Mais sono para maior testosterona

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Vimos em nosso último artigo que a testosterona é muito importante para a saúde dos homens e que, para uma saúde ótima, níveis T anormalmente baixos devem ser corrigidos através de mudanças no estilo de vida – dieta, exercício, sono – ou através de suplementação. Neste artigo, discutiremos a importância de mais sono para maior testosterona.

Menos sono associado a testosterona inferior

Em homens mais velhos, com idade entre 64 e 74 anos, os níveis de testosterona estavam altamente correlacionados com a quantidade de sono que tiveram na noite anterior. O coeficiente de correlação, r = 0,842, que é alto. Veja o gráfico abaixo.

A diferença nos níveis de T entre os homens foi grande, variando entre várias centenas ng / dL, então este não é um pequeno efeito de qualquer forma.

A questão é: quanto dessa correlação é devido a problemas de saúde e / ou envelhecimento? As pessoas mais velhas dormem menos, e outros problemas de saúde podem piorar a situação e também diminuir a testosterona. Então, o que queremos saber é se o sono afeta diretamente os níveis de testosterona.

Restrição do sono diminui a testosterona

A resposta é sim, o sono afeta diretamente a testosterona.

Em homens jovens saudáveis, diminuindo a quantidade de sono de 8 para 5 horas por noite, durante 8 noites, diminuiu a testosterona de 10 para 15% .

Os sintomas e sinais de deficiência androgênica incluem baixa energia, redução da libido, baixa concentração e aumento da sonolência, que podem ser produzidos pela privação do sono em indivíduos saudáveis. 

A restrição do sono também aumenta a resistência à insulina , e como, como vimos no artigo anterior, a resistência à insulina e os níveis de testosterona estão interligados, isso faz sentido.

O trabalho por turnos está associado a problemas de saúde

O turno de trabalho, que é horário de trabalho diferente de durante o dia, como mudança de turno (15:00 às 23:00), ou turno noturno (cemitério) (23:00 às 7:00) está associado a problemas saúde,  incluindo doenças cardíacas e câncer.

Dadas as correlações acima entre o sono e a testosterona, poderíamos também esperar descobrir que o trabalho por turnos diminuiria a testosterona. O trabalho por turnos está associado a níveis elevados de cortisol e a um IMC mais alto , e isso provavelmente significaria uma diminuição na testosterona.

Durma um pouco

Se você tem baixa testosterona, uma das primeiras coisas que você deve examinar é se você dorme o suficiente, e isso se aplica tanto aos homens jovens quanto aos mais velhos.

Se você fizer o trabalho por turnos, considere mudar para outro emprego, ou pelo menos outro turno.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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