Esta gordura é realmente pior que a gordura trans

colesterol
  • Comer muita gordura ômega-6 danificada e ômega 3 com base animal demais prepara o terreno para diabetes, doenças cardiovasculares, artrite reumatoide, câncer, depressão, doença de Alzheimer e muito mais

  • A pesquisa mostra que substituir a gordura saturada pelos óleos ômega-6 aumenta o risco de morte se você tiver uma doença cardíaca

  • Ômega-6 gordura em si não é o problema. O ácido linoleico também é encontrado em alimentos como nozes, sementes e ovos, e é importante para a saúde. O problema é que agora nós comemos demais, e de forma oxidada

  • O ácido linoléico ômega-6 reduz ômega-3 em seu corpo ao competir com o ALA ômega-3 pelo metabolismo para os PUFAs de cadeia longa, EPA e DHA

  • A oxidação do colesterol LDL é iniciada pela oxidação do ácido linoléico dentro das partículas de LDL e a LDL oxidada está associada ao desenvolvimento da aterosclerose

Pelo Dr. Mercola

As gorduras alimentares podem ser complicadas, já que não são todas iguais. Enquanto alguns são necessários para a saúde ideal, outros precisam ser equilibrados e alguns precisam ser evitados por completo, e entender qual é o que é crucial, considerando como as gorduras são importantes para a saúde ideal.

Aqui, vou rever alguns dos princípios básicos, incluindo a importância de equilibrar sua ingestão de ômega-3 e ômega-6, e por que a substituição de gorduras animais saturadas por óleos vegetais ricos em ômega-6 é uma idéia tão ruim.

Algumas dessas informações, que serão mais bem abordadas em meu próximo livro, ” Superfuel “, são baseadas em pesquisas de meu co-autor, James DiNicolantonio , um médico de farmácia e pesquisador cardiovascular.

superfuel

Para uma óptima saúde, tenha em atenção o seu rácio Omega-3 e Omega-6

Durante anos, enfatizei a importância de equilibrar sua ingestão de ômega-3 e ômega-6 para proteger sua saúde. Comer muita gordura ômega-6 danificada – encontrada em abundância em óleos vegetais processados ​​- e muito pouca ômega-3 baseada em animais prepara o terreno para diabetes, doenças cardiovasculares, artrite reumatoide, câncer, depressão e doença de Alzheimer, só para citar alguns.

A proporção ideal de gorduras ômega-3 e ômega-6 varia de 1 a 1 a 1 a 5, mas a dieta típica ocidental tende a ser entre 1 a 20 e 1 a 50. A maioria das pessoas, especialmente os americanos, é culpada por essa relação entre ômega-3 e ômega-6 assimétrica e, para corrigi-la, você normalmente precisa fazer duas coisas:

1. Diminuir significativamente a ingestão de ômega-6 danificado, evitando alimentos processados ​​e alimentos cozidos em óleo vegetal em altas temperaturas. Vários estudos 1 , 2descobriram que as pessoas que comem regularmente alimentos fritos têm um risco significativamente aumentado de derrame e morte .

Fontes comuns de ômega-6 prejudicial para evitar incluem óleo de milho, óleo de canola, óleo de soja, gorduras hidrogenadas ou parcialmente hidrogenadas, margarina e gordura.

2. Aumentar a ingestão de gorduras omega-3 à base de animais. As fontes ideais incluem pequenos peixes gordurosos, como sardinhas, anchovas e arenques, juntamente com salmão selvagem do Alasca, ou um suplemento, como o óleo de krill.

Substituir gorduras saturadas por óleos vegetais prejudica a saúde do coração

Infelizmente, muitas autoridades de saúde têm insistido que os óleos vegetais ricos em ômega-6 são mais saudáveis ​​do que as gorduras animais saturadas, como manteiga e banha, e esse mito tem sido difícil de desmantelar, apesar das evidências contra ele.

Por exemplo, um estudo de 2013 3 do British Medical Journal (BMJ) descobriu que substituir a gordura saturada por ômega-6 aumenta o risco de morte se você tiver uma doença cardíaca. Conforme relatado em um comunicado de imprensa do BMJ: 4

“Sua análise envolveu 458 homens com idades entre 30 e 59 anos que tiveram recentemente um evento coronariano, como um ataque cardíaco ou um episódio de angina. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos.

O grupo de intervenção foi instruído a reduzir gorduras saturadas (de gorduras animais, margarinas e gorduras comuns) a menos de 10% da ingestão de energia e aumentar o ácido linoleico (de óleo de cártamo e margarina poliinsaturada de óleo de cártamo) a 15% da ingestão de energia. O óleo de cártamo é uma fonte concentrada de ácido linoléico ômega-6 e não fornece PUFAs ômega-3 [gorduras poliinsaturadas]. “

O grupo controle não recebeu nenhum aconselhamento dietético específico sobre gorduras e foi permitido comer o que quisessem. Ambos os grupos mantiveram diários alimentares por uma média de 39 meses.

Vale a pena notar que este estudo não diferenciou entre os tipos de gorduras saturadas , agregando gorduras animais com margarinas e encurtando ricos em gordura saturada, mas também gorduras trans tóxicas. (Quanto mais dura a margarina, mais gordura saturada ela tende a conter, em alguns casos mais que manteiga ou banha.) Apesar dessa discrepância, os resultados mostraram que:

  • O grupo de ácido linoléico ômega-6 teve um risco 17 por cento maior de morrer de doença cardíaca durante o período de estudo, em comparação com 11 por cento entre o grupo controle
  • O grupo ômega-6 também apresentou maior risco de mortalidade por todas as causas

Óleos Ômega-6 Não Fornecem Benefício Cardiovascular

Os pesquisadores também realizaram uma meta-análise de ensaios de intervenção com ácido linoleico, não encontrando evidências de benefício cardiovascular. Segundo os autores, “estas descobertas podem ter implicações importantes para o aconselhamento dietético mundial de substituir o ácido linoléico omega-6, ou PUFAs em geral, por gorduras saturadas”.

Jane Collis, um pesquisador independente não afiliado com a pesquisa também comentou sobre o estudo BMJ, dizendo: 5

“O processamento comercial de alimentos destrói uma quantidade significativa de EFAs (ácidos graxos essenciais), juntamente com sua capacidade de oxigenação … Os óleos poliinsaturados são instáveis ​​e rapidamente se tornam rançosos.

Ácidos graxos oxidados são perigosos para sua saúde. A peroxidação lipídica e o estresse oxidativo são fatores importantes nesse dano. Outros danos também são causados ​​pelo aquecimento de gorduras poliinsaturadas durante o cozimento (principalmente frituras).

Muitos estudos de pesquisa com ômega-3 não consideraram a relação ácido graxo essencial ômega 3/6, que é vital para o equilíbrio eicossanóide. A correta relação ômega 3/6 é fundamental para a saúde holística de todos. “

Gordura Omega-6 Oxidada é Principal Condutor de Doença Cardíaca

Em seguida, vamos dar uma olhada porque os óleos vegetais industrialmente processados ​​ômega-6 promovem doenças cardíacas. Primeiro de tudo, é importante reconhecer que a gordura ômega-6 em si não é o problema. O ácido linoleico também é encontrado em alimentos como nozes, sementes e ovos, e é importante para a saúde.

Em uma nova publicação inovadora intitulada “Óleos Vegetais Omega-6 como Motorista da Doença Coronariana: A Hipótese do Ácido Linoléico Oxidado”, 6 publicada no BMJ Open Heart por DiNicolantonio , ele explica o seguinte:

O problema é que agora comemos muito ômega-6, o que cria um grave desequilíbrio na relação ômega-3 e ômega-6. Hoje, os PUFAs ômega-6 representam cerca de 8 a 10 por cento do consumo total de energia no mundo ocidental. Isto está largamente relacionado com as grandes quantidades de alimentos processados ​​consumidos que são carregados com estas gorduras perigosas.

O que é pior, a principal fonte de ômega-6 não é mais ovos e nozes, mas sim óleos vegetais processados, e a maior parte deste ácido linoléico é oxidada a partir do processamento.

No início de 1900, o consumo de óleos vegetais disparou, tomando o lugar da manteiga e da banha, e também a incidência de doenças cardíacas. As evidências que implicam o consumo excessivo de óleos vegetais ricos em ômega-6 como causa direta de doenças cardíacas incluem, mas não se limitam a:

A quantidade de ácido linoléico no tecido adiposo e plaquetas está positivamente associada à doença arterial coronariana, e os estudos 7 que medem as mudanças nas concentrações de ácido linoléico no tecido adiposo nos americanos mostram que as concentrações aumentaram de 9,1% em 1959 para 21,5% em 2008. aumento na prevalência de obesidade, diabetes e asma.

Por outro lado, o ácido docosahexanóico (DHA) de ômega-3 de cadeia longa e o ácido eicosapentaenóico (EPA) demonstraram proteger contra doença arterial coronariana, razão pela qual a manutenção de um equilíbrio saudável entre ômega-3 e ômega-6 é tão importante.

Pacientes com aterosclerose têm maiores quantidades de produtos de oxidação do ácido linoléico em seu plasma, lipoproteína de baixa densidade (LDL) e placas ateroscleróticas.
A oxidação do ácido linoléico começa antes que qualquer sinal clínico de aterosclerose se torne aparente.
Quando o endotélio (o revestimento interno dos vasos sanguíneos) é exposto ao ácido linoleico, a transferência de LDL através do endotélio é aumentada e este é um passo essencial no processo aterosclerótico.
Dietas com baixo teor de ácido linoléico reduzem a oxidação do LDL.
Uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados controlados em seres humanos mostrou que, quando a gordura saturada e trans são substituídas por PUFAs ômega-6, a mortalidade por todas as causas, a mortalidade por doença isquêmica do coração e a mortalidade cardiovascular aumentam.
Produtos de oxidação do ácido linoléico são encontrados no tecido infartado.
O metabolito do ácido linoléico 9-HODE é um forte promotor da inflamação e pode ser tanto um marcador como um indutor da aterosclerose.

Omega-6 pode reduzir Omega-3 em seu corpo

Você pode obter gorduras ômega-3 de plantas e animais marinhos como peixes e krill. No entanto, essas fontes fornecem diferentes tipos de ômega-3 e não são intercambiáveis. O ômega-3 à base de plantas contém ácido alfa-linolênico (ALA), uma gordura ômega 3 de cadeia curta.

ALA é um precursor das gorduras omega 3 de EPA e DHA de cadeia mais longa. No entanto, uma enzima é necessária para sua conversão e, na maioria das pessoas, essa enzima não funciona muito bem. Por isso, a taxa de conversão é excepcionalmente pequena. Normalmente, menos de 1% do ALA é convertido em EPA. Alguns estudos descobriram que a taxa de conversão é de 0,1 a 0,5%. 8

Sua conversão também depende de níveis adequados de outras vitaminas e minerais. Assim, enquanto uma pequena quantidade do ALA que você consome pode ser convertida pelo seu corpo em ômega-3 de cadeia longa, é uma estratégia altamente ineficiente e nem de longe tão útil quanto fornecer DHA e EPA “diretos” de fontes marinhas.

Voltando ao ômega-6, o ácido linoléico realmente reduz o ômega-3 em seu corpo competindo com o ALA pelo metabolismo para o EPA e DHA de cadeia mais longa. Esta informação é particularmente relevante para os veganos e vegetarianos que muitas vezes cometem o erro de pensar que o seu corpo irá converter o ALA baseado em vegetais em EPA e DHA.

Não só é quase impossível obter quantidades suficientes de EPA e DHA desta forma, mas qualquer pequena conversão que teoricamente possa ocorrer é ainda mais dificultada se você estiver consumindo quantidades excessivas de ômega-6 de óleos vegetais e alimentos processados.

Oxidação de LDL é iniciada por oxidação de ácido linoléico

Amplas pesquisas sugerem que a doença cardíaca é causada não pelo colesterol total elevado, mas sim pelas LDLs oxidadas. O LDL não oxidado, mesmo quando elevado, não contribui para a aterosclerose. Mas o que causa a oxidação do LDL?

Estudos 9 mostraram que a oxidação do LDL é realmente desencadeada ou iniciada pela oxidação do ácido linoléico dentro das partículas de LDL. Como observado por DiNicolantonio em “Óleos Vegetais Omega-6 como Motorista da Doença Coronariana: A Hipótese do Ácido Linoleico Oxidado:”

“Uma vez que o ácido linoleico torna-se oxidado em aldeídos de LDL e cetonas covalentemente ligam a apoB, a criação de LDL que não é reconhecida pelos receptores de LDL no fígado mas é agora reconhecida pelos receptores scavenger em macrófagos que conduzem à formação de células de espuma clássico e aterosclerose. 10 , 11 , 12

Assim, a quantidade de ácido linoléico contida na LDL pode ser vista como a verdadeira “culpada” que inicia o processo de formação de LDL oxidada, pois é o ácido linoleico que é altamente suscetível à oxidação.

Além disso, um aumento na ingestão de ácido linoléico aumenta o conteúdo de ácido linoléico da lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL) e da lipoproteína de alta densidade (HDL), aumentando sua suscetibilidade à oxidação, o que aumenta ainda mais o risco de doença cardiovascular. 13 , 14 , 15

Assim, expandindo a teoria LDL oxidada da doença cardíaca, uma teoria mais abrangente, a “teoria do ácido linoléico oxidado da doença cardíaca coronariana” é a seguinte:

Ácido linoleico dietético, especialmente quando consumida a partir de ómega-6 óleos vegetais refinados, é incorporado em todas as lipoproteínas do sangue (tais como LDL, VLDL e HDL) aumentar a sensibilidade de todas as lipoproteínas para oxidar e, consequentemente, aumenta o risco cardiovascular.” 16

Gordura Saturada Protege Contra Oxidação De Colesterol Enquanto O Ômega-6 Promove

O colesterol oxidado também tem sido implicado na aterosclerose. Essa hipótese é o que levou à demonização do colesterol dietético e da gordura saturada. Infelizmente, quando o colesterol está ligado à gordura saturada, a oxidação não ocorre prontamente. O ácido linoleico, por outro lado, promove a oxidação do colesterol.

De fato, descobriu-se que as placas obtidas de pacientes com aterosclerose contêm linoleato de colesterol oxidado – isto é, ésteres de colesterol que contêm ácido linoléico – e níveis elevados de linoleato de colesteril oxidado também se correlacionam com a gravidade da aterosclerose.

Em suma, quando o colesterol está vinculado à gordura saturada, ele é protegido da oxidação, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares e, quando ligado ao ácido linoléico, o colesterol é suscetível à oxidação, aumentando assim o risco. O ácido linoléico também aumenta o risco de doenças cardíacas, reduzindo o colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade). 17 , 18 Como observado por DiNicolantonio :

“Várias linhas de evidência mostram que o ácido linoléico poliinsaturado ômega-6 promove o estresse oxidativo, o LDL oxidado, a inflamação crônica de baixo grau, a aterosclerose e é provavelmente um importante culpado dietético por causar doença coronariana, especialmente quando consumido na forma de óleos de sementes industriais comumente chamados de “óleos vegetais”.

Compreender as gorduras alimentares é importante para a saúde ideal

Quando se trata de cozinhar alimentos com óleo, uma das coisas a observar são os óleos que são hidrogenados ou interesterificados (uma gordura em que a molécula de triglicérides é projetada para mudar o ponto de fusão do óleo). A manteiga orgânica alimentada com capim está entre as melhores gorduras para cozinhar.

Ghee , outra alternativa deliciosa, tem sido usada para cozinhar por éons e é outra boa opção, assim como o óleo de coco orgânico não refinado . Entre os piores estão os óleos vegetais ricos em ácido linolênico ômega-6, que incluem óleos de milho, óleo de soja , cártamo, caroço de algodão. e óleos de canola.

Como mencionado, esta informação é uma pequena amostra do que será abordado em maior profundidade no meu próximo livro, ” Superfuel: Chaves Cetogênicas para Desvendar os Segredos da Boa Gordura, Gordura Má e Grande Saúde “, coescrito com James DiNicolantonio . Nele, revisamos o que você precisa saber sobre as gorduras alimentares, que são um componente crucial de uma dieta saudável .

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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