O que você come pode aumentar seu risco de doença de Alzheimer

comer, gorduras omega-6Comer a dieta errada pode aumentar o risco de desenvolver a doença de Alzheimer. Os cientistas descobriram uma ligação entre a doença degenerativa do cérebro e os níveis elevados de um ácido graxo ômega-6. 

Pesquisadores compararam os cérebros de camundongos criados com uma doença que imita a doença de Alzheimer aos de camundongos normais. Eles encontraram níveis mais altos da gordura ômega-6 chamada ácido araquidônico em ratos com perda de memória e comportamento confuso.

Os pesquisadores acreditam que a substância interfere nas células nervosas do cérebro, causando superestimulação, e que níveis baixos permitiriam que as células funcionassem normalmente.

Comentários do Dr. Mercola:

Sabe-se há algum tempo que um excesso de gorduras ômega-6 é prejudicial . Este relatório agora ligá-los à doença de Alzheimer é outra razão para ser cauteloso sobre o consumo de muitos deles.

As gorduras Omega-6 são encontradas em altas concentrações em animais criados em fazendas, pois normalmente são alimentadas com grãos. Aves, cereais, ovos e nozes são outras fontes, mas a principal fonte de ômega-6 para a maioria dos americanos é o óleo vegetal. Óleos vegetais, como milho, canola, soja e óleos de girassol são compostos em grande parte de gorduras omega-6.

O consumo excessivo destes óleos vegetais pode levar a:

• Asma
• Cegueira
• Doença cardíaca
• Câncer

E é difícil evitar a ingestão excessiva se você comer alimentos processados, uma vez que esses óleos estão presentes em quase todos eles. Na virada do século, quando os ataques cardíacos eram raros, o americano médio consumia apenas um quilo de óleo vegetal por ano. Hoje, o valor pode exceder 75 libras.

Isso distorce seriamente a relação crítica entre ômega-6 e ômega-3 em sua dieta. No final da Segunda Guerra Mundial, as proporções de ômega-3 e ômega-6 eram desequilibradas (1: 2) em favor dos ômega-3. Agora, essa proporção é de 25: 1 no lado ômega-6.

Isso é problemático não apenas por causa do excesso de ômega-6, mas também por causa da falta de ômega-3 – uma das gorduras mais importantes para a saúde do cérebro.

A importância do ômega 3 na prevenção do Alzheimer

Estudos indicam que uma dieta rica em gorduras omega-3 de origem animal (encontrada em peixes, óleos de peixe e óleo de krill) pode afastar a doença de Alzheimer.

Faça um estudo em animais que comparou camundongos alimentados com uma dieta rica em ácido docosahexanóico, ou DHA, um tipo de gordura ômega-3, com camundongos alimentados com uma dieta com baixo teor de DHA. Dentro de cinco meses do estudo, um acúmulo de 70% menos de proteína amilóide – que compõe as placas no cérebro famosamente atribuídas à doença de Alzheimer – foi detectado em ratos que foram alimentados com uma dieta rica em alimentos fortificados com DHA. Esses resultados se coordenam com as descobertas anteriores da equipe de que o DHA era responsável por proteger os cérebros dos ratos dos danos sinápticos, permitindo que eles tivessem um melhor desempenho nos testes de memória.

DHA aumenta a produção de LR11, uma proteína que destrói uma proteína que forma as “placas” associadas à doença de Alzheimer.

LR11 também é encontrado em baixos níveis em pacientes de Alzheimer, e desde que esta proteína ajuda a prevenir as placas tóxicas que são pensadas para prejudicar os neurônios em seu cérebro, acredita-se ser um fator em causar a doença.

Estudos mostram que as gorduras omega-3 também reduzem a inflamação celular que desencadeia um declínio na memória , e podem até mesmo deter as substâncias químicas que causam tal inflamação em primeiro lugar.

Mas não é suficiente simplesmente aumentar a ingestão de gordura ômega-3. Você também precisa reduzir sua ingestão de ômega-6, com o objetivo final de nivelar sua relação ômega-6 a ômega-3.

Para que sua relação ômega-6 e ômega-3 fique mais próxima do ideal de 1: 1, simplesmente reduza a maioria dos óleos vegetais (você precisará ler rótulos se comer alimentos processados) e obter um suprimento regular de alta qualidade. ômega-3 gordura, como o óleo de krill, diariamente.

Dicas para Prevenir a Doença de Alzheimer

Mais de 5 milhões de americanos atualmente têm Alzheimer, e em 2050 isso pode aumentar para entre 11 milhões e 16 milhões de pessoas apenas nos Estados Unidos. Além disso, até 2010, haverá 500.000 novos casos por ano e quase 1 milhão de novos casos por ano até 2050 .

Aqui está outro fato importante que você precisa entender:

“Nem a demência nem a doença de Alzheimer são uma parte normal do envelhecimento”.

Sua memória e funcionamento cerebral não precisam diminuir simplesmente porque você está envelhecendo. Isto é especialmente verdadeiro se você seguir estas orientações, o que aumentará muito suas chances de evitar a demência e a doença de Alzheimer:

• Faça uma dieta nutritiva com muitos vegetais, com base no seu tipo nutricional , e preste atenção especial para evitar o açúcar.

• Coma bastante óleo de krill de ômega-3 de alta qualidade ou óleo de peixe. Evite a maioria dos peixes (ricos em ômega-3, mas freqüentemente contaminados com mercúrio)

• Evite e remova o mercúrio de seu corpo. Recheios de amálgamas dentários são uma das principais fontes de mercúrio, no entanto, você deve ser saudável antes de tê-los removidos. Depois de ter ajustado para seguir a dieta descrita em tomar o controle de sua saúde , você pode seguir o protocolo de desintoxicação de mercúrioe, em seguida, encontrar um dentista biológico para ter seus amálgamas removidos.

Somente veja um dentista biologicamente treinado de alta qualidade para remover suas amálgamas ou sua saúde pode ser arruinada.

• Evite alumínio, como em antitranspirantes, utensílios de cozinha, etc.

• Exercite por três a cinco horas por semana. De acordo com um estudo, as chances de desenvolver a doença de Alzheimer foram quase quadruplicadas em pessoas que eram menos ativas durante seu tempo de lazer, entre as idades de 20 e 60 anos, em comparação com seus pares.

• Evite vacinas contra a gripe, pois elas contêm mercúrio e alumínio!

• Blueberries silvestres, que têm alto teor de antocianina e antioxidante, são conhecidos por proteger contra a doença de Alzheimer e outras doenças neurológicas.

• Desafie sua mente diariamente. Estimulação mental, como viajar, aprender a tocar um instrumento ou fazer palavras cruzadas, está associada a um risco reduzido de Alzheimer. Os pesquisadores suspeitam que o desafio mental ajuda a construir o seu cérebro, tornando-o menos suscetível às lesões associadas à doença de Alzheimer.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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