Soja – Comida Saudável ou Não?

  • A proteína de soja tem sido apontada há anos como um produto “saudável” que pode reduzir o risco de doença cardíaca, mas a FDA anunciou recentemente que a alegação está temporariamente fora da mesa devido a “descobertas inconsistentes”.

  • Não há garantia de que você não verá propagandas contínuas em embalagens de alimentos dizendo que a soja é boa para você, já que entre agora e a decisão final da FDA sobre o assunto, os fabricantes podem continuar anunciando a reivindicação.

  • Antinutrientes na soja incluem fitatos, que impedem a absorção de certos minerais, estrogênios (que podem bloquear o hormônio estrogênio e perturbam a função endócrina) e os goitrogênios, que interferem na sua função tireoidiana.

  • Numerosas populações asiáticas, tipicamente japonesas, que são indiscutivelmente mais saudáveis ​​do que aquelas que comem uma dieta ocidental, têm tradicionalmente comido soja fermentada, como miso, natto e tempeh, o que ajuda a desativar alguns dos antinutrientes que a soja contém.

Pelo Dr. Mercola

É um tema controverso no mundo da culinária de hoje – a percepção de que a soja é um alimento saudável. A soja na vagem, você deve saber, parece um pouco com ervilha curta, inchada e verde com penugem de pêssego do lado de fora. Representantes da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) acabam de anunciar uma decisão semelhante a um boomerang sobre como a proteína de soja deve ser vista a partir de agora.

Na verdade, a agência está propondo a revogar sua postura de longa data de que a proteína de soja pode diminuir o risco de doenças cardíacas. A alegação atual, que você pode ter visto em vários pacotes de alimentos, diz: “25 gramas de proteína de soja por dia, como parte de uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol, podem reduzir o risco de doenças cardíacas.” 1

Muitos defensores da saúde alegam que a soja deve ser boa para você porque os asiáticos – indiscutivelmente uma das populações mais saudáveis ​​do planeta – a consumiram muito e têm algumas das taxas mais baixas de doenças cardíacas, câncer e demência em todo o mundo, 2 assim, Parece que o resto do mundo também deve comer produtos de proteína de soja. No entanto, o tipo de soja tradicionalmente consumida pelos asiáticos difere do que é fortemente comercializado nos EUA.

Soja subiu aparentemente do nada para a consciência americana no final do século XX. 3 Em 1999, a FDA permitiu que produtores de alimentos alegassem que a proteína de soja era saudável para o coração, mas pesquisas contínuas convenceram autoridades do governo a dar uma olhada mais de perto. Aliás, há 12 alegações de saúde sancionadas pela FDA para alimentos embalados, incluindo a insistência continuada (e falsa) de que a gordura saturada é a culpada por trás das doenças cardíacas. 4

A soja é boa para doenças cardíacas

Enquanto muitos nas comunidades convencionais de saúde e científicas não estão preparados para rescindir a afirmação completamente, Susan Mayne, diretor do Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada da FDA declarou, após o que ela chamou de “extensa revisão científica:”

“Nossa revisão dessa evidência nos levou a concluir que a relação entre proteína de soja e doença cardíaca não atende ao rigoroso padrão para uma alegação de saúde autorizada pela FDA… Embora algumas evidências continuem sugerindo uma relação entre a proteína de soja e um risco reduzido de doença cardíaca – incluindo evidências revisadas pelo FDA quando a alegação foi autorizada – a totalidade das evidências científicas atualmente disponíveis põe em dúvida a certeza dessa relação ”. 5

Um período de 75 dias de discussão está sendo permitido pelo FDA para o público e as partes interessadas (também conhecidos como fabricantes, lobistas e aqueles que estão lucrando ou sofrendo com a decisão ou revogação) de pedir por certas frases, que serão tomadas por um Caso a caso.”

No entanto, não há garantia de que você não verá reclamações sobre embalagens de alimentos continuando a alegação de uma ligação entre a proteína de soja e um menor risco de doença cardíaca. De fato, entre agora e a decisão final da FDA sobre o assunto, os fabricantes podem continuar anunciando a alegação. De acordo com o tempo:

“O FDA diz que pretende permitir o uso de ‘uma alegação de saúde qualificada’ para proteína de soja (e diz) que uma alegação de saúde qualificada exige ‘menor padrão científico de evidência do que uma alegação de saúde autorizada’ e permitiria aos produtores usar linguagem que explica que a evidência no link é limitada ”. 6

Como as associações de soja e produtos naturais pesam

Não é de surpreender que os produtores de soja nos EUA não estejam felizes, especialmente porque a soja é a segunda maior safra nos EUA, o que a torna uma indústria de US $ 40 bilhões, embora 98% seja para ração animal, segundo a Modern Farmer. 7 Então, o que mudou de ideia o suficiente para contemplar uma reversão completa de uma postura que a agência mantém há quase 20 anos?

Naturalmente, a Associação de Soyfoods da América do Norte expressou preocupação e sustenta que numerosos estudos, tanto antes da reivindicação de 1999 quanto após a nova proposta de revogação, sustentam como um padrão que a proteína de soja reduz o colesterol LDL e que a evidência como um todo apóia seu coração Reivindicação saudável. Na realidade, porém, o colesterol é um componente essencial em quase todas as células do corpo e não é o problema das doenças cardíacas , levantando questões fundamentais sobre essa afirmação.

Você poderia chamar isso de frustração nas partes de algumas entidades, especialmente com acusações de que o processo de avaliação da FDA é “semelhante à Inquisição Espanhola”. 8 Food Navigator apresentou comentários de Daniel Fabricant, presidente e CEO da Natural Products Association, que disse ser muito curioso quanto ao “ponto de inflexão” para a decisão do FDA e traz questões sobre liberdade de expressão e violações da Primeira Emenda. 9

Soja e (Alguns dos) Derivados: Edamame, Leite de Soja e Tofu

Todos os tipos de soja são baseados em uma única espécie de planta, Glycine max. Existem dezenas de raças, e isso depende da idade da planta quando é colhida para que produtos ela será usada. Pods de soja permitem amadurecer o mais longo, fazendeiro moderno observa:

“… [A] são duros e resistentes à água, por isso são mais baratos e fáceis de processar em óleo e farelo de soja para ração animal. Enquanto o leite de soja (e o tofu, que é feito de leite de soja) é feito a partir de feijões maduros reidratados e pulverizados, o edamame é feito a partir de feijões verdes jovens e macios. E nós na maioria das vezes não nos preocupamos em colher feijões imaturos aqui [nos EUA] ”. 10

O Healthy Home Economist 11 aborda a controvérsia acima mencionada. O que, por exemplo, é coalhada de feijão e tofu é bom para você? Natto, miso, molho de soja tradicional e tempeh são todos os alimentos derivados da soja fermentada. A coalhada de feijão é apenas outro nome para o tofu. Tais alimentos surgiram em toda a China há cerca de 2.000 anos, quando as pessoas começaram a usar métodos diferentes para remover os antinutrientes não tão saudáveis.

Antinutrientes são elementos e compostos em alimentos de soja, como lectinas , saponinas, soja-toxina, fitatos (que previnem a absorção de certos minerais), oxalatos, inibidores de proteases, estrogênios (que podem bloquear o hormônio estrogênio e prejudicar a função endócrina) e bócio (interferindo com sua função tireoidiana), bem como uma substância inibidora do coágulo sanguíneo chamada hemaglutinina. Outros detrimentos são numerosos.

Nos tempos antigos, poderia levar meses para fermentar, de modo que a soja seria comestível, mas The Healthy Home Economist diz que há evidências de que eles comiam muito pouco. Em termos de fermentação, o tofu é a exceção, pois é um alimento muito comum que passa por um processamento extensivo sem fermentação. Para criá-lo, há um processo de três etapas:

  1. A soja é transformada em leite de soja.
  2. Um coagulante é adicionado feito de sal e ácidos, tornando-o firme.
  3. O resultado do coalho de feijão é então pressionado em blocos, semelhante ao queijo.

Em resultado aparentemente contraditório de comer queijo de soja, o artigo acrescenta resultados de pesquisas 12 feito em monges budistas antigos que estavam tanto vegan e celibatária que felizmente informou que “comer um monte de soja umedecido sua libido e capacidade reprodutiva.” 13 Além disso:

“Os fabricantes de alimentos criam tofu moderno usando um processo similar. No entanto, os coagulantes tradicionais eram tipicamente mais seguros. Por exemplo, a água do mar limpa e fresca é um excelente coagulante para transformar o leite de soja em tofu. Compare isso com os sais refinados ou com o ácido cítrico derivado de OGM usado hoje ”. 14

Produtos de soja e os inconvenientes mais insidiosos

Os produtos à base de soja têm sido anunciados há anos como alimentos “saudáveis” , especialmente entre os veganos que comem tofu, queijo de soja e leite de soja para extra proteína, mas o fato é que esses produtos representam um risco maior do que qualquer benefício. Não é surpresa que muitos que se interessam pelos corredores da alimentação saudável ainda acreditem que comer tofu é a essência de como se deve comer se a saúde for um pré-requisito.

A maioria olha para o fato de que oferece quantidades elevadas de proteína e ferro como tudo o que eles precisam saber. Milhares de veganos e vegetarianos que ingerem sem reservas não podem estar errados, certo?

Mas tanto a proteína excessiva quanto o ferro podem ser bastante perigosos. Exacerbando a linha de pensamento equivocada é que a parte “baixa em gordura” da equação do tofu ainda é, na mente de muitas pessoas, a meca para qualquer pessoa que queira perder peso. Muitos nutricionistas, nutricionistas e fabricantes de alimentos ainda alegam que o tofu é o seu melhor para comer.

No entanto, não só os alimentos com baixo teor de gordura não são a solução para perda de peso, como Elena Giordano, pesquisadora de pós-doutorado da Rutgers em nutrição e nutrição, aponta que 93% da soja é geneticamente modificada (GE) , 15 trazendo consigo seu próprio conjunto de problemas.

Um artigo da Time afirma: “… se você está preocupado, pode comprar soja orgânica, que não é geneticamente alterada”. 16 Mas isso ainda deixa muitos dos problemas mencionados anteriormente. Quão perto está o tofu e outros produtos de proteína de soja que você vê nas prateleiras dos supermercados e serviu nos restaurantes ao que foi comido pelas populações asiáticas até algumas décadas atrás? Talvez o melhor que possam dizer é que o tofu de hoje é simplesmente “parecido com um tofu”.

Concedido, existem muitas texturas e tratamentos para escolher: firme, extra firme, sedoso, defumado, seco, congelado e assim por diante. 17 O produto de peru inspirado em tofu é um exemplo de como a proteína de soja é usada como substituto de carne, muito diferente de seu uso tradicional como alimento, especialmente porque a culinária chinesa tradicional e moderna normalmente inclui carne real e não vegetal. com base em wannabe. Depois, há os aditivos:

– Mais ou menos como a bastardização do queijo, com todos os tipos de queijos sem leite agora enchendo as prateleiras das lojas, o tofu está recebendo tratamento similar. Tofu de amendoim, tofu de amêndoa, tofu de ovo e outros estão agora disponíveis. Muitos deles nem mesmo seguem um processo de produção semelhante ao tofu de soja, mas ainda tentam reivindicar o nome (e os benefícios de saúde associados) para si próprios! ” 18

OGMs, Glysophate e Goitrogens

Além da engenharia genética da maior parte da soja cultivada nos EUA, há outros perigos a considerar quando se contemplam os atributos do consumo de proteínas de soja. Opções orgânicas estão disponíveis, mas se você não as escolher, é mais do que provável que você esteja ingerindo resíduos de glifosato. O produto mais comum é o Roundup, usado por operações agrícolas multimilionárias – e seu vizinho – para controlar ervas daninhas.

O problema com glysophate , referido como possivelmente o maior fator no desenvolvimento de doenças crônicas e condições no mundo, é como difundido e devastador os problemas associados são, variando de demência para autismo, infertilidade para obesidade, alergias ao câncer. Uma pesquisa publicada na revista Food Chemistry descobriu que a soja transgênica contém altos resíduos de glifosato e seu produto de degradação, o ácido aminometilfosfônico (AMPA). 19

Em média, a soja transgênica testada no estudo continha 11,9 partes por milhão (ppm) de glifosato, com o maior nível de resíduo encontrado chegando a 20,1 ppm – com efeitos desconhecidos sobre a saúde humana. Grist acrescenta que problemas com a contaminação “transgênica”, na qual a soja transgênica de um campo contamina um campo não-transgênico vizinho, também cresceu junto com as participações de mercado de gigantescas corporações de sementes biotecnológicas como a Monsanto e a DuPont.

Caso em questão: nos EUA, cerca de 90% da soja, 90% do milho e 80% do algodão são geneticamente modificados. 20 Quanto aos bócio, muitos se perguntam por que, se os asiáticos têm essa história de consumir soja, eles parecem ter os mesmos problemas com os problemas da tireóide que os ocidentais. A resposta é que, tradicionalmente, os asiáticos não têm comido produtos de soja como os fazendeiros do Colorado, como os bifes: eles normalmente comem pouca soja.

Da mesma forma, deve-se argumentar que eles também comem muito menos em uma sessão do que o americano médio. Outra razão potencial é que, especialmente devido à sua localização geográfica, as dietas asiáticas contêm muito mais iodo, que tem compostos que são protetores do goitrogênio. Além disso, a soja tradicionalmente fermentada é a forma que tem sido muito popular em muitas culturas asiáticas há séculos, o que está muito longe dos produtos de soja não fermentados altamente processados ​​que são populares nos EUA.

A diferença entre soja fermentada e não fermentada

Há uma diferença entre a soja que é orgânica e não a orgânica, mas também há uma grande diferença quando ela é fermentada em comparação com a não fermentada. O processo de fermentação pode levar tempo e consideração especial, mas os benefícios à saúde valem a pena. É importante ressaltar que o processo de fermentação “desativa” muitos dos antinutrientes da soja que atuam como toxinas em seu corpo. Então, se você quiser comer soja, verifique se ela é tradicionalmente fermentada.

Como mencionado, o que muitos parecem estar perdendo em relação aos japoneses saudáveis ​​que comeram soja é que é basicamente soja fermentada. Isso inclui produtos como missô, natto, tradicionalmente feito molho de soja e tempeh , mas não tofu, porque o tofu não é fermentado. Outros produtos que não fazem o corte incluem:

  • TVP ou proteína de soja texturizada
  • Queijo de soja, sorvete de soja, leite de soja e iogurte de soja
  • Óleo de soja
  • Fórmula infantil de soja
  • Edamame

Uma maneira de manter-se coberto e comer alimentos que são realmente bons para você é comer orgânicos sempre que possível, evitar produtos de soja não fermentados e também evitar alimentos que são altamente processados. Fique o mais próximo possível da terra, para garantir uma boa saúde, pelo menos tanto quanto depende de você.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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