O jejum limpa o cérebro

Jejum intermitente , ou ficar sem comida por algum período de tempo, tem muitos benefícios. O jejum reduz o nível do hormônio insulina, o que permite a queima de gordura. A perda de peso é uma das razões pelas quais o jejum intermitente tem atraído tanta atenção ultimamente. Outra razão pela qual é tão saudável é que o jejum limpa o cérebro. Deixe-me explicar.

Alimentos causam efeitos fisiológicos profundos

O corpo controla rigidamente o uso e armazenamento de energia. Quando comemos, o corpo responde com vários efeitos hormonais e bioquímicos, entre eles o aumento do hormônio insulina e a ativação do mecanismo de crescimento mTOR (alvo da rapamicina em mamíferos). Ele faz isso para que a energia dos alimentos possa ir para os lugares certos, seja para armazenamento ou para uso imediato, e para que o corpo possa se reabastecer construindo novas estruturas.

Quando este sistema dá errado, por exemplo, por comer com frequência (“pastoreio”) ou pela ingestão de muitos carboidratos refinados, o corpo preferencialmente armazena mais energia e pode resultar em obesidade.

Em contraste, não comer alimentos também tem efeitos profundos, como a desativação da mTOR, diminuição da insulina e ativação da rede de sensores de energia AMPK.

O efeito mais proeminente e importante do jejum é o aumento da autofagia, o processo de auto-limpeza celular.

Autofagia e porque é importante para a saúde e expectativa de vida

O envelhecimento é o resultado de uma disputa entre danos e reparos .

O dano ocorre por muitas razões, mas mais importante, como conseqüência da energia viva e queimada. Enquanto a analogia entre um corpo envelhecido e um carro usado não é perfeita, no que diz respeito aos danos, eles são semelhantes. Usá-los os desgasta.

A diferença entre uma coisa viva (incluindo um humano) e um automóvel é que a coisa viva é capaz de se reparar. Ele periodicamente quebra pedaços de suas máquinas que estão além da data de vencimento e os substitui. Por exemplo, a média de glóbulos vermelhos dura apenas 120 dias antes de ser removida e substituída por uma nova.

A autofagia é o meio pelo qual o corpo remove proteínas deformadas e envelhecidas, organelas como as mitocôndrias, e geralmente mantém o serviço de limpeza celular removendo e substituindo as partes danificadas.

Comer comida quase pára a autofagia; o jejum aumenta-o fortemente. Com isso, pode-se ver que a autofagia é um processo cíclico, subindo e descendo numa base diária ou mesmo horária. Nos seres humanos, a autofagia aumenta fortemente com o jejum durante a noite durante o sono.

A autofagia também diminui no envelhecimento; isto é, um determinado estímulo produz menos autofagia em um animal mais velho que um animal mais jovem.

Por causa do declínio da autofagia com a idade, o dano se acumula. Se tivéssemos a capacidade de aumentar fortemente a autofagia, muito do dano poderia ser reparado.

Todas as intervenções que aumentam a expectativa de vida em animais de laboratório também aumentam a autofagia . Este fato é crítico. Os animais que foram projetados para ter autofagia baixa ou nenhuma não vêem um aumento no tempo de vida com restrição de calorias, rapamicina, resveratrol, sinalização de insulina reduzida, qualquer coisa. Eu não estou ciente de uma única exceção.

Eliminar dano do cérebro

O jejum intermitentemente aumenta fortemente a autofagia. Em animais normais, incluindo humanos, ficar sem comida por algumas horas aumenta esse processo; em animais idosos, períodos mais longos de jejum podem ser necessários.

Embora o efeito do jejum no fígado, músculos e outros órgãos seja bem conhecido, até recentemente se pensava que isso não ocorria no cérebro.

Mas os cientistas mostraram recentemente que o jejum de curto prazo induz a autofagia neuronal profunda.  Camundongos que foram mantidos em jejum por 24 horas mostraram um aumento na autofagia no cérebro, e este efeito aumentou após 48 horas de jejum. Os autores deste estudo discutem suas implicações para a saúde humana:

Nossa observação de que um breve período de restrição alimentar pode induzir uma sobre-regulação generalizada da autofagia em neurônios do SNC pode ter relevância clínica. Como observado acima, a ruptura da autofagia pode causar doença neurodegenerativa, e o inverso também pode ser verdadeiro: a regulação positiva da autofagia pode ter um efeito neuroprotetor … tem sido sugerido que o jejum intermitente pode melhorar a função neuronal por meio de uma ingestão calórica totalmente e pode refletir uma resposta neuronal intrínseca que é desencadeada pelo jejum… A restrição alimentar é uma alternativa simples, confiável, barata e inofensiva à ingestão de drogas e, portanto, propomos que a restrição alimentar a curto prazo pode representar uma alternativa atraente à profilaxia e tratamento de doenças nas quais os medicamentos candidatos estão sendo procurados atualmente.

Quanto tempo é necessário jejuar para obter esse efeito? Neste estudo, 24 horas foram suficientes para dobrar o número de vacúolos autofágicos em neurônios, e 48 horas aumentaram mais de 50%. No entanto, 24 horas é muito tempo para um rato, e um humano poderia precisar de mais tempo.

Mas, 16 a 20 horas de jejum em um humano normalmente saudável é suficiente para diminuir a insulina e, como conseqüência, aumentar a autofagia . Jejuns como esses são relativamente fáceis, já que seu tempo de sono é importante. Se você não comer depois do jantar, diga às seis da tarde, e não comer até o meio-dia do dia seguinte, você jejuou apenas 18 horas.

Jejum intermitente como estratégia antienvelhecimento

O jejum intermitente como uma estratégia antienvelhecimento é fundamental para o meu livro Stop the Clock.

Envelhecimento significa um declínio na autofagia e um consequente aumento no dano molecular. Jejuando intermitentemente e periodicamente, a autofagia pode ser aumentada e os danos moleculares podem ser reparados.

O cérebro também pode ser reparado dessa maneira, como mostra este estudo.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!