Explicando porque os meditadores podem viver mais

Meditação e Longevidade

       “Se eu meditar, vou viver mais tempo?”

Sou apaixonada pela minha própria longevidade. Eu tenho uma prática diária de meditação. Eu dou aulas de ioga semanais (uma pequena parte do meu tempo, uma grande parte da minha vida).  Como cientista, estudo o envelhecimento de uma perspectiva prática e evolutiva. Eu gostaria muito de responder “sim” a essa pergunta. Mas nas minhas leituras nos últimos dias, a melhor resposta que posso oferecer é: “há alguns dados que sugerem nessa direção”. Não posso justificar uma resposta mais definida, e de fato suspeito que a questão não pode ser colocada. em termos experimentais. Ainda assim, há muito mais que poderia ser feito.

Imagine projetar um experimento – até mesmo um experimento idealizado – para testar o efeito da meditação no tempo de vida. Modelos animais são inúteis. Melhor seria pegar um grupo diversificado de pessoas, dividi-las em dois subgrupos comparados estatisticamente e instruir um grupo a meditar e o outro a não. Tudo mais sobre suas vidas deve ser mantido o mesmo. Mas a meditação não funciona dessa maneira. Durante qualquer período de tempo substancial, a prática de meditação provavelmente mudará atitudes, hábitos e ocupações. Esses dois grupos de pessoas não serão mais comparáveis.

Essa é apenas uma das armadilhas na tentativa de avaliar cientificamente as alegações sobre meditação e expectativa de vida. Evidentemente, experimentos com seres humanos reais devem respeitar sua liberdade. Realisticamente, tudo o que podemos fazer é comparar um grupo de pessoas que medita com outro grupo que não medita. Podemos selecioná-los de maneira a corresponder às idades, sexos, pesos, dietas, hábitos de exercício, renda e etnias. Mas esses grupos terão experiências de vida diferentes, ambientes sociais diferentes e sua atitude em relação à vida não será semelhante. As pessoas que escolhem a meditação têm uma visão do mundo e de um conjunto de valores que provavelmente os levam a prestar mais atenção ao cuidado de si e dos outros. A cultura e a prática da meditação são ambas propícias para isso. Esses determinantes sociais da longevidade são muito importantes, e qualquer estudo epidemiológico da meditação deve usar uma combinação de seleção e ANOVA para compensar as inevitáveis ​​diferenças entre os dois grupos. (ANOVA significa Análise de Variância, e é um procedimento matemático comum para separar e avaliar várias causas contribuintes de um resultado.)

Haveria inevitável ambiguidade em como traduzir a questão em termos estatísticos. Por exemplo, uma pessoa pode dizer que sua prática de meditação o levou a deixar de fumar. Comparamos isso com um controle correspondente que continua a fumar ou com um sujeito que parou de fumar sem praticar meditação? Contamos os benefícios da melhoria do autocuidado como parte do benefício da meditação, ou o fatoramos como se fosse uma decisão independente? e qualquer estudo epidemiológico da meditação deve usar uma combinação de seleção e ANOVA para compensar as inevitáveis ​​diferenças entre os dois grupos. (ANOVA significa Análise de Variância, e é um procedimento matemático comum para separar e avaliar várias causas contribuintes de um resultado.) Haveria inevitável ambiguidade em como traduzir a questão em termos estatísticos.

 Por exemplo, uma pessoa pode dizer que sua prática de meditação o levou a deixar de fumar. Comparamos isso com um controle correspondente que continua a fumar ou com um sujeito que parou de fumar sem praticar meditação? Contamos os benefícios da melhoria do autocuidado como parte do benefício da meditação, ou o fatoramos como se fosse uma decisão independente? e qualquer estudo epidemiológico da meditação deve usar uma combinação de seleção e ANOVA para compensar as inevitáveis ​​diferenças entre os dois grupos. (ANOVA significa Análise de Variância, e é um procedimento matemático comum para separar e avaliar várias causas contribuintes de um resultado.) Haveria inevitável ambiguidade em como traduzir a questão em termos estatísticos. Por exemplo, uma pessoa pode dizer que sua prática de meditação o levou a deixar de fumar.

Comparamos isso com um controle correspondente que continua a fumar ou com um sujeito que parou de fumar sem praticar meditação? Contamos os benefícios da melhoria do autocuidado como parte do benefício da meditação, ou o fatoramos como se fosse uma decisão independente? e é um procedimento matemático comum para separar e avaliar várias causas contribuintes de um resultado.) Haveria inevitável ambiguidade em como traduzir a questão em termos estatísticos. Por exemplo, uma pessoa pode dizer que sua prática de meditação o levou a deixar de fumar. Comparamos isso com um controle correspondente que continua a fumar ou com um sujeito que parou de fumar sem praticar meditação?

 Contamos os benefícios da melhoria do autocuidado como parte do benefício da meditação, ou o fatoramos como se fosse uma decisão independente? e é um procedimento matemático comum para separar e avaliar várias causas contribuintes de um resultado.) Haveria inevitável ambiguidade em como traduzir a questão em termos estatísticos. Por exemplo, uma pessoa pode dizer que sua prática de meditação o levou a deixar de fumar. Comparamos isso com um controle correspondente que continua a fumar ou com um sujeito que parou de fumar sem praticar meditação? Contamos os benefícios da melhoria do autocuidado como parte do benefício da meditação, ou o fatoramos como se fosse uma decisão independente? Comparamos isso com um controle correspondente que continua a fumar ou com um sujeito que parou de fumar sem praticar meditação? Contamos os benefícios da melhoria do autocuidado como parte do benefício da meditação, ou o fatoramos como se fosse uma decisão independente? Comparamos isso com um controle correspondente que continua a fumar ou com um sujeito que parou de fumar sem praticar meditação? Contamos os benefícios da melhoria do autocuidado como parte do benefício da meditação, ou o fatoramos como se fosse uma decisão independente?

O estudo que estamos imaginando teria que incluir um grande número de indivíduos com informações detalhadas sobre a saúde e o estilo de vida de cada indivíduo. Nunca foi tentado, ao meu conhecimento. Os estudos que foram feitos são muito mais modestos e, portanto, as evidências que temos são, na melhor das hipóteses, tentativas e indiretas.

 

Os estudos que temos se enquadram em três categorias:

  • Os meditadores tendem a ser mais saudáveis. Mas quanto disso é porque as pessoas que se comprometem com a meditação são mais propensas a se cuidar melhor de outras maneiras?

Por exemplo, em um artigo novo ( Hoge 2013 )  ingenuamente mede o comprimento dos telômeros em pessoas que meditam e pessoas que não meditam. Enquanto eles encontram uma diferença significativa, não é justificável interpretar isso como um efeito da meditação, porque as pessoas que meditam tendem a se cuidar melhor de outras maneiras também.

  • Antes / depois comparações de fisiologia de meditadores. Isso é muito útil e sugestivo, mas devemos sempre ter cuidado em atribuir benefícios de longo prazo a uma resposta de curto prazo, porque há desafios de curto prazo (como exercício e jejum) aos quais o corpo responde de forma a retardar o envelhecimento. a longo prazo.

  • Uma literatura científica grande, mas questionável, que é financiada pelo estabelecimento da Meditação Transcendental , que tem dinheiro para gastar  e um produto para vender. Eu considero essa pesquisa com o mesmo ceticismo que os testes de drogas patrocinados pelo fabricante da droga.  Walton reviu esta literatura há alguns anos atrás.

O melhor trabalho no campo vem do centro AME da UCSF (Envelhecimento, Metabolismo e Emoção). Fiquei impressionado com  um estudo  por seu design limpo e resultado significativo. 30 participantes em um retiro de meditação intensiva foram comparados com um grupo de 30 pessoas em uma lista de espera para o mesmo retiro. A atividade da telomerase foi medida em 40%, em média, nos retiros. Eu escrevi nesta colunae em outros lugares, acredito que o comprimento dos telômeros não seja apenas um preditor, mas uma causa do envelhecimento e da mortalidade. Um aumento de 40% na atividade dos telômeros soa como um número muito significativo, mas o problema é que a base da telomerase em humanos é muito baixa. Na maior parte, o comprimento dos telômeros está em queda livre durante toda a vida, e não está claro que 40% mais telomerase seja suficiente para ajudar nisso.

A partir da literatura sobre MT, aqui está um estudo ( Walton, 2002 ) que demonstra uma redução na pressão sanguínea da meditação. Agora, é verdade que a pressão alta prevê ataques cardíacos, mas não é necessariamente verdade que a redução da pressão arterial lida com a causa raiz do problema, como argumentei há algumas semanas nesta coluna. Aterosclerose aumenta a pressão sanguínea e a aterosclerose aumenta o risco de ataque cardíaco. Mas diminuir a pressão arterial sem abordar a aterosclerose subjacente pode não ter um benefício.

mais relevante dos estudos do Instituto Maharishi analisou um grupo de 202 idosos identificados como risco elevado de doença cardíaca. Eles foram treinados em Meditação Transcendental, e Schneider et al encontraram uma redução de 23% na mortalidade por todas as causas ao longo de 7 anos. Isso parece impressionante, até você perceber o quão pequena era a amostra. O resultado foi pouco significativo estatisticamente.

Aqui está um estudo feito por Richard Brown, da Columbia, que encontra benefícios para a saúde a partir de exercícios de respiração yogue, e extrapola daí para especular sobre a expectativa de vida.

Há uma coluna no Huffington Post esta semana por Aditi Nerurkar que acompanha algumas das minhas conclusões.

 

Minhas sugestões para estudos que gostaria de ver

# 1

Colete estatísticas vitais de uma variedade de estúdios de meditação e sanghas budistas para membros que morreram nos últimos anos e compare com estatísticas semelhantes de grupos de igrejas selecionadas.

# 2

Treine um grupo de pacientes com câncer em meditações de cura com foco em sua doença específica e compare os resultados com um grupo de controle treinado em uma técnica de meditação genérica.

# 3

Aqui está um pensamento: como os ensaios em tempo real para a telomerase se tornam mais práticos, talvez seja possível medir os níveis de telomerase de um indivíduo enquanto ela está meditando. Na terapia de biofeedback, as pessoas aprenderam a controlar muitas funções do corpo que eram consideradas autônomas: freqüência cardíaca, temperatura de uma determinada parte do corpo, atividade elétrica em uma parte específica do cérebro. A maioria das pessoas pode aprender a fazer isso, embora não saiba como. O protocolo é simplesmente fornecer à pessoa um feedback em tempo real sobre qualquer propriedade mensurável de seu corpo, e muitas vezes a pessoa aprende depois de várias sessões para fazer o medidor se mover na direção desejada.

Talvez pudéssemos aprender a expressar a telomerase. Talvez existam outros marcadores da taxa de envelhecimento que poderíamos aprender a modular se apenas fossem medidos para que pudéssemos receber feedback em tempo real.

The Bottom Line

Eu acho que provavelmente há um benefício da meditação para a saúde e longevidade, mas é difícil fundamentar isso a partir dos estudos disponíveis. Toda a evidência é indireta. Talvez a melhor justificativa para a minha posição é que a meditação foi encontrada para aumentar o afeto positivo , e as pessoas que são mais felizes vivem muito mais tempo (“ o estudo da freira ”). Parece haver uma conexão entre o estresse crônico e o envelhecimento, mas não se trata das pressões objetivas de uma pessoa, mas sim da atitude e do modo como os desafios da vida são percebidos . Este é um tema central no trabalho de Elissa Epel , que descobriu a conexão stress / telômero .

Os estudos que saem da Universidade Maharishi não são de alta qualidade, e, além disso, há uma lamentável falta de atenção a uma prática para a qual há evidências preliminares de amplos benefícios psicológicos e fisiológicos e nenhum lado negativo.

Para muitos de nós, é difícil reunir a determinação consistente de concentrar nossas mentes em uma prática que sabemos que tornará nossa vida melhor. Talvez isso ajude a ter a motivação adicional de que também tornará nossas vidas mais longas

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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