Queijo, manteiga e ovos são bons para você

Autoridades de saúde e diretrizes dietéticas nos disseram há anos para evitar alimentos ricos em gordura animal, como queijo, manteiga e ovos. A ciência, no entanto, está alcançando o fato de que esses alimentos ancestrais são saudáveis.

Laticínios com alto teor de gordura para uma melhor saúde

A mais recente pesquisa explosiva mostrou que não havia associação entre gorduras lácteas e problemas de saúde. Medidas em série de biomarcadores circulantes de gordura láctea e mortalidade total e causa específica em idosos: o Cardiovascular Health Study .

Ele também mostrou que a ingestão mais alta foi associada a um risco 42% menor de acidente vascular cerebral.

Naturalmente, a correlação não é igual à causalidade, à epidemiologia fraca, etc.

Mas se a gordura do leite causasse doenças cardiovasculares ou outras doenças crônicas, veríamos uma associação. E nós não.

Alimentos lácteos com alto teor de gordura também estão associados a uma taxa menor de câncer de cólon . “Cada incremento de 2 porções de alimentos lácteos com alto teor de gordura / d correspondia a uma redução de 13% no risco de câncer colorretal.”

Laticínios ricos em gordura, como queijo e manteiga, estão associados a menos obesidade.

A evidência observacional não suporta a hipótese de que a gordura láctea ou alimentos lácteos com alto teor de gordura contribuem para a obesidade ou risco cardiometabólico, e sugere que o consumo de lácteos com alto teor de gordura dentro de padrões alimentares típicos está inversamente associado ao risco de obesidade.

Portanto, queijo, manteiga, creme, iogurte e outros laticínios ricos em gordura não causam doenças cardiovasculares e podem proteger contra o câncer colorretal, derrame e obesidade.

Ovos são saudáveis

Nosso estabelecimento também demonizou os ovos. Existe alguma base para suas alegações de que os ovos não são saudáveis?

Não há associação entre o consumo de ovos e o risco de diabetes tipo 2.  Apesar do que os defensores das plantas lhe dirão. Evidências atuais sugerem que não há motivo para preocupação com ovos e diabetes.

Em diabéticos tipo 2 em uma dieta para perda de peso, o consumo de uma grande quantidade de ovos não afetou adversamente os marcadores cardiometabólicos .

Outros estudos descobriram que comer ovos melhora os marcadores cardiometabólicos: a sensibilidade à insulina e os marcadores lipídicos foram melhores quando se ingeriram ovos.

Comer ovos aumenta o colesterol HDL (“bom”).

Por que fomos enganados?

A denegrir o queijo, a manteiga e os ovos surgiu como uma conseqüência natural do estabelecimento que denigre a gordura saturada, da qual os laticínios ricos em gordura contêm muito, assim como os ovos.

Mas, como sabemos agora, a gordura saturada não causa doenças cardiovasculares.

Tudo começou com Ancel Keys e outros tentando descobrir o que estava causando a epidemia de doenças cardíacas.

Mas, como Nina Teicholz argumentou, Keys não só estava enganado, mas era desonesto.

Os óleos de cigarro, açúcar e sementes são, sem dúvida, muito mais responsáveis ​​por doenças cardíacas e todas as outras doenças crônicas que temos agora. Descobrimos os cigarros, mas os óleos das sementes e o açúcar ainda recebem um passe.

As autoridades de saúde não adotam dietas pobres em carboidratos, ou dietas ricas em alimentos de origem animal, porque isso arruinaria a narrativa das gorduras saturadas. Eles se importam mais em nunca admitir que estavam errados do que em sua saúde.

Conclusão

Para uma boa saúde e proteção contra a obesidade, doenças cardiovasculares e câncer, coma queijo, manteiga e ovos.

Também iogurte e creme azedo e outros produtos lácteos ricos em gordura.

Coma ovos.

Também carne e peixe.

Não coma alimentos ultraprocessados, que contêm a combinação mortal de óleos de sementes, açúcar e grãos refinados.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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