Resiliência, estresse e emoções

Já em meados do século passado, reconhecia-se que o coração, sobrecarregado por constantes influências emocionais ou esforço físico excessivo e, portanto, privado de seu descanso apropriado, sofre distúrbios de função e se torna vulnerável a doenças. [25]

Um editorial inicial sobre as relações entre estresse e coração aceitou a proposição de que em cerca de metade dos pacientes, fortes transtornos emocionais precipitavam a insuficiência cardíaca. Excitação emocional negativa não especificada, frequentemente descrita como estresse, angústia ou transtorno, tem sido associada a uma variedade de condições patológicas, incluindo hipertensão, [26, 27] isquemia miocárdica silenciosa, [28] morte súbita cardíaca, [29] doença coronariana [ 30-32] arritmia cardíaca, [33] distúrbios do sono, [34] síndrome metabólica, [35] diabetes, [36, 37] doenças neurodegenerativas, [38] fadiga [39, 40]e muitos outros distúrbios. [41]

O estresse e as emoções negativas demonstraram aumentar a gravidade da doença e piorar o prognóstico para indivíduos que sofrem de diversas patologias. [42, 43] Por outro lado, emoções positivas e habilidades efetivas de autorregulação de emoções demonstraram prolongar a saúde e reduzir significativamente a mortalidade prematura. [44-49]Do ponto de vista psicofisiológico, as emoções são centrais para a experiência do estresse.

 São os sentimentos de ansiedade, irritação, frustração, falta de controle e desesperança que são, na verdade, o que experimentamos quando nos descrevemos como estressados. Seja uma pequena inconveniência ou uma grande mudança de vida, as situações são sentidas como estressantes, na medida em que provocam emoções como aborrecimento, irritação, ansiedade e sobrecarga. [50]

Em essência, o estresse é um desconforto emocional, cuja experiência varia de sentimentos de baixo grau de inquietação emocional a intensa agitação interna. Emoções estressantes podem surgir claramente em resposta a desafios ou eventos externos, e também a partir de diálogos e atitudes internas. Sentimentos recorrentes de preocupação, ansiedade, raiva, julgamento, ressentimento, impaciência, opressão e insegurança geralmente consomem uma grande parte de nossa energia e entorpecem nossas experiências cotidianas.

Além disso, as emoções, muito mais do que apenas pensamentos, ativam as mudanças fisiológicas que compõem a resposta ao estresse. Nossa pesquisa mostra que uma atividade puramente mental, como relembrar cognitivamente uma situação passada que provocou a raiva, não produz um efeito tão profundo nos processos fisiológicos quanto engajar a emoção associada a essa memória. Em outras palavras, reexperimentar o sentimento de raiva provocado pela memória tem um efeito maior do que pensar sobre isso. [51, 52]

Autorregulação de Resiliência e Emoção

Nossas emoções infundem a vida com uma textura rica e transformam nossa experiência consciente em uma experiência de vida significativa. Emoções determinam o que nos interessa e o que nos motiva. Eles nos conectam com os outros e nos dão coragem para fazer o que precisa ser feito, para apreciar nossos sucessos, para proteger e apoiar as pessoas que amamos e temos compaixão e bondade para com aqueles que precisam de nossa ajuda. Emoções são também o que nos permite sentir a dor e a dor da perda. Sem emoções, a vida não teria sentido e propósito.

Emoções e resiliência estão intimamente relacionadas porque as emoções são os principais motores de muitos processos fisiológicos importantes envolvidos na regulação da energia. Definimos resiliência como a capacidade de se preparar, recuperar e adaptar-se diante do estresse, adversidade, trauma ou desafio . [53] Portanto, segue-se que a chave para manter a boa saúde, a função ideal e a resiliência é a capacidade de gerenciar as próprias emoções.

Tem sido sugerido que a resiliência deve ser considerada como um estado e não como uma característica e que a resiliência de uma pessoa pode variar com o tempo, à medida que as demandas, as circunstâncias e o nível de maturidade mudam. [54] Em nossos programas de treinamento em resiliência, sugerimos que a capacidade de construir e sustentar a resiliência está relacionada ao autogerenciamento e à utilização eficiente dos recursos energéticos em quatro domínios: físico , emocional , mental e espiritual.(Figura 2.1).

 A resiliência física é basicamente refletida na flexibilidade física, resistência e força, enquanto a resiliência emocional é refletida na capacidade de auto-regulação, grau de flexibilidade emocional, perspectiva positiva e relacionamentos de apoio. A resiliência mental é refletida na capacidade de sustentar o foco e a atenção, a flexibilidade mental e a capacidade de integrar múltiplos pontos de vista. A resiliência espiritual é tipicamente associada ao comprometimento com os valores centrais, a intuição e a tolerância dos valores e crenças dos outros.

Domínios de Resiliência
Figura 2.1 Domínios de Resiliência.

Ao aprender técnicas de autorregulação que nos permitem mudar nossa fisiologia para um estado mais coerente, a maior eficiência fisiológica e o alinhamento dos sistemas mental e emocional acumulam resiliência (energia) em todos os quatro domínios energéticos. Ter um alto nível de resiliência é importante não apenas para se recuperar de situações desafiadoras, mas também para evitar reações de estresse desnecessárias (frustração, impaciência, ansiedade), que muitas vezes levam a mais energia e desperdício de tempo e esgotam nossos recursos físicos e psicológicos. A maioria das pessoas concorda que é a capacidade de ajustar e autorregular as respostas e o comportamento que é mais importante na construção e manutenção de relacionamentos amorosos e de apoio, atendendo efetivamente às exigências da vida com serenidade, consistência e integridade.

A capacidade de ajustar e auto-regular também é fundamental para a resiliência, boa saúde e tomada de decisão efetiva. [55] É uma chave para o sucesso em viver a vida com maior bondade e compaixão em todos os relacionamentos. Se a capacidade das pessoas para a regulação inteligente e autodirigida for forte o suficiente, então, independentemente de inclinações, experiências passadas ou traços de personalidade, elas geralmente podem fazer a coisa certa ou adaptativa na maioria das situações. [56]

“Estamos começando a entender a saúde não como a ausência de doença, mas como o processo pelo qual os indivíduos mantêm seu senso de coerência (ou seja, o sentido de que a vida é compreensível, administrável e significativa) e capacidade de funcionar diante das mudanças si mesmos e suas relações com o meio ambiente. [57] ”

Demonstrou-se que nossos esforços para autorregular as emoções podem produzir amplas melhorias no aumento ou no fortalecimento da capacidade de autorregulação, semelhante ao processo de fortalecimento de um músculo, tornando-nos menos vulneráveis ​​ao esgotamento de nossas reservas internas. [56]Quando as reservas de energia internas são esgotadas, a capacidade normal de manter o autocontrole é enfraquecida, o que pode levar a um aumento do estresse, comportamentos inadequados, oportunidades perdidas, comunicação deficiente e relacionamentos danificados. 

Apesar da importância do controle autodirigido, a capacidade de autorregulação de muitas pessoas é muito menor que a ideal. De fato, os fracassos na autorregulação, especialmente de emoções e atitudes, são indiscutivelmente centrais para a grande maioria dos problemas pessoais e sociais que afligem as sociedades modernas. Para alguns, a falta de capacidade auto-reguladora pode ser atribuída à imaturidade ou à incapacidade de adquirir habilidades, enquanto para outros pode ser o resultado de trauma ou prejuízo nos sistemas neurais subjacentes à capacidade de autorregulação. [58]

Portanto, apresentamos a habilidade mais importante que a maioria das pessoas precisa aprender é como aumentar sua capacidade de auto-regular emoções, atitudes e comportamentos. A auto-regulação permite que as pessoas amadureçam e enfrentem os desafios e tensões da vida cotidiana com resiliência, para que possam tomar decisões mais inteligentes alinhando-se com sua sabedoria inata de ordem superior e expressão de cuidado e compaixão, elementos que muitas vezes associamos a uma consciência mais consciente. vida.

Nossa pesquisa sugere que uma nova referência de referência interna pode ser estabelecida usando as técnicas de autorregulação HeartMath (HM) que ajudam as pessoas a substituir correntes subjacentes emocionais com atitudes, sentimentos e percepções mais positivas e regenerativas.

Essa nova linha de base, que será resumida em uma seção posterior, pode ser pensada como um tipo de memória implícita que organiza a percepção, os sentimentos e o comportamento. [5, 59] O processo de estabelecimento de uma nova linha de base ocorre no nível fisiológico, o que é imperativo para que ocorram mudanças sustentadas e duradouras.

Um crescente corpo de evidências científicas convincentes está demonstrando uma ligação entre atitudes mentais e emocionais, saúde fisiológica e bem-estar a longo prazo:
  • 60% a 80% das consultas médicas na atenção primária estão relacionadas ao estresse, mas apenas 3% dos pacientes recebem ajuda para o controle do estresse [60-62]
  • Em um estudo com 5.716 pessoas de meia-idade, aquelas com as maiores habilidades de autorregulação tinham mais de 50 vezes mais chances de estarem vivas e sem doença crônica 15 anos mais tarde do que aquelas com os menores escores de autorregulação. [63]
  • As emoções positivas são um indicador confiável de melhor saúde, mesmo para aqueles sem comida ou abrigo, enquanto as emoções negativas são um indicador confiável de pior saúde, mesmo quando as necessidades básicas, como alimentação, abrigo e segurança, são atendidas. [64]
  • Um estudo da Harvard Medical School com 1.623 sobreviventes de ataques cardíacos descobriu que quando os indivíduos ficavam com raiva durante conflitos emocionais, o risco de ataques cardíacos subseqüentes era mais do que o dobro daqueles que permaneciam calmos. [65]
  • Uma revisão de 225 estudos concluiu que as emoções positivas promovem e promovem sociabilidade e atividade, altruísmo, corpos fortes e sistemas imunológicos, habilidades efetivas de resolução de conflitos, sucesso e prosperidade. [66]
  • Um estudo de freiras idosas descobriu que aqueles que expressaram as emoções mais positivas no início da vida adulta viveram uma média de 10 anos a mais. [67]
  • Os homens que se queixam de alta ansiedade são até seis vezes mais propensos do que os homens mais calmos a sofrer de morte súbita cardíaca. [68]
  • Em um estudo inovador de 1.200 pessoas com alto risco de saúde precária, aqueles que aprenderam a alterar atitudes mentais e emocionais insalubres por meio de treinamento de autorregulação tinham quatro vezes mais chances de estar vivos 13 anos depois do que um grupo de controle de tamanho igual. [69]
  • Um estudo de 20 anos de mais de 1.700 homens idosos realizado pela Harvard School of Public Health descobriu que a preocupação com as condições sociais, saúde e finanças pessoais todos aumentaram significativamente o risco de doença cardíaca coronária. [70]
  • Mais da metade dos casos de doença cardíaca não são explicados pelos fatores de risco padrão, como colesterol alto, tabagismo ou estilo de vida sedentário. [71]
  • Um estudo internacional com 2.829 pessoas com idades entre 55 e 85 anos descobriu que os indivíduos que relataram os níveis mais altos de domínio pessoal – sentimentos de controle sobre eventos da vida – tinham um risco quase 60% menor do que aqueles que se sentiam relativamente indefesos diante dos desafios da vida. [72]
  • De acordo com um estudo da Mayo Clinic de indivíduos com doenças cardíacas, o estresse psicológico foi o mais forte preditor de eventos cardíacos futuros, como morte cardíaca, parada cardíaca e ataques cardíacos. [73]
  • Três estudos de 10 anos concluíram que o estresse emocional era mais preditivo de morte por câncer e doença cardiovascular do que por tabagismo; As pessoas que não conseguiram controlar efetivamente o estresse tiveram uma taxa de mortalidade 40% maior do que os indivíduos sem estresse. [74]
  • Um estudo de sobreviventes de ataques cardíacos mostrou que os estados emocionais e relações dos pacientes no período após o infarto do miocárdio foram tão importantes quanto a gravidade da doença na determinação do seu prognóstico. [75]
  • Estudos separados mostraram que o risco de desenvolver doenças cardíacas é significativamente aumentado para pessoas que impulsivamente desabafam sua raiva, assim como para aquelas que tendem a reprimir sentimentos de raiva. [76, 77]

Integração Cognitiva e Emocional do Sistema

Remontando aos antigos gregos, o pensamento e o sentimento humano, o intelecto e a emoção foram considerados funções separadas. Esses aspectos contrastantes da alma, como os gregos os chamavam, muitas vezes foram retratados como estando envolvidos em uma batalha constante pelo controle da psique humana. Na visão de Platão, as emoções eram como cavalos selvagens que tinham que ser controlados pelo intelecto e pela força de vontade.

Pesquisas em neurociência confirmam que a emoção e a cognição podem ser melhor entendidas como funções e sistemas separados, mas interativos, que se comunicam por meio de conexões neurais bidirecionais entre o neocórtex, o corpo e os centros emocionais, como a amígdala e o corpo. [78]Essas conexões permitem que a entrada relacionada à emoção module a atividade cortical enquanto a entrada cognitiva do córtex modula o processamento emocional. Entretanto, as conexões neurais que transmitem informações dos centros emocionais para os centros cognitivos no cérebro são mais fortes e mais numerosas do que aquelas que transmitem informações dos centros cognitivos aos emocionais. Essa assimetria fundamental explica a poderosa influência do input do sistema emocional sobre funções cognitivas, como atenção, percepção e memória, bem como processos de pensamento de ordem superior. Por outro lado, a influência comparativamente limitada do input do sistema cognitivo no processamento emocional ajuda a explicar por que é geralmente difícil modular as emoções através do pensamento.

Pode haver diferenças de um indivíduo para o outro nessas conexões e interações recíprocas entre os sistemas cognitivo e emocional que afetam a maneira como percebemos, experimentamos e, eventualmente, nos lembramos de nossas experiências emocionais e como reagimos a situações emocionalmente desafiadoras. Interações desequilibradas entre os sistemas emocional e cognitivo podem levar a efeitos devastadores, como aqueles observados nos transtornos de humor e ansiedade. [78]

Embora tenha havido um viés histórico que favorece o ponto de vista de que as emoções interferem e pode estar em desacordo com o pensamento racional, o que naturalmente pode ocorrer em alguns casos, as emoções têm seu próprio tipo de racionalidade e têm se mostrado críticas na tomada de decisão. . [79]Por exemplo, diz Damasio, pacientes com danos em áreas do cérebro que integram os sistemas emocional e cognitivo não podem mais funcionar efetivamente no mundo cotidiano, mesmo que suas habilidades mentais sejam perfeitamente normais. 

Em meados da década de 1990, o conceito de inteligência emocional foi introduzido, precipitando argumentos persuasivos de que o ponto de vista da inteligência humana sendo essencialmente intelecto mental era estreito demais. Isso porque ignorou uma série de capacidades humanas que têm peso igual ou mesmo maior na determinação de nossos sucessos na vida. Qualidades como autoconsciência, motivação, altruísmo e compaixão, mas especialmente a capacidade de autorregular e controlar impulsos e emoções autodirigidas, foram consideradas tão importantes ou mais importantes do que um QI alto. Essas qualidades, mais do que o QI,[80]

É nossa experiência que o grau de alinhamento entre a mente e as emoções pode variar consideravelmente. Quando eles estão fora de sincronia, isso pode resultar em mudanças radicais de comportamento que nos fazem sentir como se houvesse duas pessoas diferentes dentro do mesmo corpo. Também pode resultar em confusão, dificuldade em tomar decisões, ansiedade e falta de alinhamento com nossos valores centrais mais profundos. Por outro lado, quando a mente e as emoções estão em sincronia, estamos mais autosseguros e alinhados com nossos valores centrais mais profundos e respondemos a situações estressantes com maior resiliência e equilíbrio interno.

Nossa pesquisa indica que a chave para a integração bem-sucedida da mente e das emoções está no aumento da autoconsciência emocional e na coerência ou função harmoniosa e interação entre os sistemas neurais subjacentes à experiência cognitiva e emocional. [5, 58, 81]

Como será discutido mais detalhadamente em uma seção posterior, usamos os termos coerência cardíaca , coerência fisiológica e coerência cardíacapara descrever a medição da ordem, estabilidade e harmonia nas saídas oscilatórias dos sistemas reguladores do corpo durante qualquer período de tempo. .

Um aspecto importante da compreensão de como aumentar a capacidade de autorregulação e o equilíbrio entre os sistemas cognitivo e emocional é a inclusão dos inputs neuronais ascendentes do coração em estruturas subcorticais (emocionais) e corticais (cognitivas) que, como discutido acima, podem ter influencia em recursos cognitivos e emoções. A informação é transmitida nos padrões dos ritmos do coração (HRV), que reflete os estados emocionais atuais. Os padrões de input neural aferente (coerência e incoerência) para o cérebro afetam a experiência emocional e modulam a função cortical e a capacidade de auto-regulação. Descobrimos que a ativação intencional de emoções positivas desempenha um papel importante no aumento da coerência cardíaca e, portanto, na capacidade de auto-regulação. [5]Essas descobertas expandem um amplo corpo de pesquisas sobre como os estados emocionais positivos podem beneficiar a saúde física, mental e emocional. [44-49]

Como as emoções exercem uma influência tão poderosa sobre a atividade cognitiva, intervir no nível emocional é, muitas vezes, a maneira mais eficiente de iniciar mudanças nos padrões e processos mentais. Nossa pesquisa demonstra que a aplicação de técnicas emoção de auto-regulação, juntamente com o uso de tecnologia facilitadora (emWave ® , Inner Balance ™) pode ajudar as pessoas a trazer o coração, mente e emoções em um maior alinhamento. Maior alinhamento está associado à melhoria da tomada de decisões, criatividade, capacidade de ouvir, tempos de reação e coordenação e clareza mental. [81]

Retirado de : https://www.heartmath.org/research/science-of-the-heart/resilience-stress-and-emotions/

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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