Excesso de gordura corporal acelera o envelhecimento

circunferência da cintura e risco para a saúde

Permanecer magra é um pré-requisito anti-envelhecimento

De vez em quando, uma reportagem vem de um estudo ou outro que mostra que estar um pouco acima do peso está associado a uma mortalidade menor do que a de peso normal. Esses estudos são, no entanto, fundamentalmente falhos, e o fato é que o excesso de gordura corporal acelera o envelhecimento.

Antes de entendermos por que isso acontece e por que permanecer magro é um pré-requisito e uma obrigação para quem quer retardar o envelhecimento, vamos rever novamente a restrição de calorias, o tratamento mais robusto para aumentar a expectativa de vida em animais de laboratório.

A restrição calórica funciona?

A restrição de calorias (CR) é uma das poucas coisas que aumenta a vida útil de maneira confiável. Mas algumas coisas que aprendi recentemente me fizeram questionar seu mecanismo de ação. Especificamente, é menos calorias ou um peso corporal menor que faz a diferença na vida útil? Isso pode soar como seis de uma, meia dúzia do outro, mas a diferença é real.

Considere que os ratos selvagens criados em gaiolas não se beneficiam da RC. ( Envelhecimento celular .) (Eles, no entanto, mostram algumas alterações hormonais típicas de ratos de laboratório, principalmente aumento da corticosterona e diminuição da testosterona). Camundongos de laboratório parecem ter sido criados para comer mais do que ratos selvagens. ( Envelhecimento celular .) Assim, o CR aumenta o tempo de vida diminuindo o peso corporal, em outras palavras, retornando os ratos mais ao seu estado original da natureza?

CR também tem pouco efeito sobre os ratos de laboratório que foram criados para serem magros. ( Journal of Nutrition, Health, and Aging .)

As advertências são abundantes aqui e não podemos tirar nenhuma conclusão dogmática. Como contraponto ao acima, sabemos que o jejum intermitente traz benefícios dramáticos para a saúde dos animais de laboratório, mesmo quando pesam o mesmo que os animais alimentados ad lib. Os autores do estudo acima em animais criados em laboratório também afirmam que “o envelhecimento retardado observado com CR não se deve à eliminação dos efeitos prejudiciais de comer em excesso”.

Babuínos de lixo são gordos

Chegar mais perto de casa do que roedores de laboratório são primatas, especificamente babuínos. Em um estudo clássico de mais de 20 anos atrás, os pesquisadores compararam babuínos que tiveram acesso a um depósito de lixo com babuínos que se alimentavam de animais selvagens. ( American Journal of Primatology.) Essencialmente, os babuínos estavam comendo como os humanos, os de alimentação selvagem estavam em estado de natureza. Os babuínos de lixo tiveram uma média de 23,2% de gordura corporal, comparados a 1,9% dos alimentadores silvestres. Os babuínos do lixo também pesavam 50% a mais que os selvagens.

Claramente, os babuínos do lixo eram obesos. Os babuínos que se alimentavam de animais selvagens eram magros como podem ser.

Os humanos são assim, isto é, todos nós estamos comendo o equivalente a um depósito de lixo? Além da questão da qualidade dos alimentos disponíveis em um depósito – presumivelmente ruim – há a questão da abundância e da disponibilidade sempre presente. Portanto, mesmo se comermos corretamente, ainda assim tivermos acesso constante à comida e, assim, alcançarmos um peso corporal maior do que o dos seres humanos em estado natural, o que quer que seja, podemos ser o equivalente a esses babuínos.

Nós, humanos, quase todos nós, podemos ser como animais domesticados, comendo mais do que é bom para nós e acelerando nosso envelhecimento por causa disso. A solução seria organizar nossos hábitos para serem mais como seres humanos “selvagens”, novamente, seja lá o que for, isso ainda está por ser determinado.

Resumindo até agora: ser magra pode ser tão ou mais importante para o envelhecimento saudável do que a quantidade ou qualidade dos alimentos que ingerimos.

Sendo magro: qual é o índice de massa corporal ideal?

 

A obesidade é o fenótipo pró-envelhecimento , com níveis crescentes de inflamação e estresse oxidativo, que conduz ao câncer, doenças cardíacas e declínio cognitivo.

Acontece que qualquer nível de massa gorda acima de um certo mínimo aumenta os biomarcadores do envelhecimento. O limiar de gordura que acelera o envelhecimento é bastante baixo.

Apenas para ficar claro aqui e responder a uma objeção comum, quando se diz que o Índice de Massa Corporal (IMC) está associado ao aumento da mortalidade, é a massa gorda, não a massa muscular, que faz a aceleração. Isso pode ser visto pela observação da circunferência da cintura e da relação cintura-quadril, que têm um poder preditivo muito melhor do que o IMC e que medem a massa gorda, não a massa muscular. (International Journal of Obesity .) A força e a massa muscular estão associadas a menor mortalidade e taxas muito mais baixas de câncer . ( American Journal of Clinical Nutrition .) “Homens com baixa CA [circunferência da cintura] (≤ 102 cm) e massa muscular acima da mediana apresentaram o menor risco de mortalidade.”

Portanto, a massa gorda, não a massa muscular, levando a um IMC acima do normal, leva a um aumento dos riscos de mortalidade. Mas o que é “normal”?

Os intervalos normais de IMC, como o estabelecimento médico define, são de 18,5 a 24,9. Você pode calcular seu IMC . Abaixo, você está abaixo do peso, com 25 a 29,9 de sobrepeso, ≥30 obesos e ≥40, obesos mórbidos.

E quanto aos estudos que mostram que estar ligeiramente acima do peso é melhor para o risco de mortalidade? Esses estudos têm várias falhas, sendo a principal delas a medida do IMC no momento do óbito. Todos os tipos de doenças causam perda de peso, de modo que uma pessoa pode ficar doente, perder um monte de peso e morrer com um IMC muito menor, e isso é registrado como uma morte com esse peso. Outra falha é o tabagismo: os fumantes apresentam maior mortalidade e menor IMC. Quando o IMC máximo da vida é usado, o excesso de peso e a obesidade apresentam riscos claros e altos de mortalidade.

Mas onde está a curva de mortalidade mais baixa? Estar abaixo do peso é perigoso, assim como o excesso de peso, então onde está o ponto ideal?

Evidências abundantes colocam a parte mais baixa da curva de mortalidade em um IMC de 20 a 21. ( Célula de Envelhecimento ) .

O excesso de peso corporal e a adiposidade causam resistência à insulina, inflamação e inúmeras outras alterações nos fatores metabólicos e hormonais que promovem a aterosclerose, a tumorigênese, a neurodegeneração e o envelhecimento. Estudos em animais e humanos demonstraram um papel benéfico da restrição alimentar e da magreza na promoção da saúde e longevidade. Estudos epidemiológicos têm encontrado associações fortes directas entre o aumento do índice de massa corporal (IMC) e os riscos de desenvolvimento de diabetes tipo 2, doença cardiovascular, e vários tipos de cancro, que começam a partir de IMC de 20-21 kg m -2 .Embora uma metanálise recente sugira que indivíduos com sobrepeso têm mortalidade global significativamente menor do que indivíduos com peso normal, esses dados provavelmente serão um artefato produzido por sérios problemas metodológicos, especialmente confundimento por tabagismo, causalidade reversa devido à doença crônica existente e doença inespecífica. perda de massa magra e função nos idosos frágeis. Do ponto de vista clínico e de saúde pública, a manutenção de um peso saudável por meio de dieta e atividade física deve continuar sendo a pedra angular na prevenção de doenças crônicas e na promoção do envelhecimento saudável.

Eu, estou com um IMC de pouco mais de 24 anos, no entanto, eu levanto pesos e tenho bastante músculo, e além disso e talvez o mais importante, minha circunferência da cintura é de 32 ″ (81 cm). Se eu supor que tenho 30 libras a mais de músculo do que a maioria dos outros homens da minha idade e subtrair, meu IMC estaria mais próximo de 20.

Para confirmação adicional de que um IMC de 20 a 21 é normal e ideal, e deixando de lado a questão do músculo, acho que você vai descobrir que uma mulher de IMC 21 é muito mais atraente do que uma de 24,9, outras coisas sendo iguais.

Conclusão

Para retardar o envelhecimento, tanto quanto possível, o IMC deve ser em torno de 20 a 21, mais claro, se você levantar pesos e ter músculo extra. Alguns dos caras realmente grandes estarão na categoria tecnicamente acima do peso e ainda estarão com baixo risco de mortalidade.

A categoria comumente usada de Índice de Massa Corporal é uma proxy para o nível de massa gorda, e a circunferência da cintura é uma medida melhor da gordura e do risco corporal. (E como a circunferência da cintura é tão fácil ou mais fácil de medir do que o IMC, é uma maravilha não ser mais usada.)

Também pode ser visto que a categoria de “excesso de peso”, se definido pelo nível de risco para a saúde, começa com um IMC muito menor do que 25. Mais como poderia ser 22, se estamos sendo rigorosos.

Ser magra é um pré-requisito para retardar o envelhecimento. Outras medidas antienvelhecimento que você pode tomar podem não fazer muita diferença se você não começar com a manutenção de um peso corporal normal, o que, como acabamos de ver, é menor do que o que a medicina convencional lhe diz.

E garanta que seus hábitos alimentares não se assemelhem de maneira alguma aos hábitos alimentares daqueles babuínos que jogam lixo.

Atualização: O leitor “Proud Daddy” apontou o seguinte artigo:  Peso normal obesidade: um fator de risco para desregulação cardiometabólica e mortalidade cardiovascular . Aqueles com IMC “normal”, mas com cintura alta, têm um risco cardiovascular muito maior, como mostra o gráfico a seguir:

risco normal bmi

 

Sessenta vezes a incidência de doença cardíaca no tercil mais alto em comparação com o mais baixo.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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