Jejum Intermitente para a Saúde do Cérebro

 

O jejum intermitente e a restrição calórica induzem o processo de autofagia , o processo de auto-limpeza celular que livra as células do lixo. A autofagia diminui notavelmente com a idade, levando a uma diminuição da capacidade de eliminar os danos e, como o envelhecimento é apenas um aumento no dano, o declínio na autofagia leva a ainda mais danos em um ciclo vicioso.

O declínio na autofagia tem implicações para o cérebro, já que distúrbios cerebrais como o de Alzheimer são caracterizados por quantidades aumentadas de moléculas de lixo, como beta-amilóide e lipofuscina . 1

Jejum e função cerebral

O jejum intermitente pode ajudar a proteger contra o declínio da função cerebral? Sim, poderia.

Considere que uma droga que induz a autofagia é neuroprotetora e diminuiu o acúmulo de proteínas defeituosas. 2

Mas podemos obter resultados iguais ou semelhantes sem um medicamento.

O jejum de curto prazo induz a autofagia neuronal profunda. 3

O rompimento da autofagia – um processo homeostático chave no qual os componentes citosólicos são degradados e reciclados através dos lisossomos – pode causar neurodegeneração na cultura de tecidos e in vivo. A regulação positiva dessa via pode ser neuroprotetora, e muito esforço está sendo investido no desenvolvimento de drogas que cruzam a barreira hematoencefálica e aumentam a autofagia neuronal. Uma maneira bem reconhecida de induzir a autofagia é pela restrição alimentar, que regula positivamente a autofagia em muitos órgãos, incluindo o fígado; mas o dogma atual sustenta que o cérebro escapa desse efeito, talvez por ser um local privilegiado metabolicamente. …mostramos que o jejum de curto prazo leva a uma dramática regulação positiva na autofagia neuronal … Nossos dados nos levam a especular que o jejum esporádico pode representar um meio simples, seguro e barato de promover essa resposta neuronal potencialmente terapêutica.

Como é que isso funciona? A resposta é simples: na ausência de comida, o corpo precisa de certos constituintes para manter a função normal. Para energia, ela quebra a gordura – obviamente, já que você perde gordura quando não come.

O corpo também requer aminoácidos, os constituintes das moléculas de proteína. A autofagia decompõe as proteínas para fornecer aminoácidos e, em algo como um milagre da função biológica, ela preferencialmente seleciona proteínas não-funcionais e não-funcionais para a destruição.

Assim, aumentar a autofagia através do jejum leva a uma melhor saúde cerebral. 4

Grelina, o hormônio da fome

Um estudo recente descobriu que o hormônio ghrelin estimula a autofagia em neurônios (células cerebrais). 5

A grelina é conhecida como o hormônio da fome e tem um papel central na regulação da alimentação. 6

Isso tudo faz sentido: o jejum estimula a fome através do aumento da grelina, que por sua vez estimula a autofagia.

Outra implicação do papel da grelina na fome e autofagia é que, se você realmente sentir fome, sua taxa de autofagia provavelmente subiu muito – uma coisa boa. Então, se você ficar com fome enquanto estiver em jejum, apenas perceba que está promovendo um processo muito saudável em seu corpo – sem mencionar a promoção da perda de gordura.

Insulina, jejum e autofagia

Acontece que outros hormônios são importantes para estimular a autofagia também. Um grupo que investigou um modelo de cultura celular de autofagia descobriu que omitir uma certa fórmula nutricional suplementar da cultura induzia a autofagia. 7

Por um processo de eliminação, eles descobriram que a ausência de um ingrediente no suplemento de cultura celular causou um grande aumento na autofagia, e esse ingrediente foi o hormônio insulina.

A insulina é produzida em resposta a carboidratos e proteínas nos alimentos. (A ingestão de gordura causa pouco ou nenhum aumento na insulina.) O jejum produz uma queda potente e rápida nos níveis de insulina .

Em nossa era de alimentos ricos em carboidratos e disponibilidade de alimentos 24 horas por dia, 7 dias por semana, os níveis de insulina da maioria das pessoas nunca diminuem muito, levando à resistência à insulina e à obesidade. Eles nunca passam tempo suficiente sem comida, especialmente carboidratos, para ver uma grande queda na insulina.

Isso tem implicações para o envelhecimento. Comer o tempo todo acelera o processo de envelhecimento.

Os cérebros das pessoas com sobrepeso mostram muito mais encolhimento e são funcionalmente dez anos mais velhos do que os cérebros das pessoas magras. 8

Isto pode ser devido à inflamação causada pelo excesso de tecido adiposo, ou através de níveis de insulina que são sempre elevados, ou algum outro mecanismo (s).

Jejuar pelo menos parte do tempo é necessário para uma boa saúde cerebral e retardar o processo de envelhecimento.

Minha especulação é que mesmo alguém que jejue apenas 12 horas por dia, ou seja, entre o jantar e o café da manhã, teria uma chance muito menor de distúrbios cerebrais. Hoje em dia, a maioria das pessoas não faz isso.

Você pode aumentar muito a saúde do cérebro jejuando por mais tempo, como 16 horas ou mais, desde o jantar até a hora do almoço no dia seguinte. Ou mais, até 24 horas ou mais.

Conclusão

  • Autofagia diminui com a idade, levando ao acúmulo de lixo nos neurônios do cérebro
  • Aumento do lixo está implicado em distúrbios cerebrais como a doença de Alzheimer
  • O jejum aumenta fortemente a autofagia nos neurônios
  • Tanto a presença de grelina como a ausência de insulina estão implicadas no aumento da autofagia
  • Jejum regularmente irá melhorar a saúde do cérebro e diminuir o risco de declínio cognitivo e distúrbios cerebrais
  1. Hardy, John e Dennis J. Selkoe. “A hipótese amilóide da doença de Alzheimer: progresso e problemas no caminho para a terapêutica.” Science 297.5580 (2002): 353-356.
  2.  Tsvetkov, Andrey S., et al. “Um andaime de molécula pequena induz autofagia em neurônios primários e protege contra a toxicidade em um modelo de doença de Huntington.” Proceedings of the National Academy of Sciences 107.39 (2010): 16982-16987.
  3.  Alirezaei, Mehrdad et al. “O jejum de curto prazo induz autofagia neuronal profunda.” Autofagia 6,6 (2010): 702-710.
  4.  Anson, R. Michael, et al. “O jejum intermitente dissocia os efeitos benéficos da restrição dietética sobre o metabolismo da glicose e a resistência neuronal a lesões provocadas pela ingestão de calorias.” Proceedings of the National Academy of Sciences 100.10 (2003): 6216-6220.
  5.  Ferreira-Marques, Marisa, et al. “A restrição calórica estimula a autofagia nos neurônios corticais de ratos por meio da ativação do neuropeptídeo Y e dos receptores da grelina.” Envelhecimento 8.7 (2016).
  6.  Nakazato, Masamitsu et al. “Um papel para a grelina na regulação central da alimentação.” Nature 409.6817 (2001): 194-198.
  7.  Jovem, Jessica E., Refugio A. Martinez e Albert R. La Spada. “A privação de nutrientes induz a autofagia neuronal e implica a redução da sinalização da insulina na ativação da autofagia neuroprotetora.” Journal of Biological Chemistry284.4 (2009): 2363-2373.
  8.  https://www.cam.ac.uk/research/news/brains-of-overweight-people-ten-years-older-than-lean-counterparts-at-middle-age 

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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