Vitamina K2 previne doenças cardíacas e câncer

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Costumava-se pensar que virtualmente todo mundo tinha vitamina K suficiente, uma vez que ela é sintetizada até certo ponto por micróbios no intestino, mas depois se percebeu que muito disso não é absorvido. Acontece que a vitamina K tem efeitos muito importantes sobre a saúde, e o quanto você ingere via dieta pode significar a diferença entre a vida e a morte, já que a vitamina K2 previne doenças cardíacas e câncer.

A vitamina K vem em duas formas básicas, filoquinonas ou vitamina K1, que são encontradas em plantas, e menaquinonas ou vitamina K2, encontradas em alimentos de origem animal. (Estes podem ser subdivididos, mas para os nossos propósitos, isso é tudo o que precisamos saber.)

Grandes diferenças na doença de acordo com a ingestão de vitamina K2

Um estudo realizado na Holanda encontrou grandes diferenças na mortalidade por doença cardíaca, mortalidade por todas as causas e calcificação aórtica entre subgrupos de pessoas agrupadas pela ingestão de vitamina K2: ingestão dietética de Menaquinona está associada a um risco reduzido de doença cardíaca coronária: o estudo de Rotterdam ( The Journal of Nutrition ).

O risco relativo de morte por doença arterial coronariana no tercil mais alto (terço) da ingestão de vitamina K2 foi de 0,42; em outras palavras, aqueles com uma ingestão de vitamina K2 no terço mais alto, comparados com aqueles no terço mais baixo, tiveram uma redução de quase 60% no risco de morte por doença cardíaca.

Risco de mortalidade por todas as causas foi de 0,74, ou ~ 25% menor, e o risco de calcificação da aorta foi apenas cerca de metade do que o menor grupo de ingestão.

Outro estudo descobriu que a ingestão de 10 μg / d de vitamina K2 estava associada a um risco 10% menor de doença arterial coronariana. ( Aterosclerose ). O maior quartil de ingestão de vitamina K2 em outro estudo teve um risco cerca de 20% menor de calcificação da artéria coronária, em consonância com a taxa de calcificação aórtica 25% menor do outro estudo. ( Aterosclerose )

Digno de nota, nenhum desses estudos descobriu que as filoquinonas, a vitamina K das plantas, tiveram algum efeito; era tudo vitamina K2.

Um dos motivos que isso é digno de nota é que parece excluir o efeito saudável do usuário visto em muitos estudos. O efeito saudável do usuário é o que acontece quando as pessoas que já são saudáveis ​​seguem entusiasticamente as recomendações de saúde e sua saúde subsequente é atribuída erroneamente à recomendação. Por exemplo, muitos estudos descobriram benefícios à saúde para a alimentação com baixo teor de gordura, mas as pessoas mais propensas a comer dessa maneira são aquelas que são inteligentes, conscienciosas e que provavelmente mantiveram as recomendações de saúde ao longo das últimas décadas. Eles são mais saudáveis, mas não por causa de suas dietas. Em contraste, aqueles que consumiram muita carne têm mais probabilidade de fumar, estar acima do peso e não se exercitar.

Assim, os usuários saudáveis ​​terão maior probabilidade de ingerir alimentos vegetais perdidos, ricos em vitamina K1, mas estes demonstraram não ter efeito sobre a mortalidade. São os usuários insalubres que provavelmente comerão mais vitamina K2, e isso mostrou um efeito.

Outros estudos encontraram menores taxas de câncer com o consumo de vitamina K2. ( AJCN ) Esta foi uma “tendência”, ou seja, não considerada significativa, a uma taxa 28% menor de mortalidade por câncer.

A associação inversa entre o consumo de vitamina K2 e as menores taxas de doença cardíaca faz todo o sentido, uma vez que uma das funções da vitamina K2 está no metabolismo do cálcio. Calcificação das artérias é uma causa de doença coronariana. Essencialmente, a vitamina K2 obtém cálcio nos lugares certos, ossos em vez de artérias.

Obtendo mais K2 e completando

Como você obtém mais vitamina K2? É encontrado principalmente em queijo, manteiga e ovos, muito mais se estes vêm de animais alimentados com capim. A questão é que isso também depende da estação do ano, onde os animais são alimentados e o que exatamente eles comem. Então é um pouco indigno de confiança.

Portanto, naturalmente, tomo um suplemento de vitamina K2, Carlson .

Duas coisas sobre este suplemento: é um pouco caro, e uma cápsula fornece mais de 6000% do valor diário, um pouco demais. Então eu resolvo este problema em um passo, abrindo a cápsula e colocando cerca de um quinto dela no meu shake de soro de leite, ou até mesmo o meu café em um dia eu não estou tomando o soro.

Dados os enormes benefícios para a saúde do K2, bem como o fato de que minha família tem um histórico bastante ruim quando se trata de doença arterial coronariana, acho que vale a pena.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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