Antioxidantes

Nos círculos científicos, o fenômeno pelo qual moléculas de oxigênio agarram elétrons perdidos e enlouquecem é chamado de estresse oxidante (ou oxidativo), e o dano celular resultante pode contribuir para o processo de envelhecimento . Envelhecimento e doença foram pensados ​​como a oxidação do corpo. Aquelas manchas marrons na parte de trás de suas mãos? Eles são apenas gordura oxidada sob a pele. Acredita-se que o estresse oxidativo é o motivo pelo qual todos nós temos rugas, porque perdemos parte de nossa memória e por que nossos sistemas de órgãos se decompõem à medida que envelhecemos.

Comer alimentos contendo muitos antioxidantes pode retardar esse processo oxidante. Você pode dizer se um alimento é rico em antioxidantes, cortando-o, expondo-o ao ar (oxigênio) e vendo o que acontece. Se ficar marrom, está oxidando. Duas de nossas frutas, maçãs e bananas mais populares, por exemplo, ficam marrom rapidamente, o que significa que não há muitos antioxidantes dentro delas. (A maioria dos antioxidantes presentes nas maçãs está nas cascas.) Corte uma manga e o que acontece? Nada, porque é rico em antioxidantes. Como você mantém a salada de frutas ficando marrom? Adicione o suco de limão, que contém a vitamina C antioxidante . Os antioxidantes podem impedir a oxidação dos alimentos e podem fazer o mesmo dentro do seu corpo.

Uma das doenças que os alimentos ricos em antioxidantes podem ajudar a prevenir é o derrame . Pesquisadores suecos acompanharam mais de 30.000 mulheres idosas durante um período de doze anos e descobriram que aquelas que consumiam os alimentos mais ricos em antioxidantes tinham o menor risco de derrame. Achados semelhantes foram relatados em uma coorte mais jovem de homens e mulheres na Itália.

Quais são os alimentos mais ricos em antioxidantes? Pesquisadores de todo o mundo publicaram um banco de dados sobre o poder antioxidante de mais de 3.000 alimentos, bebidas, ervas, temperos e suplementos. Em média, os alimentos vegetais contêm 64 vezes mais antioxidantes do que os alimentos de origem animal. Como os pesquisadores colocaram, “os alimentos ricos em antioxidantes são originários do reino vegetal, enquanto carne, peixe e outros alimentos do reino animal são pobres em antioxidantes…”

Dietas ricas em antioxidantes parecem proteger contra o derrame e também podem ajudar a diminuir a rigidez da artéria, prevenir a formação de coágulos sanguíneos e baixar a pressão arterial e a inflamação . Descobriu -se que as frutas e verduras com alto teor de antioxidantes , como frutas vermelhas e verduras , reduzem significativamente a inflamação sistêmica do que o mesmo número de porções de frutas e vegetais menos antioxidantes mais comuns, como bananas e alface.

Crédito de imagem: Amanda Rae . Esta imagem foi modificada.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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