Café

O Painel de Orientação de Bebidas, montado para fornecer recomendações sobre os benefícios e riscos de várias categorias de bebidas, encontrou chá e café – de preferência sem adoçante ou creme – amarrados como o número dois mais saudáveis, perdendo apenas para a água.

De fato, estudos mostraram muitos benefícios potenciais para o consumo de café. Para os infectados com hepatite C, por exemplo, beber café pode reduzir o dano ao DNA , aumentar a depuração de células infectadas por vírus e retardar o processo de cicatrização, o que pode ajudar a explicar o aparente papel do café na redução do risco de progressão da doença hepática.

E quanto ao café e ao Parkinson ? O consumo parece estar associado a cerca de um terço do risco menor. O ingrediente chave parece ser a cafeína, já que o chá também parece protetor e o café descafeinado não. E para o tratamento de Parkinson? Dando aos pacientes de Parkinson, o equivalente a cafeína de duas xícaras de café por dia melhorou significativamente os sintomas de movimento dentro de três semanas.

Os Institutos Nacionais de Saúde – Estudo de Dieta e Saúde da AARP, o maior estudo prospectivo sobre dieta e saúde, descobriram que as pessoas que bebiam seis ou mais xícaras de café por dia tinham uma taxa de mortalidade de 10 a 15 por cento menor devido a menos mortes de doença cardíaca, doença respiratória, acidente vascular cerebral, lesões, acidentes, diabetes e infecções. No entanto, quando um estudo analisou pessoas de até 55 anos, o efeito oposto foi encontrado: Beber mais de seis xícaras de café diariamente aumentou o risco de morte. A conclusão, baseada em todos os melhores estudos até o momento, é que o consumo de café pode estar associado a uma pequena redução na mortalidade, da ordem de 3% menor risco de morte prematura para cada xícara de café consumida diariamente.

Costumamos pensar que a cafeína pode aumentar o risco de fibrilação atrial, um ritmo cardíaco irregular, mas os estudos dissiparam esse mito. Além disso, a cafeína de “baixa dose”, definida como beber menos que cerca de seis xícaras de café por dia, pode até ter um efeito protetor no ritmo cardíaco.

Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que as pessoas que tomavam duas ou mais xícaras de café por dia pareciam ter apenas metade do risco de suicídio em comparação com os que não tomavam café, e um estudo da Kaiser Permanente descobriu que as pessoas que bebiam mais de seis xícaras por dia eram 80%. menos propensos a cometer suicídio , embora beber oito ou mais xícaras por dia tenha sido associado ao aumento do risco de suicídio.

O café não é para todos, no entanto. Pessoas com glaucoma, epilepsia e doença do refluxo gastroesofágico ( DRGE ) podem querer ficar longe do café com cafeína.

Crédito de imagem: Amanda Rae . Esta imagem foi modificada.

julio tafforelli

Psicanalista junguiano com especialização em compulsão alimentar, dietas para reversão de diabetes, dieta cetogênica (low-carb ) para tratamento da obesidade. Praticante da dieta cetogênica há mais de dois anos com experiencia em alimentos brasileiros orgânicos apropriados. Praticante de meditação, técnicas de controle de estresse, tango de salão e ginastica hiit para longevidade

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