Ácidos gordurosos de omega-3

De acordo com duas das autoridades nutricionais mais confiáveis, a Organização Mundial de Saúde e a Autoridade Européia para a Segurança dos Alimentos, devemos obter pelo menos meio por cento de nossas calorias do ALA ômega-3 de cadeia curta . Isso é fácil: a recomendação do My Daily Dozen para uma colher de sopa de linhaça moída cuida disso. Nosso corpo pode então pegar esse ômega-3 de cadeia curta e alongá-lo nos EPA e DHA de ômega-3 de cadeia longa encontrados na gordura dos peixes.

Por que não suplementar com óleo de peixe omega-3 ou apenas comer peixe, embora?

As pílulas de óleo de peixe se tornaram uma indústria multibilionária, graças, em parte, à recomendação da American Heart Association de que indivíduos com alto risco de doenças cardíacas perguntem a seus médicos sobre a suplementação com óleo de peixe ômega-3. Mas o que a ciência diz?

Uma revisão sistemática e meta-análise publicada no Journal of American Medical Association analisou todos os melhores ensaios clínicos randomizados avaliando os efeitos das gorduras ômega-3 no tempo de vida, morte cardíaca, morte súbita, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Estes incluíram estudos não apenas sobre suplementos de óleo de peixe, mas também sobre os efeitos de aconselhar as pessoas a comerem peixes mais oleosos. No geral, os pesquisadores não encontraram benefício protetor para a mortalidade geral , mortalidade por doença cardíaca, morte súbita cardíaca, ataque cardíaco ou derrame .

Depois de reunir todos os estudos, os pesquisadores concluíram que não havia mais justificativa para o uso de ômega-3 na prática clínica cotidiana.

O óleo de peixe, mesmo purificado (“destilado”) óleo de peixe, foi encontrado para ser contaminado com PCBs e outros poluentes, tanto que tomadas como direcionado, salmão, arenque e atum pode exceder a ingestão diária tolerável de toxicidade. Isso pode ajudar a explicar os estudos que encontraram efeitos adversos do consumo de peixe na função cognitiva em adultos e crianças.

Felizmente, você pode obter os benefícios sem os riscos obtendo omega-3 de cadeia longa das algas , que é onde os peixes o obtêm principalmente para começar. Ao obter EPA e DHA diretamente da fonte na parte inferior da cadeia alimentar, você não precisa se preocupar com a contaminação por poluentes. Na verdade, as algas usadas para suplementos são cultivadas em tanques e nunca entram em contato com o oceano.

Crédito de imagem: Jo Christian Oterhals / Flickr. Esta imagem foi modificada.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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