por emoções positivas sustentadas, está associado a um padrão de ritmo cardíaco de onda senoidal, altamente ordenado e suave.Ao contrário do relaxamento, a coerência não envolve necessariamente uma redução na VFC e pode, às vezes, até mesmo produzir um aumento na VFC em relação ao estado basal. Como pode ser visto no espectro de potência correspondente, a coerência é marcada por um pico excepcionalmente grande e estreito na banda de baixa frequência, centrada em torno de 0,1 hertz (note a diferença significativa entre os espectros de coerência e relaxamento). Este grande pico espectral característico é indicativo da ressonância e sincronização do sistema que ocorre durante o estado de coerência.

Não só existem diferenças fisiológicas fundamentais entre relaxamento e coerência, como também as características psicológicas desses estados são bem diferentes. O relaxamento é um estado de baixa energia no qual o indivíduo descansa tanto no corpo quanto na mente, normalmente se desligando dos processos cognitivos e emocionais. Em contraste, a coerência geralmente envolve o envolvimento ativo de emoções positivas. Psicologicamente, a coerência é vivenciada como um estado calmo, equilibrado, porém energizado e responsivo, que conduz ao funcionamento e à interação cotidianos, incluindo o desempenho de tarefas que exigem acuidade mental, foco, resolução de problemas e tomada de decisões, bem como atividade física. e coordenação.

O papel da respiração

Outra distinção importante envolve a compreensão do papel da respiração na geração de coerência e sua relação com as técnicas do sistema HeartMath. Como os padrões de respiração modulam o ritmo do coração, é possível gerar um ritmo cardíaco coerente simplesmente respirando lenta e regularmente a um ritmo de 10 segundos (5 segundos na inspiração e 5 segundos na expiração). Respirar ritmicamente dessa maneira pode ser uma intervenção útil para iniciar uma mudança do estado emocional estressante e aumentar a coerência. No entanto, esse tipo de respiração estimulada cognitivamente dirigida pode exigir considerável esforço mental e é difícil para algumas pessoas manterem.

Embora as técnicas do HeartMath incorporem um elemento respiratório, a respiração ritmada não é seu foco principal e, portanto, não deve ser pensado simplesmente como exercícios de respiração. A principal diferença entre as ferramentas HeartMath e as técnicas de respiração mais comumente praticadas é o foco das ferramentas HeartMath na geração intencional de um estado emocional positivo sincero. Essa mudança emocional é um elemento-chave da eficácia das técnicas. As emoções positivas parecem excitar o sistema na sua frequência ressonante natural e, assim, permitir que a coerência emerja e seja mantida naturalmente, sem um foco mental consciente no ritmo da respiração.

Isso ocorre porque a entrada gerada pela atividade rítmica do coração é, na verdade, um dos principais fatores que afetam nossa taxa e padrões respiratórios. Quando o ritmo do coração se transforma em coerência como resultado de uma mudança emocional positiva, nosso ritmo respiratório sincroniza automaticamente com o coração, reforçando e estabilizando a mudança para a coerência do sistema.

Além disso, o foco emocional positivo das técnicas HeartMath confere uma gama muito mais ampla de benefícios do que aqueles normalmente obtidos apenas com a respiração. Estes incluem mudanças perceptivas e emocionais mais profundas, maior acesso à intuição e criatividade, melhorias cognitivas e de desempenho e mudanças favoráveis ​​no equilíbrio hormonal.

Para obter todos os benefícios das ferramentas HeartMath, é importante aprender como se auto-ativar e eventualmente sustentar uma emoção positiva. No entanto, para os usuários que inicialmente têm dificuldade em alcançar ou manter a coerência, praticar a respiração com foco no coração a um ritmo de 10 segundos, conforme descrito acima, pode ser um auxílio de treinamento útil. Uma vez que os indivíduos se acostumem a gerar coerência através da respiração rítmica e se familiarizar com o estado desse estado, eles podem começar a praticar a respiração de um sentimento ou atitude positiva através da área do coração a fim de aprimorar sua experiência das ferramentas HeartMath e seus benefícios. Eventualmente, com a continuidade da prática, a maioria das pessoas torna-se capaz de se transformar em coerência, ativando diretamente uma emoção positiva.

Retiraado de : https://www.heartmath.com/science/

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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