Adoçantes

Adoçantes artificiais podem ser encontrados em tudo, desde balas de menta e chicletes até geléias, geleias e sucos, e até barras nutritivas e iogurtes. Uma é mais saudável que outra?

O estudo dos Institutos Nacionais de Saúde – AARP, que acompanhou centenas de milhares de norte-americanos durante uma década, descobriu que beber freqüentemente bebidas adoçadas pode aumentar o risco de depressão entre adultos mais velhos. De fato, adicionar açúcar ao café pode anular muitos dos efeitos positivos do café sobre o humor, e adicionar o adoçante artificial aspartame (encontrado em Equal e NutraSweet) ou sacarina (em Sweet’n Low) foi associado a um aumento do risco de depressão .

A controvérsia em torno dos efeitos neurológicos do aspartame começou na década de 1980, quando indivíduos com histórico de depressão pareciam experimentar reações tão severas ao adoçante que um estudo foi interrompido prematuramente. Mais recentemente, os efeitos neurocomportamentais do aspartame foram investigados em uma população livre de doenças mentais. Indivíduos saudáveis ​​foram divididos em dois grupos com metade recebendo uma dose maior de aspartame (o equivalente a cerca de três litros de Diet Coke) e a outra metade uma dose menor (um único litro de Diet Coke). Então os grupos mudaram. Após apenas oito dias com a dose mais alta de aspartame, os participantes exibiram mais depressão e irritabilidade, e tiveram pior desempenho em alguns testes de função cerebral.

O melaço e a data do açúcar podem ser os únicos dois adoçantes calóricos que promovem a saúde. Outros desses adoçantes, como mel e maple, agave e xaropes de arroz não parecem oferecer muito nutricionalmente.

E stevia? A Organização Mundial da Saúde considera que até 1,8 mg de compostos de estévia por quilo de peso corporal é uma quantidade segura, portanto, ter até duas bebidas adoçadas com estévia por dia pode ser considerado inofensivo.

Os álcoois de açúcar sorbitol e xilitol também podem ser inofensivos, mas eles não são absorvidos pelo corpo e acabam no cólon, onde podem absorver líquidos e causar diarréia. Um composto relacionado – o eritritol – é absorvido e pode ter a inofensividade do xilitol sem o efeito laxante.

O eritritol não causa cáries e não foi implicado em fibromialgia, parto prematuro, dores de cabeça, hipertensão ou distúrbios cerebrais como outros adoçantes de baixa caloria. O eritritol também pode ter algumas propriedades antioxidantes. Como acontece com qualquer produto altamente processado, porém, sua utilidade deve limitar-se a aumentar o consumo de alimentos mais saudáveis.

 

Crédito de imagem: Amanda Rae . Esta imagem foi modificada.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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